É pedra, é móvel, é o fim do caminho: Acúmulo de lixo causam alagamentos em comunidades do Rio

Moradores reclamam de detritos na Muzema, Rio das Pedras e Providência, enquanto a Comlurb garante que a coleta é regular e chega até duas vezes por dia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

As chuvas de verão começam e a preocupação com lixo acumulado nas comunidades do Rio surgem como preocupação contra inundações e contaminação da água. Tão perto da parte nobre da Barra da Tijuca, moradores convivem com entulhos, sacolas com descartes e até móveis velhos entre a Estrada do Itanhangá e na Avenida Engenheiro Souza, nas proximidades da Muzema até o Rio das Pedras, ambas em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. “Fica tudo pelo chão e ainda vemos os garis, que sofrem muito, levantarem as caçambas pelo braço. Catadores ainda reviram tudo para reciclagem e deixam por lá o que não aproveitam. Por que a Prefeitura não inicia um programa de coleta seletiva nestas comunidades”, indaga uma motorista que não quis se identificar, que se queixa que passar ali de carro é um desafio. “Quando chove então, alaga tudo com lixo”, completa.  

Na localidade ainda, há estacionamento irregular, que também atrapalha a vida da motorista. Em nota, a Guarda Municipal diz que enviará a denúncia para o setor responsável pela fiscalização.    

Segundo informações da Comlurb, tanto a Muzema quanto Rio das Pedras contam com caixas de 1200 litros para receber os resíduos e conta com coleta diária de até duas vezes ao dia.

No Morro da Providência, na Zona Portuária do Rio, é comum ver bastante lixo na entrada da comunidade. Para resolver o problema, a Comlurb diz que destinará dois tratores especiais para limpeza de comunidade, mas não deu informações de quando as máquinas serão enviadas ao local. O órgão ainda completa que, assim como as comunidades da Zona Oeste citadas acima, a Providência também conta com coletas diárias, podendo chegar a dois turnos.

Advertisement

A Comlurb pede ainda para que a população colabore com a limpeza nas áreas e faça o descarte corretamente dos resíduos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp É pedra, é móvel, é o fim do caminho: Acúmulo de lixo causam alagamentos em comunidades do Rio
Avatar photo
Formada em Comunicação Social desde 2004, com bacharelado em jornalismo, tem extensão de Jornalismo e Políticas Públicas pela UFRJ. É apaixonada por política e economia, coleciona experiências que vão desde jornais populares às editorias de mercado. Além de gastar sola de sapato também com muita carioquice.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui