Dupla criativa premiada lança livro focado em estudantes de publicidade

Livro é um guia para quem quer ingressar na carreira

Quais são os medos de quem está começando em agência de propaganda? A partir dessa pergunta, Lucas Ribeiro e Alexandre Kazuo, diretores de Criação Associados da McCann Nova Iorque embarcaram na aventura de lançar “Princípio. 128 princípios para quem quer se tornar um criativo em agência de publicidade.” 

O livro traz capítulos como “Há muito, muito tempo em uma agência muito distante”, “Portfólio, o seu cartão de visitas”, “Trabalhe seu networking. Um dia ele vai trabalhar por você”, “Entrei em uma agência. E agora?” e “Em cada fim há um novo começo”.

“Nesses anos de carreira, entrevistamos, lideramos, aconselhamos, demos aula para muitos jovens. Percebemos que muitas dúvidas são comuns a todos. Daí, nasceu a ideia de reunir todas as nossas dicas, filosofias e conselhos para ajudar quem está começando”, revela Kazuo.

“O começo é difícil porque é onde residem as dúvidas, as inseguranças, os receios. Mas essa fase também é importante porque guarda as inúmeras possibilidades que só uma página (ou um arquivo de photoshop) em branco podem oferecer”, comenta Ribeiro. O criativo também destaca:  “A nossa ideia é ajudar. Não temos todas as respostas, mas queremos contribuir para que quem está começando tenha menos perguntas. São os nossos princípios para auxiliar no seu princípio.”

Para o prefácio e a carta de apresentação, os criativos convidados foram, respectitivamente, Andrea Siqueira, ECD da FCB Chicago, e responsável por unir a dupla, e André Kassu, sócio e CCO da CP+B, última agência dos criativos no Brasil.

O livro será comercializado em versão impressa, disponível nos princioais marketplaces e livrarias do Brasil, e contará com versão digital pelo Kindle. 

Pensando em dar acesso e gerar mais oportunidades, a dupla distribuirá gratuitamente cerca de 100 unidades para a Escola Rua e o Projeto Soma.

Primeira Exposição da Oficina de Desenho do Theatro Municipal inaugura nesta quarta

Em comemoração a um ano de realização da oficina de desenho com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a ESPM, escola de negócios, promoverá sua primeira mostra de trabalhos. A oficina oferece aulas a preços populares, toda última sexta-feira do mês, ministradas pelo professor do curso de Design da ESPM, André Beltrão, com o objetivo de mostrar o mundo mágico do Theatro pelos olhos dos estudantes, que aprendem noções de perspectiva, de luz e sombra. 

A Primeira Exposição da Oficina de Desenho do Theatro Municipal contará com trinta trabalhos desenvolvidos por participantes, entre alunos da ESPM e público geral. “Ao longo desse ano de atividades, as aulas tiveram um público bastante heterogêneo, de jovens universitários a pessoas com mais de sessenta anos, desenhando suas percepções sobre o Theatro, e muitos gostaram tanto que fizeram a oficina mais de uma vez”, diz Beltrão. 

A exposição acontece de 14 de dezembro até 31 de março de 2023 e os interessados poderão ter acesso à mostra durante as atividades promovidas pelo Theatro, como as visitas guiadas e os espetáculos. 

Serviço

Primeira exposição da Oficina de Desenho do Theatro Municipal

Quando: 14 de dezembro de 2022 a 31 de março de 2023

Onde: Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano s/n – Centro

Evento gratuito

Estudantes de Design da ESPM Rio são premiados no Brasil Design Award

Os estudantes do curso de Design da ESPM Rio, Carolina Aranha, Nicolle Felix, Lucas Tadeu, Giovanna Cezar e Giulia Velasco, foram premiados na 12ª edição do Brasil Design Award – BDA 2022, festival promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Design – ABEDESIGN, com o objetivo de valorizar o trabalho de designers brasileiros, além de fomentar e fortalecer o mercado de design.  

Os prêmios foram entregues em cerimônia no Edifício Alexandre Mackenzie, também conhecido como Prédio da Light, em São Paulo. Os trabalhos dos alunos da ESPM foram destaque na categoria Design de Embalagem – Estudantes Graduação, com o projeto Nike Don’t Waste It, premiado com Prata, e Design Gráfico – Estudantes Graduação, com o projeto Ciclo – Identidade Para Marca De Produtos Menstruais Sustentável, que recebeu Bronze.  

Voltada à personal care para atletas durante a prática esportiva, o projeto criado para a Nike visa o maior aproveitamento de uma linha de produtos pensada com base nas limitações e especificações de cada esporte. Há kits para idosos e pessoas que menstruam e o projeto também traz um evento que serve de amplificador da experiência de uso dos produtos e da prática esportiva. 

A Ciclo é uma marca hipotética de absorventes reutilizáveis, que possui uma presença sustentável e inclusiva que abraça todo o público que menstrua, não apenas mulheres cisgênero, – por meio de sua linguagem visual e comunicacional desses tópicos. 

“O BDA possibilita que graduandos em Design mostrem sua capacidade criativa e estratégica de resolução de problemas e maturidade profissional, configurando assim em uma grande vitrine de talentos para o mercado”, diz Leonardo Marques, coordenador do curso de Design da ESPM.

Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui