Agentes da 124ª DP (Saquarema) prenderem, em flagrantes, nesta sexta-feira (5), os três tutores dos cães da raça pitbull que atacaram a escritora Roseana Murray, de 73 anos, em Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Por conta dos graves ferimentos, Roseana teve um dos braços amputados e ainda perdeu uma orelha.
Os tutores dos animais foram presos pelos crimes de maus-tratos, omissão e cautela na guarda do animal, além de lesão corporal. Segundo o titular da delegacia, o delegado André Luiz Bueno, os donos dos cachorros deixaram o portão da casa aberto, viabilizando a fuga e o ataque à escritora, que é vizinha à residência e sempre sai para caminhar de manhã.
“Os crimes iniciais que deflagraram na prisão sobre maus-tratos seria primeiro a omissão e cautela na guarda do animal, que acabou vitimando a senhora Roseana. Eles deixaram o portão da residência deles aberto, o que possibilitou que os cachorros saíssem e atacassem a vítima. Um detalhe é que a vítima é vizinha deles. Ela sempre faz esse trajeto matinal de passear pela calçada e acabou, no dia de hoje, sendo atacada por esses animais”, disse o delegado ao jornal O DIA.
André Luiz Bueno explicou ao veículo que o crime de lesão corporal foi registrado na forma culposa, sem intenção. Mas a tipificação pode ser mudada para dolo eventual, caso as investigações policiais apontem que os tutores dos animais sabiam sobre os riscos e possibilidades de os cachorros atacarem alguém. Não é primeira vez que isso teria acontecido, segundo testemunhas.
“Além da omissão e cautela na guarda do animal, eles vão responder por lesão corporal culposa. A investigação vai prosseguir considerando relatos de testemunhas de que isso não é a primeira vez que acontece e que essa lesão corporal culposa pode evoluir para uma lesão dolosa, considerando a questão do dolo eventual. Ao final da investigação, nós podemos chegar nessa conclusão ou não”, explicou Bueno a O DIA.
O ataque ocorreu, na manhã desta sexta-feira, quando Roseana Murray fazia uma caminhada na Avenida Ministro Salgado Filho, no bairro Gravatá, em Saquarema. A mulher foi socorrida e encaminhada ao Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Por conta da violência do ataque um helicóptero do Corpo de Bombeiros teve que ser acionado para o transporte da vítima.
Ao chegar ao Heat, Roseana Murray foi avaliada por uma equipe médica composta por um neurocirurgião, um cirurgião bucomaxilofacial, ortopedista e um cirurgião geral, que verificaram que a vítima teve parte do rosto e um braço dilacerados, necessitando ser levada para o centro cirúrgico na unidade com urgência. Apesar dos esforços dos médicos, Roseana teve o braço direito e uma das orelhas amputados. Segundo o hospital, o estado de saúde da vítima é considerado estável, dentro do quadro apresentado.
De acordo com o Heat, outros casos de ataques por cachorros também ocorreram em Niterói, São Gonçalo, Magé, Araruama e Cachoeiras de Macacu.
Informações: O DIA