Economia fluminense registrou crescimento de 3,8%, em 2023, segundo estudo da Firjan

Setor de Serviços, que responde por 60% do PIB do Estado, foi o responsável pelo avanço, seguido pelo setor industrial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cristo Redentor (Acervo Setur-RJ)

Estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) verificou que, em 2023, a economia fluminense registrou um crescimento de 3,8%, em comparação a 2022. O resultado foi de 0,9 ponto percentual acima da média nacional (2,9%), segundo o levantamento da Firjan, que analisou a atividade econômica do Estado por setores.

Com 60% de participação no PIB fluminense, o setor de Serviços registrou alta de 3,3%. O setor Industrial apresentou um avanço de 5,2%, especialmente nos segmentos Extrativo (8%) e da Construção Civil (4,1%). A indústria de transformação, no entanto, acusou a menor taxa de crescimento: 0,6%, com somente 5 dos seus 14 segmentos tendo registrado resultados positivos.

O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, celebrou os resultados, mas ressaltou, no entanto, que o mau desempenho da indústria de transformação é resultado da elevada taxa básica de juros. Ele espera que, em 2024, as condições macroeconômicas sejam mais favoráveis para o Rio.

“O PIB do Estado do Rio surpreendeu positivamente, mas não podemos deixar de ressaltar o resultado da indústria de transformação, impactada principalmente pelo nível elevado da taxa básica de juros. Nossa expectativa é de taxas mais baixas neste ano de 2024 e, assim, de um ambiente de negócios mais favorável para a indústria”, pontuou Eduardo Eugênio.

Advertisement

De acordo com as previsões da Federação, o PIB do Estado do Rio pode crescer 3,1% em 2024, puxado pela indústria de Petróleo e Gás e pelo setor de Construção. Ainda de acordo com a instituição, a indústria de transformação também deve apresentar um crescimento considerável.

O estudo da Firjan alerta que o cenário fiscal brasileiro pode interferir na dinâmica da economia fluminense de forma negativa, reduzindo a sua taxa de crescimento para apenas 1,5%, totalizando 4,8%.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Economia fluminense registrou crescimento de 3,8%, em 2023, segundo estudo da Firjan
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui