Ediel Ribeiro: Gay Talese e o ‘New Journalism’

Gay Talese é um jornalista e escritor norte-americano nascido na ilha de Ocean City, Nova Jersey

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Adoro histórias de jornalistas. Me identifico com elas. Quando comecei no jornalismo, me inspirava nos textos de João Saldanha, Ivan Lessa, Ruy Castro e Jaguar, entre outros.

Dos estrangeiros, gostava do Art Burchard, do Hunter Stockton Thompson – criador de um estilo denominado ‘Jornalismo Gonzo’, que se caracteriza por acabar com a distinção entre autor e sujeito, ficção e não-ficção – e, em especial, de Gay Talese.

Gay Talese é um jornalista e escritor norte-americano nascido na ilha de Ocean City, Nova Jersey, no dia 7 de fevereiro de 1932, filho de um alfaiate italiano que migrou para os EUA. É casado com Nan A. Talese, com quem tem duas filhas, Pamela e Catherine Talese.

Graduado em jornalismo pela Universidade do Alabama em 1953. Entre 1955 e 1965 escreveu para o jornal ‘The New York Times’ e para a revista ‘Esquire’. A partir de 1960 tornou-se colaborador de várias revistas. Neste período, contribuiu para a criação do jornalismo literário, o chamado ‘New Journalism’, gênero que combina as técnicas descritivas do romance com o realismo da não-ficção.

Advertisement

Publicou, entre outros livros de sucesso, ‘Honor thy father’, história de uma família da Máfia, e ‘Unto the Sons’, sobre a imigração italiana para os Estados Unidos.

Talese notabilizou-se por seus artigos sobre o jogador de beisebol Joe DiMaggio, o cantor Frank Sinatra e os boxeadores Floyd Patterson e Joe Louis.

Talese já esteve no Brasil. Foi o convidado de honra da Festa Literária Internacional de Paraty, de 2009. Já esteve anteriormente no país e tem várias obras traduzidas em português.

Alguns jornais afirmam que se o jornalismo fosse uma monarquia, Gay Talese seria o rei. Talese é reverenciado por outros jornalistas como Deus.

É dele a frase mais célebre da história do ‘jornalismo literário’: “Sinatra resfriado é como Picasso sem tinta ou uma Ferrari sem gasolina – só que pior”.

Seu artigo ‘Sinatra Está Resfriado’, publicado pela revista ‘Esquire’, em abril de 1966, é frequentemente apontado como a melhor história de não-ficção do século 20, o texto é indicado até hoje nas melhores faculdades de jornalismo.

Mas, até um ‘deus do jornalismo’, como Talese comete erros:

No livro ‘Voyeur’, Talese conta a história de um homem chamado Gerald Foos, que o procurou dizendo ter informações importantes que dariam um livro: o homem disse que havia comprado um motel em Aurora, no Colorado, com a intenção de satisfazer suas ‘tendências voyeurísticas’ espionando os hóspedes por uma abertura no teto, o que teria feito durante quase três décadas. Segundo Foos, além das cenas de sexo ele teria presenciado um assassinato.

Talese ficou encantado pela história. A história contada pelo voyeur parecia boa demais para não ser publicada. Durante três décadas o jornalista acompanhou, ouviu e escreveu tudo o que o homem lhe contou.

Depois do livro publicado, Talese descobriu algumas inconsistências nos relatos de Foos. A imprensa divulgou a “barriga” – informação errada ou mal apurada – e o livro e até mesmo a carreira de Gay Talese foram postos em cheque.

O resto, está no livro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ediel Ribeiro: Gay Talese e o 'New Journalism'
Avatar photo
Jornalista, cartunista, poeta e escritor carioca. É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG) e Diário do Rio (RJ) Autor do livro “Parem as Máquinas! - histórias de cartunistas e seus botecos”. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) dos romances "Sonhos são Azuis" e “Entre Sonhos e Girassóis”. É também autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty", publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ), desde 2003, e criador e editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!"
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui