A editora Rubra acaba de lançar o disco-livro “É Pretinha”. Uma colaboração artística entre mulheres sambistas. A obra foi concebida por Marina Iris e Manu da Cuíca, com ilustrações de Tétiiz e produção musical de Ana Costa. É uma celebração da magia do samba e da infância, mergulhando os leitores em um mundo vibrante e sensorial.
É Pretinha transporta os leitores para o universo encantado de Flor de Maria, uma garotinha de 4 anos que vive suas aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, onde se transforma em Mariaventureira. O cenário da roda de samba se torna um portal para uma jornada cheia de cores, sons e sensações, refletindo a essência profunda do samba como expressão comunitária ancestral.
Além da narrativa encantadora, o livro-disco apresenta um mergulho musical nesse universo único. Produzido e dirigido por Ana Costa, o disco conta com sete músicas compostas especialmente para a obra, interpretadas por Marina Iris, Sílvia Druffayer e Maira Freitas. Destaque especial para a participação da renomada Áurea Martins, que dá voz à protagonista do livro.
Marina Iris compartilha sua inspiração para É Pretinha: “Quando idealizei o É Pretinha, pensei em trazer para a literatura infantil o contexto de samba, subúrbio, quintal, família e ancestralidade. Queria que tudo estivesse presente de forma natural e poética, inspirada na infância cheia de abstração e poesia”.
Manu da Cuíca adiciona: “Contar uma história após me tornar mãe se tornou um rito de intimidade e carinho, onde entrelaço minha infância na da minha filha. Eu, Ana e Marina conversamos muito sobre essa dimensão das histórias antes de começarmos a criar”.
As músicas podem ser ouvidas no Spotify e YouTube gratuitamente.