Duarte: Guarda Municipal do Rio trabalha 12h e descansa 60h. Tem como dar certo?

O vereador Pedro Duarte fala que a escala da Guarda Municipal do Rio precisa voltar a ser de 12/36 e que é inadmissível a forma atual descansando 60 horas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Guardas municipais na Avenida Atlântica durante a Operação Verão
Guardas municipais na Avenida Atlântica durante a Operação Verão - Foto: Prefeitura do Rio

Todos os cariocas estão com a mesma sensação com relação à nossa cidade: de que impera a desordem, a bagunça. O comércio informal não respeita as regras, as ruas estão sujas e perigosas, não há fiscalização nem ordenamento. Isso atrapalha a vida de todos que dependem do espaço público, do comerciante ao cidadão que circula pela cidade. Dentre várias medidas responsáveis por chegarmos até aqui, neste texto destacarei uma delas. Logo mais.

Antes precisamos compreender o papel de uma das instituições mais importantes de qualquer cidade, sobretudo das grandes metrópoles: a Guarda Municipal. Repaginada pela Lei Complementar 100/2009, que a criou em substituição à “Empresa Municipal de Vigilância”, trouxe consigo nesta legislação algumas missões, como:

I – proteger bens, serviços e instalações municipais do Rio de Janeiro;

XII – vigiar os espaços públicos, tornando-os mais seguros em colaboração com os

Advertisement

órgãos responsáveis pela segurança pública em nível federal ou estadual;

XIII – exercer o poder de polícia no âmbito do Município do Rio de Janeiro, inclusive

sancionatório, ressalvadas as hipóteses em que, por força de lei, a atribuição seja

privativa de outra categoria funcional, situação em que poderá auxiliar a fiscalização

com a prática de atos meramente materiais;

Não pode o Prefeito de uma cidade de quase 7 milhões de habitantes depender exclusivamente das forças policiais, subordinadas ao Governo Estadual, para impor o mínimo de ordenamento urbano ao território sob sua administração. O instrumento necessário para tal é a Guarda Municipal, que deveria estar devidamente equipada, treinada e… presente. E aqui está um dos problemas que temos no Rio e precisamos urgentemente rever.

Na lei de criação da GM-Rio, citada acima, vinha previsto em seu artigo 13 que a carga horária semanal seria de 44 horas, que passou a ser realizada a partir de diferentes escalas (12hx36h, 24x72h, 5dx2d[1]). Isso mudou com a Lei Complementar 187/2018, aprovada durante a gestão do então prefeito Marcelo Crivella, que trouxe uma nova jornada de trabalho:

Art. 13- A. As jornadas de trabalho da Guarda Municipal estarão organizadas da seguinte forma:

I – escala de expediente de quarenta horas semanais em dias úteis;

II – escala de plantão de doze horas por sessenta horas;

III – escala de plantão vinte e quatro horas por setenta e duas horas.

§ 1º A escala de que trata o inciso I será exclusivamente para a função administrativa.

Como se vê, apenas os guardas de função administrativa passaram a estar subordinados à escala de 40 horas semanais, cumpridas nos dias úteis. Os de função operacional, que de fato atuam no dia-a-dia do ordenamento público, mudaram para escalas que reduziram demais o efetivo diariamente à disposição dos gestores públicos. É absolutamente inadministrável (e absurda!) a opção de trabalhar 12 horas e descansar por 60. Isso esvazia a corporação, o que explica a sensação de que eles “sumiram” das ruas. A outra escala também é problemática, pois é irreal acreditar que Guardas estarão vigilantes e atuantes por 24 horas seguidas, sendo evidente a ineficiência – e até mesmo o perigo – dessa alternativa.

Precisamos mudar isso para ontem. A atual gestão da Prefeitura já enviou à Câmara projeto (PLC 7/2021) propondo a alteração da escala de 12h/60h, transformando-a em 12h/36h. Segundo a justificativa da proposta, isso chegaria a aumentar em 50% o efetivo diário! Mesmo assim, infelizmente, não houve mais nenhuma movimentação com relação ao tema.

Sabemos que haverá resistências, mas isso não é motivo para evitarmos o assunto. É preciso que o projeto avance, seja posto em pauta e aprovado. A cidade precisa como nunca antes desses profissionais presentes nas ruas.


[1] 12h de trabalho, 36h de descanso. 24h de trabalho, 72h de descanso. 5 dias trabalhados em horário comercial, 2 dias de folga. Respectivamente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Duarte: Guarda Municipal do Rio trabalha 12h e descansa 60h. Tem como dar certo?
Advertisement

136 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma postagem TENDENCIOSA e parcial deste jornal .Além de escalas sugiro que falem também da estagnação na carreira ao contrário de todas as instituições de segurança. Na pm por exemplo com 9 anos é cabo,na Guarda com 30 anos ,uma vida ,o GM é nível 6,pesquise e compare os salários!!!!Fale das bases precárias ,insalubres ,fale da falta de uniformes ,fale que os Guardas tem que fazer o trabalho dos FISCAIS DE POSTURA, combatendo o comércio ambulante .Pergunte a Prefeitura porque não abre concurso para fiscal de postura .Fale do ticket sem aumento há mais de10 anos, fale da quantidade de servidores do ESTADO, dentro da Prefeitura .Fale sobre o não cumprimento da LEI FEDERAL13.022 DE 2014.Procure saber porque as Guardas das outras Capitais e inúmeras cidades pelo país são armadas ,estruturadas e auxiliam muito na segurança pública ,mas aqui parece que a única prioridade è combater comércio ambulante. Publique também as inúmeras prisões realizadas pelos Guardas ,que atuam DESARMADOS nesta cidade pacífica.

  2. Editorial sacana. Esqueceram de falar a verdade. A escala passou com Prefeito Crivella, porque foi uma negociação, pois não aumentam salário, ticket alimentação, nem transporte, há mais de 10 anos. A escala tem que ser 12×60, para poder o guarda ter outro trabalho para poder se manter. Porque não querem melhorar a situação do servidor. Sobre isso não querem falar, nenhum Prefeito ou Vereador. A Polícia Militar, A Policia Civil , os Vereadores, Prefeitos, todos ganharam aumento Pós Pandemia, a Guarda Municipal nem ganhou a inflação como reposição salarial.

  3. É inadmissível que o ilustre vereador de forma tão rasa faça solicitação na troca de escala dos servidores públicos guardas municipais sem se ater a um trabalho mais aprofundado acerca de uma escala desumana e perversa para qualquer que seja o profissional.Ao invés disso, procure verificar que por número de habitantes dá cidade a guarda municipal possui um efetivo menor que aquele proposto na lei. Sendo assim vereador de primeira viagem, você está prestando um desserviço a população.

  4. Concordo, plenamente.
    Não existe a presença de comando. Agentes das forças de segurança nas ruas usando o celular, todo o tempo, e agrupados, como peixes em cardume.
    A cidade está largada. É comum vermos os grupos de agentes de segurança em um papo social interminável, ao longo do plantão. É passar o tempo e esperar a aposentadoria.

  5. Quem comentou sobre o segurança presente, os mesmos trabalham na 12×60 com benefícios melhores que os guardas e a escala 12×36 a longo prazo peço que peocurem saber, pois prejudica a saúde do profissional.
    Quanto a utilização dos Gms, são maus utilizados, pois deveriam equipa-los para de fato fazer segurança e não faz de conta.
    Qto a combate à camelôs, eles odeiam isso. É uma reclamação constante dessa atribuição. Querem mudar isso é no meio político e não crucificando os GMs. Use-os na segurança como se deve. Lute por isso vereador, pelo objetivo justo e certo

  6. Sinceramente, temos que admitir que o caos urbano se instalou na cidade do RJ e não há perspectiva de melhorar, sequer, a médio prazo. Já que a GM está investida de poderes de polícia e faz um serviço essencial protegendo o cidadão, resguardando o patrimônio público e privado e outras atribuições, não seria justo que os benefícios desses funcionários fossem revistos e que houvesse um consenso em relação à carga horária da corporação? Penso que um vereador ganhar mais que um GM ou mesmo que um PM é que é absurdo e desnecessário. Sem mais…

  7. Vereador, é muito fácil criticar quando estamos de fora. Para não perder tempo com comentários que muitos já fizeram, sugiro que entreviste uma parcela do efetivo dessa Instituição para que tenha um entendimento mais familiarizado, desta forma, terá um entendimento mais profissional e humanitário, pois o profissional de segurança pública é tão humano quanto o sr, necessitando dos mesmos benefícios para ter qualidade de vida.

  8. E os privilégios da classe política? Pq não fala nada a respeito? Já renunciou a contratação de assessores?verba de gabinete? Renunciou o salário em prol dos hospitais na pandemia? Já propôs a diminuição dos salários? Quantos privilégios de políticos vc já combateu e renunciou? O falar dos outros tem que dar o exemplo. E os gcm são concursados estudando p ocupar o cargo e não ficaram babando ovo de políticos o conseguir carguinho. De o exemplo e lave a boca p falar de funcionário concursado

  9. Esses Vereadores com salários sempre absurdos e auxílios exorbitantes ! ! !

    Queremos uma reforma nos cargos políticos só vivem de treta farra de dinheiro público !!!

  10. A guarda não é composta por apenas 1 gcm, tá encomendado? Faça um requerimento p prefeitura contratar mais homens. E a gcm não é policia tbm.

  11. Já namorei um guarda-municipal por um ano. Ele me contava cada maracutaia desses aí. É guarda fumando baseado em horário de trabalho, guarda fazendo pegação em banheiro com a farda……..

  12. GM do Rio está sendo mal utilizada pelos prefeitos!! Sigam os exemplos de outras cidades, dêem treinamentos, equipamentos e façam dela,um órgão verdadeiramente de segurança pública, como outras pelo Brasil !! Uma VERGONHA como a prefeitura conduz esse órgão!!!

  13. Essa jornada de 12h por 60h tem o propósito para eles fazerem bicos privados além de serem cedidos para gabinetes ou outros serviços na administração pública, claro, ganhando mais…

    Não se vê tamanha benesse em nenhum órgão público da segurança do mundo.

    Esclarecendo que a Guarda Municipal não é Polícia tanto que na Constituição não está relacionada entre órgãos Segurança Pública. Na verdade tem função de guarda patrimonial dos bens e serviços públicos municipais.

  14. Inclui na sua reportagem que a GCM deve ser armada conforme a lei 13022/2014 para um melhor desempenho de suas funções na proteção ao cidadão e a vida do servidor público.

    Inclui também que conforme as leis trabalhistas a carga horairo é 40 horas semanas, realizada em 8 horas de serviço, e o agente trabalha 12 horas ininterrupto muitas vezes sem a minina condição de conforto.

    Incluí isso e não uma reportagem com críticas.

  15. Bom dia nobre vereador! Tenho certeza que vc nunca ficou 12h em pé no sol e na chuva, que nunca ficou preso no trânsito por 4 horas só para chegar em casa após um Platão de 12 horas, que o senhor nunca teve a infelicidade de perder uma data comemorativa sua ou de um familiar, de não poder estar presente qdo seus familiares precisava de vc…
    Acho que ao invés de falar da escala, deveria fazer um estudo sobre a instituição GMRio que é covarde com seus servidores, 10 anos sem reajuste do vale alimentação, mais de 4 anos sem um aumento significativo, sem condições de trabalho… No entanto nobre vereador, nós guardas municipais da cidade do Rio de Janeiro nunca deixamos de cumprir o nosso dever para com essa cidade, mesmo não sendo reconhecidos e muitas das vezes humilhados … A solução mais simples seria convocar os concursados que estão a mais de 10 anos aprovados e na espera…
    Espero do fundo do meu coração que o senhor não ganhe nem uma eleição para síndico… Os guardas da GMRio elegeram um vereador por dois mandatos, agora elegemos o mesmo para deputado federal e agora iremos unir nossas forças e de nossos entes queridos para que o senhor não seja reeleito…

    • Vários trabalhadores gastam 3h, 4h no trânsito ou enfrentam condições como trabalho em pé durante horas e mesmo assim não tem tamanho privilégio conferido aos agentes da GM-RIO

      • É só fazer concurso e se tornar um servidor também. Além disso um trabalhador comum não corre o risco de tomar tiro, pedrada, facada etc e ainda curte feriado e final de semana.

      • Inclusive o judiciário brasileiro ganha mais de $40 mil por mês,60 dias de férias,mais regalias e vc população, sociedade faz o que ?Tá preocupado com hrs de folga do Gcm que trabalha armado defendendo sua vida sua família…

  16. Vejo aqui um povo que não sabe o que é e o que tem, reclamam das polícias quando supostamente não fazem nada e reclamam quando estão fazendo, agora quando precisam de algo não chamam o Batman e nem o homem aranha, reflexo da tropa é puramente de quem comanda, muitos invejam e outros desejam ser, alguns desprezam pois não tiveram a oportunidade de conhecer o que é um serviço dessas naturezas, me admira muito um cidadão reclamar do que ele vê fora, mais não vê o que tem dentro! Alguns trabalham duas horas por dia, outros trabalham duas vezes por mês e ainda tem os que só ganham para ficar em casa, Pixar uma instituição mal usada é mais fácil do que Pixar os que as comandam, quero ver você pedir para que a escala de serviço dessas instituições sejam iguais a sua !

    • Cara, eu moro no subúrbio e nunca vi meu bairro ser guardado pela GM. Zona Norte deve ter apenas Tijuca, Madureira/Rocha Miranda (só na parte do parque madureira) e Méier cobertos – as praças dos bairros periféricos que definhem sem a visualização da GM. Que tipo de ligação que o povo suburbano cria com a corporação se a vemos servir apenas o equipamento dos ricos?

  17. Bom dia, o Brasil, e mais precisamente o RJ é um estado cheio de “especialistas” em segurança pública. Falar sobre escala de serviço a uma categoria que não é respeitada dentro da Lei que a rege como instituição de segurança pública por uma gestão que não assume sua responsabilidade é no mínimo VERGONHOSO. Em primeiro lugar o RJ não reconhece as suas instituições GMs como órgão de segurança pública, em segundo lugar, para cobrar desta classe a atividade fim que é segurança pública ai os profissionais sao da segurança pública, para falar sobre os direitos destes profissionais que SÃO DA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA (Vide lei federal e CÓDIGO BRASILEIRO DE OCUPAÇÃO), aí não, não são de segurança pública se quer para terem ao menos o direito de defenderem sua proprias vidas. É REALMENTE UMA VERGONHA ESTE TEMA DESTE senhor parlamentar. Rio de Janeiro continua e continuará lindo, basta apenas jogar para cima de uma categoria (GM) a culpa da incompetência político-administrativa de uma cidade que faz parte de um estado falido em todas as áreas.

  18. Cidadão,só os GSM e suas famílias sabem o que é realmente a guarda municipal. O que a população vê é lei para inglês vê. Ao investe este aqui criticando trabalhador. Vamos cobrar aqueles que realmente tem privilégios e que só se lembram da massa de manobra na época das eleições.

  19. Na minha opinião a guarda municipal é dê grande serventia, têm outros mais a guarda municipal é especializada e treinada pára meter a porrada nos camelôs,fico pensando o seguinte os caras têm uma escala dê 12× 60 quê é uma excrescência e alegam quê tá sempre com problemas dê saúde, quê me diz esses cidadãos em relação aos motoristas dê ônibus quê têm uma folga pôr semana, igualmente funcionários dê supermercados,, trabalhadores nos comércios em geral, quê muitos trabalham até nas folgas, o problema é o seguinte proteção dê mais vira paternalismo deixaram chegar ao ponto quê passou a ser irreversível,bota na conta do Sr César Maia criador desse monstrengo chamado GM eu acho quê todos os efetivos dê segurança em todos os ambitos deveriam ter uma escala dê rodízio trabalhar todos os dias dá semana 8horas pôr dia e folgar um dia na semana uma semana das 06 dá manhã ás 14 horas na outra semana das 14 ás 22 e a terceira semana das 22 ás 06 é pôr isso quê quando abre os concursos pra 2000 vagas aparecem 150,000 mil candidatos, quê fenômeno é esse, é pôr ideologias,pelo salário acho quê não algumas corporações é simplesmente pelo direito dê ter e usar uma arma, pôr impor respeito e até medo usar carteira e armas pára ter um segundo emprego, quê pôr tudo isso e pela escala dê serviço,o cidadão está sempre desprovido dê segurança em todo o estado do Rio dê janeiro, quando muitas dás vezes a polícia só chega pra preservar o local que aconteceu a tragédia pois não temos ostensividade nas seguranças no nosso estado é fato.

    • Se a escala do monstrengo Gm é excelente, vc imagina a de um vereador e suas mordomias!!
      Pasme meu camarada!
      E vc mesmo comenta que o GM mete a porrada em camelôs então vc é a favor disso, pois quer que o Guarda trabalha todos os dias!!
      Não tem argumentos pra opnar enfia lingua no rabo

  20. O Sr. deveria tb realizar um projeto para retirar todos os policias militares e bombeiros militares da Prefeitura, PMs e Bombeiros que estão cedidos na Prefeitura e recebem salário concomitantemente com as sua atividades no Estado , pois estão na ativa em seus órgãos de origem. Os PMs e Bombeiros cedidos na Prefeitura , também deixam de realizar auxílio a população, e somam salários altíssimos ao receberem o DAS da Prefeitura juntamente com os seus salários do Estado. Para que serve a Casa Militar na Prefeitura do RJ ? Para fornecer DAS aos PMs e Bombeiros, somente pra isso é retirando esses de suas funções primárias , que é servir ao povo , se o Sr. realizar um levantamento, verá que na Prefeitura, tem tanto PM e Bombeiro cedido , que com esse efetivo, se consegue montar dois batalhões para servir ao povo. Vereador está tudo errado, do maior pata o menor e do menor para o maior , se o Sr. quer arrumar a casa , terá que arrumar toda a casa , e não só o jardim ou esconder a poeira de baixo do tapete .

  21. Vejam que as postagens de defesa desses custosos e inúteis, foram feitas exclusivamente pelos próprios .
    Enquanto que o cidadão que anda nas ruas , constata diariamente tudo o que foi postado pelos indignados.

    Uma corporação cuja relação CUSTO / BENEFÍCIO , é um desastre para o bolso do contribuinte !

  22. Sinceramente, prefiro ler esses comentários do que assistir programas de comédia. Caros, não conheço nenhum servidor público estatutário que trabalha e produz como deveria. Sou servidor da saúde deste município e vejo de perto como é. Passar em concurso estatutário é uma honraria, um prêmio, significa para 99.9% dos contemplados, colocar o burro na sombra, falarR sem justificativa, fazer esquema. Enfim, trabalhar o mínimo possível e não correr o risco de ser cobrado. É assim em todos os setores públicos.

  23. Se for pela escala, muda o da saúde que também é 12×60 e é um serviço essencial, bom é ver os comentários dos frustrados que não conseguiram nada na vida e ficam malhando o servidor.

  24. BOM DIA A TDS
    PRIMEIRAMENTE PARABENS “MARCELO SILVA”. EXCELENTE COMENTARIO.
    A ÚNICA COISA QUE ESSE ELEMENTO FALOU DE CERTO, É QUANTO A FALTA QUE FAZ A AUSÊNCIA DO AGENTE DA “GCM” NAS RUAS.
    O DEMAIS ELE DEVIA SE ORIENTAR MELHOR, E PROCURAR O QUE FZR.

  25. Vereador vagabundo que não sabe o que é trabalho e ganha 15 vezes o salário do guarda dizendo que o problema da segurança pública é a escala do GM??? É uma piada que os eleitores votem nisso daí e esse jornal de voz a essa elite política hipócrita. Pena que qualquer Zé ninguém com uns seguidores no Instagram já tem voto suficiente pra se eleger vereador.

  26. Bom dia a todos!
    Vou fazer em maio 58 anos de idade ( setor Readaptado) ,Por motivo de saúde, com 21 anos na gm com mas 12 anos de vigilante patrimonial e carro forte , acho que esse vereador foi muito infeliz no seu comentário, igual a mim acredito que Tem muitos colegas com os mesmo problemas de saúde e ainda trabalhando ,mas se me derem.
    * Os atrasados 3 anos e meio sem nenhuma reposição salarial
    *plano de carreira
    * aposentadoria especial
    * armamento letal ( porque ninguém faz segurança pública de ninguém com pedaço de pau).

    • GM não é pra segurança pública
      Não está na Constituição entre o rol de órgãos da Segurança Pública
      GM mais funciona como guarda patrimonial dos bens e serviços públicos municipais
      Logo, não será fortemente armada sendo bastante armas não letais do tipo phaser, spray de pimenta e cassetete… e apoio da Polícia Militar quando necessário, inclusive podendo celebrar convênio entre ambos órgãos para isso ser facilitado.

  27. Matéria perigosa e sem embasamento. Não sou da GM, porém se há uma escala definida em lei tem que ser cumprida. Não eh simplesmente mudar e pronto. Fora que se diminui o tempo de descanso terá que ter aumento de salário. Seria mais fácil convocar os concursados e preencher as vagas osiosas.

  28. Para mim, a GM só era vista acompanhando os tais reboques q não estão mais circulando. Onde tinha um reboque da prefeitura tinha um guarda junto. Fora isso, não os via mais nas ruas.

