Diversidade e inclusão são debatidos no palco Game+ da Rio2C 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Desde a última terça-feira, dia 11/4, está acontecendo, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o Rio2C 2023, maior encontro de criatividade da América Latina. Um dos destaques da programação, que vai até o próximo domingo, 16, é o palco Game+, destinado a uma imersão completa na indústria de games, eSports e suas conexões.

O evento vem vem recebendo publishers, criadores, influenciadores, streamers, organizadores de ligas e eventos, times, artistas, instituições, marcas e fãs para discutirem o atual cenário da indústria, apresentarem novidades e projetar o que o futuro aguarda para o setor.

Diretora executiva da agência de criatividade NonStop, Ingrid Spyker vem acompanhando os painéis desde o primeiro dia e fez um resumo dos principais pontos que vêm sendo debatidos no evento. Segundo ela, o tema do ano é diversidade e inclusão.

“Vem se falando muito da tendência do protagonismo feminino, sobre ter mais mulheres no ambiente gamer, que historicamente é dominado por homens. Hoje nota-se que há muito mais mulheres que outrora, e a tendência é aumentar essa presença feminina”, destacou Ingrid.

Advertisement

Inclusive, na última quinta-feira, 13, a atração principal do palco é exatamente o palco Game+Minas, com a presença ex-jogadora e influenciadora Nicolle “Cherrygumms” Merhy, CEO da Black Dragons, indicada pela Forbes como a maior referência feminina nos games/eSports do Brasil; e Bruna Soares, diretora global da Ubisoft.

Além do público feminino, também está sendo debatida o crescimento da comunidade LGBTQIA+ no cenário de jogos eletrônicos. Na última quarta-feira, 12, o Game+ recebeu Samira Close e Maah Lopez, referências dentro do mundo dos games e eSports.

“A proposta desses debates é ampliar a diversidade, quebrar estereótipos do perfil do jogador e popularizar ainda mais o segmento trazendo mais diversidade e proporcionando um ambiente mais inclusivo. Essa amplitude é benéfica tanto para a sociedade quanto para a própria indústria”, avalia a executiva da NonStop.

Obviamente, o tema inovação também está sendo bastante abordado nos painéis. Ainda de acordo com Ingrid Spyker, jogos desenvolvidos em sistema blockchain, os chamados seguem em alta entre os desenvolvedores, assim como a tão atual quanto futurista realidade virtual.

“Está se falando bastante sobre tendências tecnológicas. Algo que já vem sendo falado desde o ano passado, e foi reforçado, é o desenvolvimento de jogos que utilizam o sistema blockchain, realidade virtual mista e criptomoedas de games. Nota-se que toda essa parte tecnológica vem avançando bastante”, disse.

Ingrid Spyker também comentou sobre a atuação da NonStop neste mercado.

“A NonStop é uma produtora de conteúdo, o core principal é a criatividade, as tendências, e, sem dúvida, o mercado de eSports vem crescendo bastante. Por isso, e por acreditar que a tendência é crescer ainda mais, aumentamos nosso investimento nesta indústria”, explicou Ingrid Spyker.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Diversidade e inclusão são debatidos no palco Game+ da Rio2C 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui