A Companhia Docas do Rio de Janeiro assinou, na última sexta-feira (26/02), um contrato de transição com a Petrobras. O objetivo é garantir a manutenção das operações da empresa no Porto do Rio, que é uma das principais bases de apoio offshore do país para a exploração dos campos de pré-sal da Bacia de Santos.
O contrato é considerado relevante para economia do município e do estado, tem validade de seis meses e foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Por meio deste documento, também fica permitida a celebração de outros contratos subsequentes até que seja realizado o certame licitatório da área. O próximo passo é a elaboração de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para prosseguir com o processo de arrendamento em definitivo do terminal.
Eduardo Miguez, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Docas do Rio, explica que essa operação da Petrobras no Porto do Rio de Janeiro sustentou as primeiras explorações dos campos de pré-sal. “A manutenção dessa operação demonstra o empenho e a seriedade com que a Docas do Rio vem trabalhando. Isso gera confiança e credibilidade no mercado, fazendo com que a Petrobras tenha se empenhado para manter sua base no Porto do Rio, que possui importância estratégica para a empresa e para o país”, disse Miguez.
De acordo com o superintendente de Planejamento e Desenvolvimento de Negócios, Pablo Fonseca, a assinatura do contrato firmado entre Docas do Rio e Petrobras é um ganho para toda a comunidade portuária: “Além de garantir a manutenção das operações, a atividade continuará contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento socioeconômico da região portuária. Por fim, a celebração do contrato demonstra a pujança do Porto do Rio de Janeiro frente ao mercado de óleo e gás e de apoio portuário”, afirmou o superintendente.