  29. Eu sou a favor que todo vereador trabalhe 44 horas semanais, seja concursado, e receba um salário mínimo, afinal ele se elegeu com a ideologia de ajudar a cidade e os seus eleitores. Que assim como todo trabalhador pague suas despesas com o salário que recebe, e não as custas de auxílios bancados pelo contribuinte, que se aposente após 35 anos de trabalho, ou 65 anos de idade recebendo o mesmo salário enquanto na ativa, e que se preocupe com os problemas da cidade que não são poucos. Ao invés de se preocupar com a escala da Guarda Municipal, preocupe-se com os guardas que fizeram o concurso de 2012, e até hoje os aprovados não foram chamados, preocupe-se com o plano de cargos e salários que até hoje o Guarda não tem. Na verdade a grande maioria de vcs vereadores não passam de hipócritas demagogos, que vêem em seus mandatos uma forma de se locupletarem as custas dos impostos do povo que equivocadamente os elegem.

  30. Eis um vereador que preocupa-se basicamente com duas coisas (mas que desconhece ambas):
    1- Preocupa-se mais com a escala humana do que com os concursados de 2012 que AINDA não foram empossados.
    2- Preocupa-se mais em tirar o pão da bica de quem está tentando sobreviver a propor que vereadores trabalhem mais que 3dias na semana e muitas vezes em Home office

  31. As sessões plenárias, ocorrem em três dias na semana somente!

    O Senhor já batalhou para terminar com isso? Vocês foram eleitos pelo povo, o mesmo povo que veste a armadura da Guarda Municipal! O Guarda Municipal passou por um concurso público, não foi votado! Respeite mais o trabalhador!

    Qual trabalhador trabalha somente três dias em uma semana?

    Vocês ainda possuem 2 meses de recesso parlamentar!

    Qual trabalhador possui dois meses de férias?

    É um absurdo sua posição.

  32. Ntes de tecer comentários negativos sobre qualquer classe trabalhadora, não se esqueça que o guarda também faz parte do povo, paga impostos, utiliza os meios de transporte precários, super lotados, convive com enchentes e alagamentos e ainda socorre aqueles que necessitam de auxílio. Infelizmente, uma parcela só tem olhos para o lado negativo do trabalho, o lado que por força de dever funcional precisa impor limites para conter o cãos na cidade. Não estou aqui para tecer comentários negativos sobre outras cidades, mas conheçam a estória da República da Guatemala e descubram o que acontece numa cidade sem controle de ocupação e depois venham discutir sobre o essencial papel das “Guardas Civis Municipais” em seu município.

  33. Prezado Vereador,

    Convido Vossa Excelência a trabalhar na escala 12/36 durante um ano. É suave, o Sr. vai adorar. Se depois disso não mudar de ideia, podemos discutir mais sobre escalas e os efeitos físicos e psicológicos causados por elas. Agora se quiser motivar a GMRio, nos ajude a votar o armamento da instituição, a conceder o nosso tão sonhado plano de cargos e salários. O Sr. poderia também visitar nossas instalações, usar nossos banheiros, etc…

  34. Interessante! Existem 3 pilares elementares em nossa sociedade: Educação, Saúde e Segurança Pública.
    A primeira, tem sua forma peculiar de trabalho, com 2 férias ao ano(merecidas). Os trabalhadores da Saúde lutam também por escalas que dêem mais descanso pois 12×36 para cuidar da saúde dos outros é exaustivo até pela carga psicológica de se trabalhar em hospitais. Agora, na Segurança Pública, onde defronta-se com ameaças e criminosos não se pode ter uma escala diferenciada. Trabalhe ao menos 6 horas em pé em 12×36 e veja o que será de sua saúde em 10 anos. A hipocrisia de alguns surpreende. Querem benefícios e desmerecem quando uma classe de trabalho excencial alcançam. Ah. A GM Rio realizou um concurso em 2012. Tem 1500 aprovados aguardando convocação. Este último é um ponto relevante, não é? Cobre do seu Prefeito a contratação dos aprovados.

  35. Estranho admitir que existe uma guarda municipal na cidade do Rio de Janeiro, enquanto varios motoristas cometem gravíssimos erros e desrespeitos as leis trânsito sem que eles, guardas municipais, penalizem essas pessoas.
    Quando estão trabalhando, estão sempre reunidos abaixo das copas das árvores para se refrescarem.

  36. Cidadão vc é maluco sim. Porque o serviço que a Guarda executa na rua é emanado do chefe do executivo ( aquele que vc e outros cidadãos dessa cidade elegeram, vulgo DUDU). Apesar de todos saberem qual era a política dele. É inútil e o seu comentário, porque se o carro estivesse na sua porta, se o camelô estivesse na sua calçada, aí sim vc iria usar o que vc diz ser inútil para exercer os seus direitos, né. Cidadão se as pessoas respeitasse as leis de trânsito, os espaços públicos e etc vc nem precisaria está fazendo esse comentário, pois estaríamos num mundo perfeito. Mas a falta de educação de vcs fazem com que exista a Guarda
    Municipal para manter a ordem pública . Lembre-se que a culpa de não haver estacionamento suficiente na cidade, de não haver local adequado para o camelô trabalhar é do SEU PREFEITO.

    • Outro humorista !!!!
      Tá cheio de “humorista” aqui hoje…
      Vcs GM estão na profissão errada, acho que a vibe da maioria de vcs é o humor. Vcs estão perdendo tempo e dinheiro na GM.
      Eu chamar GM pra alguma coisa ?????
      Só se for pra arrumar um SEGUNDO PROBLEMA, que certamente, seria maior que o primeiro. GM é uma corporação INÚTIL….
      Isso não é uma opinião, É UM FATO. !!!!!

  37. A pergunta principal é:
    GUARDA MUNICIPAL SERVE PRA QUE ????
    Na prática não serve pra NADA !
    Serve pra ganhar o dinheiro público, pra engordar a máquina do estado. Pra distribuir privilégio e estabilidade…
    É UMA INSTITUIÇÃO INÚTIL E QUE DEVERIA SER EXTINTA !
    Servem pra aplicar as multas nojentas qua e prefeitura aplica, pra rebocar carros estacionados de forma correta e em lugares permitidos. A farta safra de vídeos na internet que não me deixa mentir. Como o do GM que empurra um carro pra coloca-lo em uma área não permitida pra multar e rebocar ….OU EU SOU MALUCO ??????
    Servem pra roubar mercadoria de pessoas que tentam sobreviver nessa pandemia nojenta que acabou com o sustento de muita gente.
    Vivem de reclamar e resmungar querendo aumentos e mais aumentos, querendo armas (imagina ?!),
    PONHAM UMA ESCALA DE 1x 29, pra que eles, “pobres coitados”, trabalhem UMA ÚNICA VEZ NO MÊS, e ainda assim vai ter “afastados” por ortopedia….

    • O GM só pode ser maluco, não o Sr.
      Quem em sã consciência vai por o carro em outra vaga empurrando pra forjar uma multa se ele pode forjar essa multa sem empurrar o carro???
      A GM é reflexo do voto da população.

      Tem um órgão que fiscaliza ambulantes e a GM é responsável pela proteção de serviços, quando dá ruim e o pau quebra a culpa é da GM, é só isso que a população vê msm, enxerga o que quer enxergar não procura saber o real motivo do vídeo com a suposta covardia.
      Realmente a não pode armar a GM, ela tem que continuar fazendo o trabalho INÚTIL que ela faz pra população continuar reclamando e pondo a culpa de tudo que tem de errado na cidade na guarda

      • Merece o título de PIADISTA DO DIA vc. Parabéns !!!!!
        Tá na profissão errada, larga essa vida “Tão sofrida” de GM e segue pro humor que vc vai ficar RICO !!!!!

    • Cidadão vc é maluco sim. Porque o serviço que a Guarda executa na rua é emanado do chefe do executivo ( aquele que vc e outros cidadãos dessa cidade elegeram, vulgo DUDU). Apesar de todos saberem qual era a política dele. É inútil e o seu comentário, porque se o carro estivesse na sua porta, se o camelô estivesse na sua calçada, aí sim vc iria usar o que vc diz ser inútil para exercer os seus direitos, né. Cidadão se as pessoas respeitasse as leis de trânsito, os espaços públicos e etc vc nem precisaria está fazendo esse comentário, pois estaríamos num mundo perfeito. Mas a falta de educação de vcs fazem com que exista a Guarda
      Municipal para manter a ordem pública . Lembre-se que a culpa de não haver estacionamento suficiente na cidade, de não haver local adequado para o camelô trabalhar é do SEU PREFEITO.

  38. Uma coisa que deveria ser feita na Guarda Municipal é a aferição do peso dos guardas: de todos. Todos tem que estar dentro do peso ideal para servir de guarda. Vejo muitos guardas fora do peso, com barrigão de chope em alguns casos. Se alguém gritar “pega ladrão”, como eles ajudarão numa corrida? Uma pessoa que se reserva e se presta a este tipo de trabalho arroga para si o encargo de se manter corporalmente em forma. Os dias de descanso poderiam ser usados então para exercícios físicos de quem precisar entrar em forma.

  39. Por que só a GM tem que ter escala diferente nós…seres humanos normais que cumprem a carga horaria necessária para pagar os impostos, que pagam os salários da GM ? ?

  40. Se essa escala ficar 12*36 em um ano vão ter 2000 gms fora do serviço.
    Além de quê, o efetivo previsto para a GMRIO, são 10.000 .
    Fora isso temos o não cumprimento da lei federal13022, que inviabiliza ações mais contundentes contra a criminalidade.
    E no que tange ao ordenamento urbano, o gm (das ruas),faz um ótimo trabalho. Porém não pode e não deve , realizar as atividades de outros órgãos,constituídos para aqueles fins.

  41. Vereador omisso e querendo aparecer! Nunca te vi na luta pelos concursados! Na audiência pública onde estava o senhor? Vai brigar pela convocação dos concursados do ano de 2012! Uma instituição com mais de 10 anos sem repor pessoal, a escala de serviço não é a culpada por esvaziar as ruas não é sim esse prefeito que não convoca. Quer falar mesmo de benefícios nobre vereador?

  42. Certamente esse Vereador não sabe e nem vive o dia a dia de um GM. Que tal comentar sobre os 13 anos sem promoções na instituição, que deveria ocorrer a cada dois anos: que o ticket alimentação é de R$ 360,00 sendo descontado no contra-cheque a quantia de R$ 72,00; que sequer há uniformes para serem pagos aos Guardas; que as instalações são insalubres; que muitos Guardas estão sofrendo assédio moral para trabalhar; que tem uma Lei Federal (13.022/14) que a Prefeitura não cumpre… Com certeza esse Vereador precisa se informar melhor antes de falar do que não sabe.

    Põe um uniforme de GM e vai pra rua ficar pelo menos 10 horas em pé.

    Você é o tipo de parlamentar do qual não precisamos. Fiscalize o Prefeito e cobre dele as responsabilidades que tem, e não faça palanque político criticas a uma classe tão desvalorizada, desmotivada, desrespeitada e forçada a realizar atribuições que não lhe compete.

    Responder

    • Ahhhh ow !?
      Vem trabalhar na iniciativa privada…vem ?
      Incrivel é essa jornada de trabalho da GM. Uma afronta a quem trabalha e paga impostos!!!

      • Ahhhh ow !?
        Vem trabalhar na gm rio…
        Vem?
        Trabalha enquanto os outro dormem, trabalha enquanto os outros passam natal e datas comemorativas com a família, trabalha enquanto tem uma pandemia mundial e a maior parte da população está em casa, trabalha e seu tempo de serviço está parado como se tbm estivesse ficado em casa, trabalha arriscando sua vida para o conforto de quem só te crítica e deseja sua morte como já vi em muitos comentários da internet.
        Não pense que é tudo maravilha. Tudo tem prós e contras e se acha que é tranquilo é só vir pra cá tbm afinal é fácil estar aqui.

    • Quando você entrou no concurso já sabia de todos estes problemas. Se não quiser, saia. Peça exoneração – é um favor que você prestará à coletividade: menos gastos.

    • Mi mi mi mi mi mi mi mi mi
      GM: Uma corporação INÚTIL e que nem deveria existir….
      Ticket alimentação????
      Pra que ?
      R$ 360 ? Tá melhor que dos professores, que são, ABSOLUTAMENTE, mais úteis e necessários do um GM !!!!!

  43. Para quem se diz ser dedicado aos idéias de liberdade, querer escravizar uma categoria é no mínimo contraditório é leviano por parte de um representante público. Nobre vereador nenhuma instituição de segurança pública trabalha na escala 12×36, solícito que o Senhor reveja o projeto de lei 187/2018, lá tem pareceres técnicos que aponta como danoso e para o agente público ficar exposto 12 horas no policiamento ostensivo com equipamentos pesados é ter somente 36 horas de descanso para repor a energia gasta nas 12 horas antecedentes.
    Se o que incomoda o nobre Senhor e a falta de agentes público na rua, por favor exerça a sua função com seriedade e cobre do chefe do executivo a recomposição da GM RIO com novos concursados ( que aguardam desde 2012 um chamado para servir a população e ocupar esse vão que o nobre cita).
    É absolutamente inadmissível (é absurdo) que o NOBRE REPRESENTANTE PÚBLICO não tenha algo de melhoria à acrescentar aos Guardas Municipais da Cidade do Rio de Janeiro, portanto não minimiza e nem menospreze os ganhos alcançados para uma melhor dignidade destes cidadãos.
    Politicagem assim é vergonhoso.

  44. Vai fiscalizar o executivo ,que a sua obrigação ao invés de percegui uma instituição sucateada sem uniforme,sem aumento de tickets (há 10anos),sem aumento de salário a alguns anos

  45. Só vejo gente reclamando! Falou em trabalhar logo reclama. Os garis trabalham muito mais e tem escala de 12×36 e salário menor… a verdade é que a maioria dos GMs do Rio no governo Eduardo paes só faz e multar os motoristas, e bater em camelô e apreender suas mercadorias, tudo desesperado em sair multando para bater a meta e ter seus benefícios… não espere a população do lado de vocês, a covardia cometida por vocês não será esquecida.

  46. Sera que se fiscalizados frequencia do caro vereador e seus assessores teríamos alguma surpresa? Será que suas verbas de gabinete firam diminuídas? Será que o sr cumpre suas horas de trabalho regularmente? Se eu for nesse momento em seu gabinete encontrarei o sr e seus assessores? Será que o sr fiscsliza a aplicação das verbas da feop para compra de nossos uniformes, que se encontram em situação precária?

  47. Está certíssimo esse vereador. Esses concursados nada fazem e trabalham numa escala irreal. Tem que voltar sim a escala 12/36 e parar de mi-mi-mi. Quem fez concurso já sabia do tipo de serviço, senão estão satisfeitos é só pedir pra sair

  48. Quem não conhece a instituição não devia sequer se pronunciar sobre quaisquer assunto referente a ela ! Foi comprovado que a escala 12×36 é a que mais afasta os servidores de laborarem, devido licenças médicas etc . Com a escala 12×60 o número de afastamentos reduziu mais da metade . Se informe mais e trabalhe mais aos invés de propor assuntos dos quais não tem conhecimento

  49. Antes de se preocupar com a escala da Guarda, deveria olhar outras coisas mais importantes, tem que para de querer aparecer e cuidar do que interessa, quando tentaram invadir a câmara dos vereadores, todo mundo correu mais os Guardas colocaram a sua vida para proteger esta casa, então, primeiro questione sobre as considerações trabalho do Guarda, depois sim venha falar da Guarda.

  50. O senhor vereador citou tópicos importantes, particularmente se estivesse tudo normal, guardas atuando conforme a lei 13022, leis federais sendo cumpridas no município. Uma guarda preparada e treinada para ajudar os munícipes, eu tbm seria contra essa escala 12×60, ideal seria manter somente a 24×72 (com alojamentos para todos) e 5×2 para os Administrativos.
    Mas, Senhor vereador o sistema é sinistro. Não querem deixar a guarda crescer como força de segurança na cidade. Porque sabem que vão perder cargos políticos e extras na rua.

  51. Impressionante!!!! Como esses caras são superficiais e covardes!!! O que me impressiona é que o mesmo é novo e tem uma mentalidade administrativa de 30 anos atrás, procure se aprofundar, verifique a idade média dos agentes, verifique as readaptacoes, verifique as causas, não as consequências do problemas, será que esse curso de pós graduação foi feito mesmo?

  52. O senhor vereador tinha era que vergonha de se pronunciar dessa maneira sua função não é ir em jornal e falar mal dos servidores da sua cidade. E sim cumprir com a sua obrigação que é de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. A sua obrigação é fiscalizar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público. E não se meter onde não é de sua competência. Todos os guardas que estão trabalhando exercendo sua função passaram em concurso público. Ou seja! Estudaram pra estarem exercendo suas funções que mesmo com todas as mazelas da prefeitura do rio conseguem impor a ordem pública.
    Aproveitando o meu pronunciamento gostaria de fazer algumas reclamações para os senhores vereadores da cidade do Rio de Janeiro na questão do sucateamento da guarda municipal.
    Todos os alojamentos exceto os de grupamentos especiais que só estão de pé por colocarem dinheiro do próprio bolso para terem condições internas com dignidade. Se os senhores entrarem no Batalhão de Guardas Municipais e percorrer por TODAS as instalações do mesmo vocês verão que tem guardas municipais descansando seu almoço em bancos de madeira, no chão ou até mesmo em papelão.
    Toda a corporação está sendo punida por não estarem usando uniformes tendo em vista que é previsto em edital que a instituição forneça tos os informes. Uniformes esses que já não é fornecido pela instituição a mais de 4 anos. Os guardas que estão uniformizado estão tendo que tirar dinheiro do próprio bolso para não estarem maltrapilho nas ruas. Dinheiro esse que nunca houve ressarcimento para o agente.
    Uma outra reclamação é a respeito do grupamento de guardas motociclistas onde são obrigados a conduzir suas viaturas. Viaturas essas que foram doadas para a instituição. E que já estão sem manutenção a pelo menos 2 anos. Faltam capacetes, pneus e outras peças que são se suma importância para a segurança dos mesmos.

  53. Vá fazer politica correta está querendo tripudiar encima de uma categoria 80% do efetivo da GM tem mais de 55 anos sem sem perspectiva de futuro sem melhorias em suas bases que são verdadeiros buracos coloque vosso pai para trabalhar nessas condições ou veia o senhor mesmo depois me diga se e satisfatório trabalhar nessa escala maldita desumana .
    Com com 30horas de descanso porque 6horas vai se perder nesse trasporte público de ruim que vcs proporcionam a população do Rio de janeiro . Tanta coisa a se fazer pela cidade para beneficiar a população o senhor está preocupado com escala da Guarda Municipal. Meu Deus estamos realmente perdidos nessa podridão de política.

  54. Inadimissivel é esse peso morto ganhar o que ganha , ter os benefícios que tem , sem fazer concurso, é lamentável a fala desse vereador, deveria estar preocupado em trabalhar para sociedade e não se metendo na gestão da guarda municipal, o que não compete a ele. Vereador vá procurar o que fazer, com todo respeito!!!!

  55. Bom dia
    A GM ,está sem renovação dos quadros do seu efetivo. Visto que desde 2012,não concurso . E ainda não fez a convocação dos aprovados..
    Falar em escala , como se problema da cidade fosse resolvido com simples mudança . Quando na verdade deveria verificar o que está acontecendo , efetivo envelhecido, e a grande maioria em processo de readaptação justamente por causa da escala que o nobre vereador quer retornar. Como se fosse resolver o problema de efetivo. Já que ordenamento urbano se faz com planejamento e conhecimento do local de atuação. A escala de serviço ,não tem haver com a falta de planejamento e atuação. Aproveitado já que o nobre represente está preocupado com segurança , aproveite e solicite a implantação na íntegra da lei 13022, Lei geral das guardas municipais . Grato

  56. Bom dia
    O vereador em questão deveria , junto a câmara e prefeitura , elaborar e fazer convocação dos gms de 2012, já que efetivo a grande maioria encontra se readaptado ,aprovação do plano de carreira sua adequação dentro da realidade . Outra questão não jogar para a população contra a GM Rio.

  57. Vereador covarde e malicioso, se manifestando para tentar prejudicar servidores que sofrem na pele todos os dias a violência e falta de educação da população.
    Você sentadinho aí no seu ar condicionado já levou facada, levou tiro, quebraram sua perna com barra de ferro enquanto trabalhava seu canalha ?
    O trabalho da Guarda Municipal é muito diferente do de qualquer servidor do município, muito mais desgastante, infinitamente mais perigoso, nossa escala é um direito não um favor e muito menos uma regalia.
    Vá trabalhar vereador e não ficar tentando prejudicar quem trabalha, mais ente do mal querendo se promover as custas do trabalhador

  58. É preciso investigar o motivo do FEOP (Fundo Especial de Ordem Pública) não está sendo usado para melhorias no funcionamento da Guarda Municipal. A verba do município está sendo investida toda na PMERJ, por esse motivo a Guarda Municipal continua sucateada.

  59. Falta de efetivo na rua? Claro não chamam os 1500 concursados, não renova o efetivo da guarda, não tem condições logísticos, sem plano de cargone salário, sem reajuste e esse vereador ainda vem falar sobre a escala da guarda? Tem que é diminuir o salário desses políticos que só sabem roubar.

  60. Lixo de matéria. O senhor vereador deveria estar buscando como fazer os hospitais públicos verdadeiramente atenderem as pessoas de forma digna, em vez de se preocupar com a escala da guarda municipal que possui um salário defasado, que paga inclusive parte do seu próprio vale alimentação com desconto direto em folha, ou seja, dos R$360,00, o GM tem descontado cerca de R$72,00 do seu Vale alimentação. Desafio o Senhor vereador ir a um supermercado e fazer uma compra básica uma sua família com esse valor. Assim como também comparecer todos os dias na Câmara Municipal, coisa rara de se ver! Procure realmente defender o povo em vez de ficar arrumando contenda onde o senhor não tem domínio pleno do assunto. Há e por favor mantenha-se de pé por 12 horas consecutivas e após siga de BRT lotado para sua residência.

  61. Essa escala,foi aprovada na camara dos vereadores, obedecendo critérios obgetivos,e fatos concretos,a escala da Pm,P civil, bombeiros, polícia penal,sao idênticas e você vem falar da HM,vai procurar aque fazer para justificar seu salário

  62. O vereador deveria estudar melhor sobre qualquer assunto antes de usar um meio de comunicaçao para divulgar informaçoes que vao gerar na populaçao uma avaliaçao equivocada baseada em dados incompletos, é sabido que a escala 12×36 tirou muito mais servidores das ruas por problemas médicos e que vao continuar recebendo salário do que a 12×60, prejuízo para o contribuinte carioca é ter que ver a prefeitura pagando por meses e ás vezes anos, salários pra centenas de funcionários que ficaram doentes em decorrencia das condiçoes inapropriadas de serviço.

  63. Vão tomar vergonha na cara. Trabalhar meio dia, e folgar 60 horas (quase 3 dias). Vocês estão pensando o que? Deixem de ser vagabundos, e parem de querer ser mais parasitas para os impostos dos contribuintes pagarem. Não é porque os vereadores são parasitas, que vocês também teem que quere esse direito.

  64. A escala humana, ao contrário do que se pensa, é a responsável por diminuir a queda de efetivo, em razão da diminuição de afastamentos médicos e readaptação precoce provocados por inúmeros problemas ortopédicos. Não somos números apenas, precisamos para melhor servir, de ao menos dignidade e condições de saúde mínimas. Venha conhecer de fato, as mazelas que não nos deixam prestar um serviço de melhor qualidade, nobre Vereador. Faça do seu trabalho uma ferramenta que ajuda a população sem matar o servidor. Temos muito a melhorar como instituição e seu trabalho é fundamental para isso, desde que, seja direcionado ao que de fato seria problema.
    Aguardamos sua visita.

  65. O serviço do Guarda Municipal é cansativo, estressante e importante para todo cidadão carioca. A escala 12×60 está trazendo alguma qualidade de vida aos servidores, cansados e desgastados pelos desgovernos promovidos pelos prefeitos que já passaram, e o atual Eduardo Paes que não valoriza em nada a GM Rio como força de segurança, como consta no Artigo 144 da Constituição Federal!
    Cumpra-se a lei federal 13022, e depois conversamos sobre as escalas, senhor vereador!

  66. Quer aumentar a sensação de segurança, então lute para cumpra a lei 13022, apresente um projeto parar armar a guarda municipal, como você quer mais segurança com agentes portando um pedaço de pau?
    Quer aumentar o efetivo convoque os concursados que até hoje não foram chamados.
    Antes de criticar a escala procure saber a justificativa dela, na escala 12×36 o número de funcionários afastados por problemas de saúde era absurdo, é impossível que alguém suporte 35 anos trabalhando em pé com essas condições de trabalho, não somos descartáveis, nem aposentadoria especial nós temos para suportar isso.
    Nem uniforme a Guarda tem.
    Este vereador deveria se preocupar com as leis que não são cumpridas já que deveria fiscalizar e não fiscaliza.
    Cumprir a lei 135 ninguém cumpre cadê as promoções que são de direito?
    Cumprir a lei 191 ninguém cumpre cadê, a volta da contagem de tempo de serviço que é direito?
    Direitos ninguém quer cumprir, mas deveres sem condições de trabalho todo mundo quer cobrar.

  67. Os políticos cariocas deveriam ter um pouco mais de vergonha e antes de pronunciarem-se contra os trabalhadores da Guarda Municipal deveriam olhar primeiro para dentro de si mesmos. O Agente da Guarda Municipal tem um salário que dar até vergonha de ser comentado, plano de cargos e salário e posse legal de armas são pontos indiscutíveis, sem contar com as dificuldades impostas pela desestruturação da Prefeitura do RJ. Eu não conheço nenhum Agente da Guarda Municipal que tenha Auxílio-Vestuário, Guarda-Costas, carros blindados e altos salários. Pol?ticos, por favor, vão caçar o que fazer.

    • Matéria covarde de uma página covarde sou obrigado a ler isso anos sendo destruídos base caindo aos pedaços, sem uniforme sem reajuste de passagem e alimentação, e a única coisa que vcs conseguem escrever na matéria de vcs e isso? Vcs ja ficaram 12 h em pé? Vcs tem noção do que e isso! Pelo amor de Deus apaguem que fica mais bonito

  68. Boa noite senhor vereador, gostaria de saber quantas vezes o senhor vai trabalhar e qual sua carga horária, além de saber quanto é o seu salários e de seus assessores que têm cargos comissionados e não são concursados? Vereador tbm gostaria de saber pq os senhores não falam da lei 13022/14 e fica permitindo que a prefeitura pague por programas presentes? Desde já grato .

  69. Nem estrutura física as unidades da GM tem muito menos plano de cargos e salários com também sem uniforme. Além disso não convoca os concursados . Quer mostrar serviço ajude a resolver essas demandas urgentes .

  70. Quero ver você trabalhar nessa escala, é uma situação desumana ! Falar de fora é fácil ,quero ver dar condições aos profissionais que trabalham nas ruas … Muitos gm’s afastados com problemas de saúde por conta dessa jornada de trabalho.

  71. Nem estrutura física as unidades tem muito menos plano de cargos e salários com também sem uniforme. Além disso não convoca os concursados . Quer mostrar serviço ajude a resolver essas demandas urgentes .

  72. Curioso ler isso de um vereador que, se trabalhar 3 a 4 dias da semana é muito, tem duas férias ao ano mais recesso. Com certeza os guardas trabalham muito mais…se é q político trabalha.

  73. Desse tipo de vereador covarde, nós não precisamos! Vamos lembrar dele nas próximas eleições! Fiscalizar a prevaricação do poder executivo contra os servidores, não quer! Fica quietinho!
    Faz um período de experiência vereador… trabalha de P.O. dia sim dia não, puxa trânsito, cuide das praias, das matas e grandes eventos da cidade nesse ritmo de escala… depois disso espero que vossa senhoria tenha um bom plano de saúde, por que vai precisar!

