Domingo tem Rolé Carioca com visita guiada no Museu Aeroespacial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu Aeroespacial
Divulgação/Museu Aeroespacial

Que tal conhecer o Museu Aeroespacial em um roteiro gratuito e guiado por professores? É isso que oferece o Rolé Carioca neste domingo, 25 de agosto. No passeio ainda haverá a possibilidade de entrar em helicópteros e caças e conhecer uma réplica do 14 Bis em tamanho real – uma verdadeira experiência sensorial.

O Campo dos Afonsos, em Sulacap, espaço que abriga o Museu, é um local repleto de histórias que datam do século 17 e é considerado o berço da aviação brasileira. Foi lá, em 1912, que passou a funcionar a primeira organização aeronáutica do Brasil: o Aeroclube Brasileiro, que tinha como presidente honorário Alberto Santos Dumont. Dois anos mais tarde, em 1914, o Campo dos Afonsos passou a sediar também a Escola Brasileira de Aviação (EBA).

A ideia para a construção de um museu aeronáutico é antiga e data de 1943, quando o ex-ministro Salgado Filho, primeiro-ministro da recém-criada Força Aérea, determinou a sua criação. Mas sua inauguração ocorreu apenas em 1976, depois da transferência da Academia da Força Aérea para Pirassununga, em São Paulo, em 1971 – liberando os hangares da Escola da Aeronáutica para a composição do Museu. Em seu acervo constam – além de aviões, helicópteros e caças – motores, armas, documentos, fotografias, filmes e outras peças de valor histórico, totalizando mais de cinco mil obras.

Maior e mais importante museu de aviação militar e civil do Brasil e o maior museu de aviação da América do Sul, conta com uma área de mais de 15 mil m² com exposições permanentes, de longa e de curta duração. O Museu Aeroespacial é também uma organização militar que recebe o apoio logístico da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER). Serão visitados várias seções.

Advertisement

Roteiro do Rolé Visita

Museu Aeroespacial
Divulgação/Museu Aeroespacial
  • Museu Aeroespacial – área externa (ponto de encontro)
    Campo dos Afonsos
  • Entrada no Museu Aeroespacial
    Esquadrilha da Fumaça
    Salão das Velhas Garças
    Santos Dumont
    FAB na Guerra
    Mulheres na Aviação
  • Visita aos Hangares
Museu Aeroespacial
Divulgação/Museu Aeroespacial

SERVIÇO
Rolé Carioca – Museu Aeroespacial
Data: 25 de Agosto (domingo)
Hora: 9 horas
Ponto de encontro: Museu Aeroespacial – área externa
Ponto de encontro extra: Central do Brasil – Balcão de informações: 7h30
Gratuito – Não é necessário fazer inscrição
Duração: aproximadamente 2 horas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Domingo tem Rolé Carioca com visita guiada no Museu Aeroespacial
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Domingo tem Rolé Carioca com visita guiada no Museu Aeroespacial
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui