Museu Aeroespacial
Divulgação/Museu Aeroespacial

Que tal conhecer o Museu Aeroespacial em um roteiro gratuito e guiado por professores? É isso que oferece o Rolé Carioca neste domingo, 25 de agosto. No passeio ainda haverá a possibilidade de entrar em helicópteros e caças e conhecer uma réplica do 14 Bis em tamanho real – uma verdadeira experiência sensorial.

O Campo dos Afonsos, em Sulacap, espaço que abriga o Museu, é um local repleto de histórias que datam do século 17 e é considerado o berço da aviação brasileira. Foi lá, em 1912, que passou a funcionar a primeira organização aeronáutica do Brasil: o Aeroclube Brasileiro, que tinha como presidente honorário Alberto Santos Dumont. Dois anos mais tarde, em 1914, o Campo dos Afonsos passou a sediar também a Escola Brasileira de Aviação (EBA).

A ideia para a construção de um museu aeronáutico é antiga e data de 1943, quando o ex-ministro Salgado Filho, primeiro-ministro da recém-criada Força Aérea, determinou a sua criação. Mas sua inauguração ocorreu apenas em 1976, depois da transferência da Academia da Força Aérea para Pirassununga, em São Paulo, em 1971 – liberando os hangares da Escola da Aeronáutica para a composição do Museu. Em seu acervo constam – além de aviões, helicópteros e caças – motores, armas, documentos, fotografias, filmes e outras peças de valor histórico, totalizando mais de cinco mil obras.

Maior e mais importante museu de aviação militar e civil do Brasil e o maior museu de aviação da América do Sul, conta com uma área de mais de 15 mil m² com exposições permanentes, de longa e de curta duração. O Museu Aeroespacial é também uma organização militar que recebe o apoio logístico da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER). Serão visitados várias seções.

Roteiro do Rolé Visita

Museu Aeroespacial
Divulgação/Museu Aeroespacial
  • Museu Aeroespacial – área externa (ponto de encontro)
    Campo dos Afonsos
  • Entrada no Museu Aeroespacial
    Esquadrilha da Fumaça
    Salão das Velhas Garças
    Santos Dumont
    FAB na Guerra
    Mulheres na Aviação
  • Visita aos Hangares
Museu Aeroespacial
Divulgação/Museu Aeroespacial

SERVIÇO
Rolé Carioca – Museu Aeroespacial
Data: 25 de Agosto (domingo)
Hora: 9 horas
Ponto de encontro: Museu Aeroespacial – área externa
Ponto de encontro extra: Central do Brasil – Balcão de informações: 7h30
Gratuito – Não é necessário fazer inscrição
Duração: aproximadamente 2 horas

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui