Duas unidades de saúde são reinauguradas na Zona Oeste do Rio

Expectativa da Prefeitura é que mais de 25 mil moradores sejam beneficiados com as melhorias realizadas nas clínicas de Santa Cruz e Cosmos

Prefeitura do Rio reinaugurou, nesta quinta-feira, (29/12), mais duas unidades de Atenção Primária na Zona Oeste, sendo elas: Clínica da Família Alice Jesus do Rêgo, em Santa Cruz, e o Centro Municipal de Saúde Mario Rodrigues Cid, em Cosmos.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, esteve na entrega e afirmou que mais de 25 mil moradores da região serão benefícios com as unidades.

Estamos avançando no compromisso do prefeito Eduardo Paes, que é recuperar a Atenção Primária do Rio de Janeiro. Estamos completando 46 unidades de saúde reformadas no ano de 2022. A expectativa da Prefeitura é que a gente possa avançar ainda mais na reforma da estrutura física de todas as unidades e recompor as equipes de Saúde da Família, com mais médicos e enfermeiros“, afirmou o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

A recuperação da Estratégia Saúde da Família (ESF) é uma das principais metas da Prefeitura do Rio. Ao final de 2016, o programa tinha uma cobertura de 70% da população carioca e caiu para apenas 39% após quatro anos. Com a retomada dos investimentos na Atenção Primária, a partir de 2021, a cobertura da ESF já chegou a 54% no segundo semestre deste ano.

Novo mobiliário, equipamentos e climatização

A Clínica da Família Alice Jesus do Rêgo recebeu reparos gerais e pintura, além de novos mobiliário e equipamentos, como cadeiras longarinas, computadores e impressoras. A unidade conta com 12 consultórios, quatro equipes de saúde da família e duas equipes de saúde bucal.

No CMS Mario Rodrigues Cid, houve troca de mobiliário e climatização. A unidade conta com três equipes da saúde da família e uma de saúde bucal. A instalação é equipada com 17 consultórios e com o Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil.

Ambas as unidades contam com salas de vacina, saúde bucal, curativo, procedimento, observação clínica e farmácia, onde os pacientes podem retirar gratuitamente medicamentos em uma grade de itens da Atenção Primária.

A Clínica da Família Alice Jesus do Rêgo funciona na Estrada dos Palmares s/n°, em Santa Cruz, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O CMS Mario Rodrigues Cid funciona na Rua Matureia, s/nº, em Cosmos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e, aos sábados, das 7h às 12h

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui