Do skate ao surfe: quatro grandes eventos esportivos que o Rio recebeu em 2022

De disputas nacionais a campeonatos mundiais, grandes estrelas do esporte passaram pelo Rio em 2022, desfilando todo seu talento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Muito além dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro sempre foi um importante polo esportivo para o Brasil, recebendo alguns dos principais eventos de diferentes modalidades ao longo do tempo. Em 2022 não foi diferente, várias competições agitaram as principais arenas fluminenses.

De disputas nacionais a campeonatos mundiais, grandes estrelas do esporte passaram pelo Rio na temporada, desfilando todo seu talento sobre rodinhas, pranchas, com o mouse e, até mesmo, no carteado. Para delírio do público brasileiro, teve até atleta do país soltando o grito de campeão dentro de casa.

Mundial de Skate

Uma das cidades que mais respiram o skate no Brasil, com diversas pistas espalhadas em seu território, o Rio de Janeiro foi palco do Super Crown, a quarta e última etapa da Street League Skateboarding, o campeonato mundial da modalidade. O evento aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico. Como o próprio do circuito diz, as disputas da competição são feitas em provas no estilo Street, ou seja, com obstáculos de rua.

No masculino, a vitória ficou com o português Gustavo Ribeiro, mas o título da temporada ficou com o japonês Yuto Horigome, que já havia vencido a SLS em 2021. O melhor brasileiro no evento foi o brasiliense Felipe Gustavo, que terminou na sexta posição, a mesma em que ficou na classificação geral do ano.

Advertisement

Campeonato Brasileiro de Poker

Entre os dias 1 e 7 de junho, o luxuoso hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca, recebeu a segunda etapa de 2022 do Brazilian Series of Poker (BSOP), o Campeonato Brasileiro da modalidade que é considerada um dos cinco esportes da mente no mundo todo. Disputado nas categorias Texas Hold’em, Omaha e jogos mistos, o evento utiliza apenas uma das mãos do poker, a Tradicional High.

De volta ao Rio de Janeiro depois de nove anos, o evento principal teve como ganhador o craque paraguaio do poker online Francisco Benítez. Além da etapa carioca, o BSOP teve duas edições em São Paulo (SP), em março e julho, uma em Gramado (RS) no mês de outubro e terá o último evento do ano, o BSOP Millions, novamente na capital paulista, entre 14 e 26 de novembro.

Mundial de Counter-Strike

Um dos grandes sucessos do momento, os e-Sports também desembarcaram na Cidade Maravilhosa em 2022 para a realização do IEM Rio Major 2022, o campeonato mundial do game Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). Realizada pela primeira vez no Brasil, a competição aconteceu no centro de convenções Riocentro e na Arena Jeunesse, no Parque Olímpico, de 31 de outubro a 13 de novembro.

O evento chancelado pela Valve, desenvolvedora do jogo, reuniu 24 equipes do mundo todo, dentre elas as brasileiras 00 Nation, Imperial e FURIA, essa última que chegou até as semifinais, sendo parada somente pelos dinamarqueses da Heroic. O grande campeão foi o time russo da Outsider, que venceu a decisão por 2 mapas a 0, levantando o primeiro troféu de sua história.

Mundial de Surfe

surfing 2212948 Do skate ao surfe: quatro grandes eventos esportivos que o Rio recebeu em 2022
Image by Kanenori from Pixabay

Uma das 11 etapas da Word Surf League (WSL), o Oi Rio Pro foi a oitava prova da temporada 2022, disputada na cidade de Saquarema (RJ) de 23 a 30 de junho. De volta ao calendário do campeonato mundial de surfe de forma permanente em 2011, depois de apenas duas edições anteriores, em 2000 e 2001, o evento brasileiro deste ano foi vencido pelo paulista Filipe Toledo, que viria a se tornar o campeão da temporada em setembro. Entre as mulheres, a vencedora no Brasil foi a havaiana Carissa Moore.

Já de 1 a 8 de novembro, o município localizado na Região dos Lagos também recebeu o Challenger Series Corona Saquarema Pro, uma das etapas qualificatórias para a WSL do ano que vem. Tricampeão mundial, Gabriel Medina se tornou o primeiro surfista do país a vencer o evento, enquanto a norte-americana Alyssa Spencer levou a prova feminina.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Do skate ao surfe: quatro grandes eventos esportivos que o Rio recebeu em 2022
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui