Do espaço para o Planetário do Rio: exposição internacional de fotos será inaugurada nesta terça-feira na Gávea

O cosmonauta russo Ivan Viktorovich Wagner, que esteve envolvido em missões na Estação Espacial Internacional, estará presente na inauguração.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Entre as fotos expostas no Planetário, há uma da escadaria Selarón, no Rio (Crédito: Divulgação/Planetário do Rio)

A partir de uma colaboração internacional entre os países do grupo Brics, o Planetário do Rio de Janeiro abre suas portas para a exposição “O Universo dos Brics”, nesta terça-feira, dia 26. Esta mostra, que reúne imagens captadas da Estação Espacial Internacional e contribuições fotográficas dos cinco países do grupo Brics, oferece uma perspectiva única sobre o cosmos.

Um dos pontos de destaque da exposição é a inclusão de um dos cartões-postais do Rio de Janeiro: a icônica escadaria Selarón, localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa. Esta mostra, que promete ser uma celebração da ciência e da diversão, também marcará um momento histórico para o Planetário, com a visita inédita de um cosmonauta.

O cosmonauta russo Ivan Viktorovich Wagner, que esteve envolvido em missões na maior estrutura já montada no espaço, a Estação Espacial Internacional, estará presente na inauguração. Sua presença destaca o papel significativo da Rússia na exploração espacial, sendo lembrado o pioneirismo russo no lançamento do primeiro satélite em órbita e no envio do primeiro ser vivo ao espaço, a cadela Laika.

Além do Rio de Janeiro, a exposição será exibida em outras nove cidades, incluindo Moscou e São Petersburgo. Este intercâmbio cultural e científico fortalece laços entre as nações e proporciona uma oportunidade para o público carioca ampliar seu conhecimento em astronomia.

Renan Uccelli, presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, destaca a importância desse intercâmbio para o aprimoramento do conhecimento científico local, graças à colaboração com instituições como o Planetário de Nizhny Novgorod e a Fundação de Indústrias Criativas da região de Ulyanovsk.

A cerimônia de abertura contará com a presença da diretora do Planetário de Nizhny Novgorod, Galina Muromtseva, proporcionando uma oportunidade única para troca de experiências entre cientistas internacionais e a comunidade local.

A exposição “O Universo dos Brics” apresentará 40 painéis e ocupará o terceiro andar do Museu do Universo, localizado na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, na Gávea. A entrada no Museu do Universo é gratuita às terças-feiras e tem o custo de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) nos outros dias da semana, incluindo a sessão de cúpula.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Do espaço para o Planetário do Rio: exposição internacional de fotos será inaugurada nesta terça-feira na Gávea
lapa dos mercadores 2024 Do espaço para o Planetário do Rio: exposição internacional de fotos será inaugurada nesta terça-feira na Gávea
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui