Duas unidades de saúde são reinauguradas na Zona Oeste do Rio

Expectativa da Prefeitura é que mais de 25 mil moradores sejam beneficiados com as melhorias realizadas nas clínicas de Santa Cruz e Cosmos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Prefeitura do Rio reinaugurou, nesta quinta-feira, (29/12), mais duas unidades de Atenção Primária na Zona Oeste, sendo elas: Clínica da Família Alice Jesus do Rêgo, em Santa Cruz, e o Centro Municipal de Saúde Mario Rodrigues Cid, em Cosmos.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, esteve na entrega e afirmou que mais de 25 mil moradores da região serão benefícios com as unidades.

Estamos avançando no compromisso do prefeito Eduardo Paes, que é recuperar a Atenção Primária do Rio de Janeiro. Estamos completando 46 unidades de saúde reformadas no ano de 2022. A expectativa da Prefeitura é que a gente possa avançar ainda mais na reforma da estrutura física de todas as unidades e recompor as equipes de Saúde da Família, com mais médicos e enfermeiros“, afirmou o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

A recuperação da Estratégia Saúde da Família (ESF) é uma das principais metas da Prefeitura do Rio. Ao final de 2016, o programa tinha uma cobertura de 70% da população carioca e caiu para apenas 39% após quatro anos. Com a retomada dos investimentos na Atenção Primária, a partir de 2021, a cobertura da ESF já chegou a 54% no segundo semestre deste ano.

Advertisement

Novo mobiliário, equipamentos e climatização

A Clínica da Família Alice Jesus do Rêgo recebeu reparos gerais e pintura, além de novos mobiliário e equipamentos, como cadeiras longarinas, computadores e impressoras. A unidade conta com 12 consultórios, quatro equipes de saúde da família e duas equipes de saúde bucal.

No CMS Mario Rodrigues Cid, houve troca de mobiliário e climatização. A unidade conta com três equipes da saúde da família e uma de saúde bucal. A instalação é equipada com 17 consultórios e com o Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil.

Ambas as unidades contam com salas de vacina, saúde bucal, curativo, procedimento, observação clínica e farmácia, onde os pacientes podem retirar gratuitamente medicamentos em uma grade de itens da Atenção Primária.

A Clínica da Família Alice Jesus do Rêgo funciona na Estrada dos Palmares s/n°, em Santa Cruz, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O CMS Mario Rodrigues Cid funciona na Rua Matureia, s/nº, em Cosmos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e, aos sábados, das 7h às 12h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Duas unidades de saúde são reinauguradas na Zona Oeste do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui