Dona da imobiliária Brasil Brokers, Nexpe, pede recuperação judicial

A empresa, que comprou diversas imobiliárias na década passada, está em graves dificuldades financeiras. Dentre as corretoras adquiridas, estão a Ética e a Basimóvel

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Brasil Brokers

O mercado imobiliário brasileiro recebeu uma notícia desalentadora na manhã desta terça-feira (14), quando a Nexpe Participações ([ativo=NEXP3]), antiga BR Brokers (e, antes, Brasil Brokers) anunciou ter ajuizado um pedido de recuperação judicial na 3ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais, do Foro Central da Comarca de São Paulo. O comunicado provocou uma forte queda nas ações da NEXP3, de 47,02%, a R$ 4,80. A empresa tem 14 anos e foi fundada a partir da união de diversas imobiliárias atuantes no Brasil.

O pedido de recuperação, apresentado em caráter de urgência, foi previamente aprovado pelo Conselho de Administração da companhia, pelo seu acionista controlador e pelos sócios quotistas das demais empresas do Grupo Nexpe, cujas subsidiárias Abyara Brokers Intermediação Imobiliária, Basimóvel Consultoria Imobiliária, MF Consultoria Imobiliária, Global Consultoria Imobiliária, Tropical Corretora e Consultoria Imobiliária, e Niterói Administradora de Imóveis, também aderiram ao pedido de recuperação em ação conjunta. A empresa ganhou destaque no Rio, ao englobar a antiga Ética Imobiliária, corretora com diversas lojas especializadas em imóveis prontos, assim como a Basimóvel, especializada em lançamentos. No estado do Rio, a Brasil Brokers tem 11 lojas.

O grupo foi fundado em 2007, com a intenção de se tornar o maior e mais abrangente grupo de intermediações e consultoria imobiliárias do País, segundo o site da Brasil Brokers. “Iniciou esse processo adquirindo 16 empresas de Norte a Sul do Brasil, construindo forte relevância por onde passou. Isso aconteceu por conta da sua fortíssima presença no mercado primário, que viveu seus melhores momentos nos anos iniciais da empresa”, informa a homepage.

O Grupo Nexpe ressaltou que todos os esforços dos seus assessores financeiros e legais estão sendo empenhados para reverter os impactos gerados pelo contexto da pandemia, e pelas contingências trabalhistas enfrentadas pelo Grupo.

Advertisement

 “Em que pese os esforços adotados pela administração do Grupo Nexpe nos últimos meses, em conjunto com seus assessores financeiros e legais, a fim de diminuir os impactos negativos causados pelas contingências trabalhistas do Grupo Nexpe e pela queda de faturamento que o mercado imobiliário sofreu durante os anos da pandemia da Covid-19, os membros do Conselho de Administração da Companhia aprovaram, em unanimidade, a apresentação da Recuperação Judicial,” afirmou a empresa, ressaltando que está profundamente empenhada na condução da Recuperação Judicial, de forma que a atual crise financeira enfrentada pela companhia e demais empresas do Grupo Nexpe, seja superada com celeridade.

O pedido de recuperação judicial ainda será submetido à validação da Assembleia Geral da Companhia, que deve ser convocada em breve. Diante da crise, o Grupo Nexpe apresenta confiança e tenta tranquilizar clientes e parceiros das suas instituições.

“A companhia reafirma a confiança que tem em sua capacidade operacional e comercial para que seja bem-sucedida na proposição e aprovação de um plano de recuperação que permita ganho de valor e mantenha o alto nível de experiência de seus clientes e parceiros”, apontou o Nexpe, destacando que manterá acionistas e o mercado informados sobre a sua recuperação judicial, dentro do que prevê a legislação e regulamentação vigentes.

Com informações do Infomoney.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dona da imobiliária Brasil Brokers, Nexpe, pede recuperação judicial
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. O comentário, ou a interpretação, sobre crise da covid e efeito negativo no mercado imobiliário denota ter sido escrito por alguém bem distante do mercado. Sou corretora, dona de imobiliária, e participo de diversos grupo do setor pelo Brasil. trabalhei todos os dias da pandemia e foram os últimos melhores anos tanto para mim, quanto pra diversos colegas de todos os segmentos de ativos – do popular ao alto padrão. Vamos lembrar da taxa de juros no período? Das pessoas trancadas, analisando suas paredes e a forma de viver? Do questionamento por mais espaço? Da aderência ao home office?

  2. tal fato relevante mostra que o setor e o mercado, por que não, imobiliário não é o que vem sendo noticiado na imprensa, seja no DRio como na imprensa em geral há muito tempo. Torçamos para que não surja uma nova reação em cadeia como no episódio Americanas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui