Downtown Beer Festival retorna com oito noites de shows e cervejas inéditas; confira as marcas participantes

Com entrada franca, o evento reúne cervejarias de todo o Brasil, em espaço aberto com muito rock, sertanejo e samba

Downtown Beer Festival

Um dos mais tradicionais eventos de cervejas artesanais do Rio de Janeiro está de volta ao espaço a céu aberto mais democrático da Barra da Tijuca. De 19 a 29 de maio, sempre de quinta a domingo, 18 expositores de cervejas, além de drinks e gastronomia, se reúnem na Praça Central do Downtown para festejar o retorno do Downtown Beer Festival, ressaltando um mercado que atrai cada vez mais adeptos em todo o país.

Em pouco mais de uma década, as cervejarias artesanais do Brasil multiplicaram-se quase 20 vezes. De pouco mais de 70 marcas, em 2008, a quantidade saltou a cerca de 1.383 fabricantes registradas no Ministério da Agricultura. Pecuária e Abastecimento. Os dados são do Anuário da Cerveja e a previsão é de que este mercado cresça mais 14% entre 2021 e 2023.

Lançamentos


Refletido essa variedade e diversidade, nosso festival cervejeiro retorna para agradar a todos os públicos e gostos: do vigor da IPA e da stout ao aroma de uma witbier ou à leveza refrescante de uma pilsen, como a que será lançada in loco pela carioca Víquim.

O Downtown Beer Festival traz mais lançamentos, como o inédito box “Trooper – The Collection 2”, importado pela cervejaria Paulistânia. A marca inglesa, da banda de heavy metal Iron Maiden, reúne 12 garrafas de 330ml, com seis estilos diferentes, todas com nomes baseados em músicas do sexteto, da english pale ale (“666”) à english stout – cerveja escura devidamente batizada como “Fear of The Dark” – e até o inusitado uso da levedura de saké na segunda fermentação da “Sun and Steel”.

A importadora e fabricante que homenageia a capital paulista também exala criatividade trazendo novidade de lavra própria e bem brasileira. “Estaremos com uma novidade que é a Paulistânia Desvairada. Uma IPA com Maracujá”, adianta Guilherme Vohs, representante da Paulistânia. “Ela tem 6,3% de teor alcoólico e 55 IBU [international bitter unit, índice internacional que mede o amargor da cerveja, de 0 a 100]”.

Os lançamentos incluem ainda a nova hop lager da Brother’s Beer e marcas já consagradas, como a niteroiense Noi, Antuérpia, Farra Bier, Criatura Craft Beer, Labirinto, Máfia e Kumpel. De Petrópolis e toda a Região Serrana do Rio de Janeiro, vêm Doutor Duranz, Odin, Alter e Cerveza Guapa – mais uma com uma variação de alto amargor 55 IBU, a IPA Agraciada.

O festival também apresenta as estreantes Sulamericana – produzida no Brasil desde 1880 – Wehrs Bier, Sampler Brew House e Mahi Cervejaria.

E não é só cerveja

O Downtown Beer Festival traz opções de drinks diversos no quiosque da Cachaça Tellura, além do gin pronto para beber (em lata) da Gostogin.

Os estandes de alimentação também trazem uma novidade, com a Santo Allium e seus sanduíches feitos no clássico pão de alho. Também estarão presentes Vulcano e seus lanches onipresentes nos eventos cariocas, Gustô Gastronomia, Espírito de Porco e Crepes Bon Profit, além da cozinha alemã da Adega do Pimenta, direto de Santa Teresa.
A sobremesa fica sob a responsabilidade da Pedacinho de Portugal e seus deliciosos doces portugueses.

A variedade do evento se reflete nas atrações musicais, que vão do peso do rock nos sábados ao sertanejo nas sextas, passando por quatro rodas de samba – duas delas no meio do público e sempre sob o comando da cantora Monica Mac, aos domingos.

Duas atrações do último Downtown Cover, em janeiro, retornam para acalorar ainda mais a programação: Pepper Spray trazendo o som do Red Hot Chili Peppers e a Mais do Mesmo homenageando Renato Russo e sua Legião Urbana.

Nos oito dias, antes dos shows, nos intervalos e encerramentos, a música fica a cargo do residente Elvis DJ, sempre a partir das 12h.

CERVEJARIAS

Víquim
Wehrs Bie
Brother’s Beer
Farra Bier
Noi
Sulamericana
Antuérpia
Sampler Brew House
Confraria Paulistânia
Doutor Duranz
Odin
Criatura Craft Beer
Alter
Cerveza Guapa
Labirinto
Mafia
Kumpel
Mahi Cervejaria

DRINKS
Gostogin
Cachaça Tellura
GASTRONOMIA
Vulcano
Santo Allium
Espírito De Porco
Crepes Bon Profit
Gustô Gastronomia
Adega Do Pimenta
Pedacinho de Portugal

PROGRAMAÇÃO MUSICAL


SEMANA 1
Quinta, 19/05:
19h – DKV (pop rock/ska, @dkvoficial)
Sexta, 20/05
18h – Roda de Samba com Monica Mac (@monica.mac)
21h – Junior Antunes (sertanejo, @juniorantunes_oficial)
Sábado, 21/05
16h –Absinto (rock nacional, @bandaabsinto)
19h – Gus Monsanto (rock clássico,@gusmonsanto)
22h – Pepper Spray (cover de Red Hot Chili Peppers, @pepperspraycoverrio)
Domingo, 22/05:
16h – Duas em Ponto (voz, violão e percussão, @duasemponto)
18h – Roda de Samba com Monica Mac

SEMANA 2
Quinta, 26/05
19h – Maré Cheia (pop rock, @marecheia)
Sexta, 27/05
18h – Roda de Samba com Monica Mac
21h – Fabiano & Bonatto (sertanejo, @fabianoebonatto)
Sábado, 28/05
16h – Emmano (reggae rock, @emmano___)
19h – Tchopu (rock, @tchopu)
22h – Mais do Mesmo (cover de Legião Urbana, @bandamaisdomesmo)
Domingo, 29/05:
16h – Duas em Ponto (voz, violão e percussão)
18h – Roda de Samba com Monica Mac
Som com Elvis DJ todos os dias, a partir das 12h (@elvisdjrj)

Downtown Beer Festival
Avenida das Américas, 500, Barra da Tijuca
Entrada franca
Dias 19, 20, 21, 22, 26, 27, 28 e 29 de maio (quinta a domingo), a partir das 12h
Metrô: estação Jardim Oceânico
BRT: estação Bosque Marapendi
Uber, pontos de táxi e de ônibus na entrada principal

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui