Os vereadores presentes à sessão da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, desta quarta-feira (21), foram surpreendidos por um evento inusitado e malcheiroso. Em protesto contra os problemas de saneamento enfrentados pelos moradores do bairro Santa Edwiges, no distrito de Guarus, o vereador Luciano Rio Lu (PDT) entornou água de esgoto com fazes durante a sessão.
No vídeo, Luciano, para demonstrar a precária situação dos moradores do bairro campista, coloca um balde com esgoto em cima da bancada e com um recipiente à mão revolve a água suja dizendo: “Isso aqui, gente. Isso aqui não é brincadeira, não. É cocô, presidente. É para sentir. É que eu estou revoltado. Aqui, a gente tá falando de um cocô que caiu aqui na tribuna. Agora, imagina um cocô em frente a casa do povo no dia a dia. Isso não pode estar acontecendo. É minha revolta. Isso é uma covardia”, disse Luciano, jogando o líquido com fezes no chão da Casa.
Os moradores de Santa Edwiges, que estavam presentes à sessão, apoiaram a ação do vereador. Os protestos foram direcionados à má qualidade dos serviços prestados Águas do Paraíba, concessionária responsável pelo serviço de esgoto na cidade do Norte Fluminense. O prefeito Wladimir Garotinho (PSD) foi cobrado por medidas mais eficazes em apoio à população do bairro, que empunhava cartazes com os dizeres: “Queremos solução”, “Abandonados pelo poder público” e “Cansamos de promessa”.
Diante da repercussão das imagens, o vereador Luciano Rio Lu foi às as suas redes sociais para pedir desculpas aos funcionários da limpeza da Câmara: “Quero pedir desculpas a todos os funcionários da Câmara de Campos. Me alterei um pouco e acabou derramando no plenário. Peço perdão”, afirmou o pedetista.
A Câmara Municipal de Campos dos Goytacases ressaltou que o vereador tem imunidade para falar e agir da forma que bem entender durante os seus discursos no plenário da Casa.
Pivô da ação inusitada, a concessionária Águas do Paraíba informou, por meio de nota, que a mancha urbana de Campos já conta com 93% do esgoto coletado, com 100% deste material tratado. Já sobre a situação do esgotamento sanitário do bairro Santa Edwiges, a concessionária adiantou que está elaborando um planejamento para construção da rede coletora de esgoto.
“Já foram realizados os levantamentos necessários nas ruas, visto que trata-se de um bairro de pequena extensão. É importante frisar que não há cobrança de tarifa de esgoto para os moradores desta localidade”, finalizou a Águas do Paraíba em sua nota.
As informações são do jornal O Dia.
Isso não vemos no comportamento de parlamentares de outros países desenvolvidos… digo, o Brasil não é desenvolvido.
a vereância não decepciona. achei que cheirar calcinha em live seria o máximo que esse pessoal chegasse. rsrsrsrs