Economia marítima será tema de seminário no Teatro Popular de Niterói

Rio de Janeiro abriga a maior economia do mar do Brasil e é líder em operações de marinas e vice-líder em atividades portuárias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ilhas Cagarras / Reprodução: Internet

Terceiro estado com maior extensão litorânea do Brasil, o Rio de Janeiro receberá, no dia 15 de agosto, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, o I Seminário da Economia do Mar, focado no associativismo e na economia compartilhada. Com o tema “Economia Azul”, o encontro, que é gratuito, reunirá representantes de várias cadeias produtivas para discutir estratégias de exploração sustentável dos recursos marinhos.

O evento é de grande importância para o Rio de Janeiro, que abriga a maior economia do mar do País, segundo o site Atual. A liderança fluminense é impulsionada por atividades de grande importância para a economia nacional, entre elas: energia offshore, construção naval, portos, turismo, defesa, bioeconomia e pesca.

O seminário contará com painéis de grande relevância para a cadeia produtiva da economia marítima, com destaque para:

Turismo e Economia das Praias – setor estratégico para a economia fluminense e da capital. A cadeia produtiva concentra um grande potencial de geração de empregos e para se desenvolver exige a integração de destinos turísticos por vias terrestres e marítimos, que resultam na promoção da Economia das Praias e demais atrativos costeiros.

Portos e Marinas – quanto à infraestrutura portuária e marítima, o Rio de Janeiro é líder em operações de marinas e vice-líder em atividades portuárias. Neste painel, serão discutidas propostas para o desenvolvimento dos dois setores.

Construção Naval e Náutica – mesmo enfrentando problemas, o setor naval fluminense ocupa um lugar de destaque no setor da construção e manutenção naval. Os desafios para a qualificação e renovação da mão de obra, e o descomissionamento de embarcações serão alguns dos termas a serem debatidos.

Baía de Guanabara – ativo importante para a economia do Estado, a revitalização da Baía de Guanabara será outro assunto de destaque no evento. Dado o seu alto potencial pesqueiro, portuário, imobiliário, turístico, cultural e imobiliário, a balneabilidade das águas da Baía é uma meta a ser perseguida. O Governo do Estado e entidades associadas planejam que 90% das águas locais apresentem boas condições de salubridade até 2033.

Inovação e Desenvolvimento Local

No painel, os debates serão sobre inovação azul – estratégias colaborativas conhecidas como Blueteck, cujo foco é a abertura de negócios e elaboração de soluções sustentáveis no uso dos recursos marinhos.

Clusters e Cidades Costeiras – o desenvolvimento de clusters e cidades costeiras e lagunares, também será tema de debate dado o seu impacto no desenvolvimento econômico, social e ambiental regional.

“Mar à Vista: Vamos Empreender a Economia do Mar Sustentável, a Nossa Amazônia Azul” é o chamado do seminário às autoridades públicas e entidades privadas, para que o Rio de Janeiro tome posse da sua liderança nacional e internacional no cenário da economia marítima sustentável.

O seminário é uma realização da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Rio de Janeiro (Facerj), em parceria com o Sistema OCB-Sescoope RJ, Portos Rio, CODIN, Fecomércio RJ, Neltur, BR Marinas, entre outras instituições. O evento conta com o apoio do apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Sebrae RJ e ABEEMAR.

O Teatro Popular Oscar Niemeyer fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Centro de Niterói.

Programação do Evento:

Manhã

  • 8:30 h – Credenciamento
  • 9:00 h – Abertura Institucional
  • 9:30 h – Palestra: O Fomento ao Desenvolvimento Local por meio da Economia do Mar Sustentável e Inovação (Bluetech)
  • 10:30 h – Palestra: O Setor do Turismo como Vetor de Desenvolvimento Local
  • 11:30 h – Palestra: A Baía de Guanabara e a Economia Azul: Saneamento, Entrepostos e Pesqueiros.
  • 12:30 h – Almoço

Tarde

  • 14:00 h – Palestra: Portos, Entrepostos Pesqueiros e Marinas como “Hubs da Economia Azul”
  • 15:00 h – Palestra: Construção Naval e Náutica: Criando Emprego e Renda por meio da Economia do Mar Sustentável
  • 16:00 h – Palestra: Setor de Energia: O Futuro através da Economia do Mar Sustentável
  • 17:00 h – Palestra: Cooperativismo Municipal, uma alternativa para o desenvolvimento territorial local.
  • 18:00 h – Encerramento: Mar à Vista: Cocktail de Encerramento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Economia marítima será tema de seminário no Teatro Popular de Niterói

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui