Que tal conhecer um pouco mais sobre o bairro que abriga o estádio símbolo do Brasil, o Maracanã? É isso que promete a edição deste mês do Rolé Carioca, que acontece no domingo, 22 de maio, às 9h e sairá da Praça da Bandeira para mergulhar na história, arquitetura e identidade do bairro que dá nome ao lendário estádio.
O roteiro traçado pelos professores de História da Estácio Rodrigo Rainha e William Martins prevê o seguinte trajeto:
Praça da Bandeira, Baixo Garage, Escola Nacional de Circo, Centro Cultural Wilson Moreira, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, Palacete da Laguna, Estátua do Bellini – Maracanã – UERJ. A ideia é explorar pequenas ruas e recantos escondidos sob os viadutos e as grandes vias que cortam a região e pontuar as transformações urbanísticas, socio-econômicas e culturais da região, até chegar ao estádio.
“Oficialmente não existe o bairro do Maracanã. Maracanã é o rio que desce do maciço da Tijuca e circunda o maior estádio do mundo. Inaugurado em 1949, inacabado, para a Copa do Mundo de Futebol de 1950, o estádio recebeu posteriormente o nome de um dos mais importantes jornalistas da crônica esportiva, Mário Filho, irmão de Nelson Rodrigues. Mas no coração de todos os cariocas o seu entorno criou o bairro do Maracanã”, explica Rodrigo Rainha..
Como sempre acontece, o passeio é gratuito e dispensa inscrições.