A partir de uma colaboração internacional entre os países do grupo Brics, o Planetário do Rio de Janeiro abre suas portas para a exposição “O Universo dos Brics”, nesta terça-feira, dia 26. Esta mostra, que reúne imagens captadas da Estação Espacial Internacional e contribuições fotográficas dos cinco países do grupo Brics, oferece uma perspectiva única sobre o cosmos.
Um dos pontos de destaque da exposição é a inclusão de um dos cartões-postais do Rio de Janeiro: a icônica escadaria Selarón, localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa. Esta mostra, que promete ser uma celebração da ciência e da diversão, também marcará um momento histórico para o Planetário, com a visita inédita de um cosmonauta.
O cosmonauta russo Ivan Viktorovich Wagner, que esteve envolvido em missões na maior estrutura já montada no espaço, a Estação Espacial Internacional, estará presente na inauguração. Sua presença destaca o papel significativo da Rússia na exploração espacial, sendo lembrado o pioneirismo russo no lançamento do primeiro satélite em órbita e no envio do primeiro ser vivo ao espaço, a cadela Laika.
Além do Rio de Janeiro, a exposição será exibida em outras nove cidades, incluindo Moscou e São Petersburgo. Este intercâmbio cultural e científico fortalece laços entre as nações e proporciona uma oportunidade para o público carioca ampliar seu conhecimento em astronomia.
Renan Uccelli, presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, destaca a importância desse intercâmbio para o aprimoramento do conhecimento científico local, graças à colaboração com instituições como o Planetário de Nizhny Novgorod e a Fundação de Indústrias Criativas da região de Ulyanovsk.
A cerimônia de abertura contará com a presença da diretora do Planetário de Nizhny Novgorod, Galina Muromtseva, proporcionando uma oportunidade única para troca de experiências entre cientistas internacionais e a comunidade local.
A exposição “O Universo dos Brics” apresentará 40 painéis e ocupará o terceiro andar do Museu do Universo, localizado na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, na Gávea. A entrada no Museu do Universo é gratuita às terças-feiras e tem o custo de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) nos outros dias da semana, incluindo a sessão de cúpula.