  74. Inadmissível é os servidores ficarem sem seus reajuste com a alta demanda de preço praticado, inadmissível é ficar mais de 10 anos com o mesmo valor do ticket de alimentação sem reajuste algum, isso sim é covardia seu vereador.
    Pesquise as mazelas da instituição antes de ataca-lá.

  75. Se o senhor vereador acha que a escala 12×36 é a mais adequada, desafio ao senhor a trabalhar, na escala 12×36, por um trimestre que seja, a 50km de sua residemcia, utilizando transporte público, que é a regra da grande maioria dos servidores dessa instituição. Sob supervisão rigorosa. Eu mesmo gostaria de supervisionar sua pessoa em serviço. Após isso, dê seu parecer, dessa vez, ao invés de se basear teorias com a profundidade de um pires, será através de conhecimento adquirido de forma empírica.

  76. Aproveitem e criem a Lei para baixar drasticamente, o salário dos vereadores e aumentar tb a sua carga horária de trabalho, pois a maioria de vcs, não nos representam.Fazer o trabalho de vcs, q é fiscalizar o Prefeito, muitos de vcs não o fazem.Pq se fizessem, se preocupariam com o bem estar dos servidores públicos, q estão a mais de 3 anos com salário defasado e muitos vivendo a míngua, como eu.

  77. Engraçado, um plano de carreira justo, o cumprimento da Lei 13.022/14( estatuto geral das Guardas Municipais), um policiamento ARMADO ( arma de fogo) para proteger a sociedade, o aumento do tíquete alimentação que a mais de 10 é mesmo o vereador não fala.

    Valorização de TODOS servidores do Município e conjunto com uma sociedade mais justa o vereador também não cita.

    Tá certo, será lembrado nas eleições.

      • Caro Cidadão, sabia que também existem cidadãos que não deveriam existir? (Fica a deixa!)Sim! Não estou dizendo que eu, como tal, deveria ou não existir, porém não julgo e nem massacro ninguém e/ou nenhum trabalhador de onde quer que seja. Vejo a política como algo sujo “inlimpavel” pois não importa o que entre, sempre se sujeitarão ao sistema! Agora uma pergunta ao nobre vereador: Se tu fosses deputado, atirarias desta forma na Pm, PC, PP…? Pois pelo que sei possuem escalas ainda mais diversas! A trupe de vocês as vezes defendem o errado por idolatria ao comodismo, medo da perda ou simplesmente, está no sangue.

  78. A GM está idosa! Boa parte dos servidores são pessoas idosas! Enquanto isso, ao invés de modificar a escala para dar a falsa sensação do quantitativo de servidores, que tal chamar os mais de 1500 concursados, aprovados dentro do número de vagas, aguardando a convocação desde 2012?!! Já ficou provado que a nova escala proporciona um mínimo de dignidade, diminuindo inclusive as readaptações por problemas ortopédicos! Esse vereador quer unicamente fazer política mas não traz nada de concreto, nem para a GM nem pra sociedade. É um peso morto que consome o parco dinheiro da nossa prefeitura.

  79. 1200 aprovados Nao convocados
    Não temos uniforme bases caindo aos pedaços plano de carreira estagnado
    E o Sr quer aumentar as horas trabalhadas ? Faça as contas nossa escala 12*60 só equiparou aos outros servidores.

  80. Vereador politiqueiro querendo fazer nome em cima de uma lasse de trabalhadores honrados que estão a anos sem receber uniformes, sem receber reajuste, recomposição salarial e sem nem ao menos um plano de carreira.
    Deveria ter vergonha em levantar uma pauta dessa com tantos problemas que a cidade vem passando. Qualquer situação que ocorre na cidade o guarda sempre chega primeiro que PM bombeiro cet rio etc.. o guarda sempre está lá . Passe a observar melhor ..antes de falar tanta besteira.

  81. Tenho um enorme desânimo de comentar algo que fala sobre a escala 12×60. Quem faz comentários negativos sobre essa escala não sabe que a conquista dela foi as custas da saúde do efetivo da GM-Rio. Quando a escala 12×60 foi iplementada na instituição o absenteísmo caiu significativamente. O que causa o esvasianento das unidades são missoes fora da área de atuação de lotação do guarda que poderiam ser cumpridas com o pagamento do serviço extra onde o guarda trabalharia em seu dia de folga, do mesmo jeito que é na PM, pois o dinheiro do FEOP paga o RAS da pmerj, mas não paga o serviço extra pro GUARDA. Além disso existem cerca de 1500 candidatos do último concurso público para GM-Rio que estão há 10 anos aguardando a convocação. Esse quantitativo irá suprir a falta de agentes que faltam nas unidades . Sr. Vereador, isso são coisas que qual quer leigo consegue enxergar e acredito queo senhor com toda sua formação acadêmica, provavelmente tambem consegue perceber

    • Parabéns pelo comentário! Certamente esse Vereador não sabe e nem vive o dia a dia de um GM. Que tal comentar sobre os 13 anos sem promoções na instituição, que deveria ocorrer a cada dois anos: que o ticket alimentação é de R$ 360,00 sendo descontado no contra-cheque a quantia de R$ 72,00; que sequer há uniformes para serem pagos aos Guardas; que as instalações são insalubres; que muitos Guardas estão sofrendo assédio moral para trabalhar… Com certeza esse Vereador precisa se informar antes de falar do que não sabe.

  82. Em vez de fazer demagogia e jogar a população contra a guarda. Faça com que o município pague salários dignos e convoque os concursados. Gostaria que você fizesse um projeto de repente pra reduzir o seu salário e a sua jornada de trabalho. Pelo visto da sobrando muito tempo pra você falar besteira e sobre os assuntos que você não conhece!

  83. Em vez de fazer demagogia e jogar a população contra a guarda. Faça com que o município pague salários dignos e convoque os concursados. Gostaria que você fizesse um projeto de repente pra reduzir o seu salário e a sua jornada de trabalho. Pelo visto da sobrando muito tempo pra você falar besteira e sobre os assuntos que você não conhece!

    • Maneiro e ver vários comentários contra instituição,pelo jeito ninguém ver o que os vereadores ganham , 15 mil de salário , vale terno , vale combustível ,plano de saúde até para seus familiares ,vale refeição de valor altíssimo e outros benefícios , e ainda tem vários recessos na camara municipal ,fora que tem várias faltas nas audiências no plenário . Usam o povo e instituição pública como massa de manobra para garantir votos .

      Foda e saber que população ainda cai nas jogadas de políticos , vamos acordar galera esse e mais um político querendo arrecadar votos para não sair da mamata da política .

      Sanguessugas do povo .

  84. Fazer cumprir o ppano de cargos e salários ninguém quer, ninguém fiscaliza. Cumprir a lei 191 que descongela o triêio e o tempo de serviço congelado na pandemia, ninguém faz. Cumprir a lei 13022/14 ninguém quer. Agora dar trabalho e mudar a escala, vcs se movimentam. Bando de covarde. Respeitem o servidor da AUTARQUIA GM-RIO

  85. Tem que convocar os concursados. A escala de serviço não tem nada com isso. A prefeitura precisa é oxigenar a GMRIO, o efetivo é velho, A maioria dos readaptados são da antiga EMV.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui