Dra. Juliana Rampani reforça cuidados com a pele durante o Carnaval

Sombra e água fresca, literalmente, são dicas importantes para prevenir de doenças

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bloco da Lexa no Carnaval 2023 no Rio de Janeiro - Foto: Fernando Maia/Riotur

Embora já estejam rolando diversos blocos, oficialmente o carnaval só começa neste sábado. Até quarta-feira, milhões de foliões atravessam as ruas cariocas celebrando a principal festa cultural da cidade. Em meio a um Sol a pino, é importante tomar alguns cuidados em relação à pele, como explica a Dra. Juliana Rampani, especialista em estética avançada e saúde interativa.

Filtro solar

  • O mais importante é usar filtro solar. A primeira coisa a se levar em consideração é se o produto tem proteção contra raios UVA e UVB, pois assim ele protege tanto de queimaduras e câncer, como também de manchas e envelhecimento. É importante verificar o tipo de pele, se é oleosa, seca ou mista, para que a cosmética do produto seja agradável. Também podemos utilizar, para reforçar, protetores com cor, pois além da proteção química oferecem também a proteção física. Uma dica para reaplicação é sempre ter um pó compacto com fator de proteção na bolsa. Lembrando que o pó não substitui o protetor em creme ou gel. Devemos levar em consideração o valor do FPS, sendo o mais utilizado 30 ou 60; maior que isso, apenas para grandes exposições ou pós-procedimentos.

Hidratação

  • A hidratação primária é de dentro para fora. Beber muita água é de extrema importância. Muitas pessoas não gostam de passar hidratante no calor, pois relatam que a pele já é oleosa; na verdade, a pele oleosa é a que mais necessita de hidratação, pois a oleosidade produzida é uma resposta à falta de hidratação. Escolha um hidratante mais fluido e que seja absorvido rapidamente e, de preferência, sem fragrância para não brigar com perfumes ou provocar alergia.

Sombras e proteção

Advertisement

Mesmo com o uso de protetor solar é importante o uso de chapéu ou viseira e também pensar sempre em estar com barreiras físicas, como camisetas e, na maior parte do tempo, principalmente na praia, estar embaixo do guarda-sol, pois mesmo com todos esses cuidados a pele ainda sofre com a penetração dos raios UVA e UVB, e mesmo que não perceba de imediato, os danos a longo prazo são irreversíveis, como manchas, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele.

Horários

Os horários de maior incidência de raios solares são das 12:00 às 14:00, portanto é importante evitar a exposição nessa faixa de horário. O melhor Sol e mais saudável, até mesmo para a fabricação de vitamina D, é o Sol da manhã, em torno das 10:00.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dra. Juliana Rampani reforça cuidados com a pele durante o Carnaval
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui