Discovery ChannelSerá exibido na Discovery Chanel este domingo, dia 21 de Novembro, às 21 horas um documentário sobre a segurança pública no Rio de Janeiro. Intitulado “Rio de Janeiro: Segurança em Jogo” traz os principais desafios de nossa cidade e o que está sendo feito na área.

 

Começando com as frases: “Cabe ao Rio de Janeiro mostrar que é capaz de cumprir as suas promessas”,  “E uma coisa é certa: o mundo inteiro estará olhando”. O  ponto de partida é a confirmação do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e se a cidade vai estar preparada para recebe-lo assim como a Copa 2014. O programa vai aos morros, portos, aeroportos e centros de treinamento de policiais.

Como fontes Paulo Storani (ex-capitão do Bope e mestre em Antropologia), José Mariano Beltrame (Secretário de Estado de Segurança) e Rachel Coutinho (urbanista), que falam sobre as UPPs

e com fazem análises sobre a necessidade de reversão na imagem da polícia carioca junto às comunidades carentes.

 

Entre os desafios abordados está:

  • Tráfico de drogas comandado das favelas,
  • Violência nos estádios,
  • Fronteiras mal vigiadas,
  • Milhares de quilômetros de litoral.

     

    Também será abordada a questão do terrorismo, que mesmo que o Rio não seja um alvo, com a vinda dos jogos olímpicos e Copa temos de ficar de olho e preparados. Marcos Do Val (instrutor da SWAT) e Rafael Vulej (ex-capitão da IDF, Israel Defense Forces (Forças de Defesa de Israel,
    e especialista em contra-terrorismo), falarão potencial das táticas brasileiras.

     

    A direção do documentário é de Rodrigo Astiz e Pedro Gorski. E  já coloquei para gravar aqui no SKy HD, até para poder comentar na 2a sobre o documentário. Para quem não conseguir ver no domingo, aqui tem os horários alternativos.

  • Comente

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui