Ediel Ribeiro: Meu encontro com Maurício de Sousa

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre a experiência de encontrar com o cartunista com Mauricio de Sousa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Ontem, estive com Mauricio de Sousa, na Livraria Drummond, em São Paulo, no lançamento do seu novo livro “Crie de Manhã, Administre à Tarde”, escrito em parceria com Renata Sturm e Guther Faggion.

Não foi o meu primeiro encontro com o cartunista. Já estive outras duas vezes com ele. As duas, na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. Mas, nas duas oportunidades, não conversamos. Eu era um ‘menino’ tímido e deslumbrado, diante do seu ídolo de infância e ele estava rodeado de crianças.

Ontem, foi diferente. Cheguei para cobrir o lançamento do livro para “O Folha de Minas” e papeamos por alguns minutos, enquanto lá fora a produção organizava a entrada da multidão que queria se aproximar do ídolo. Foram minutos in-ter-mi-ná-veis.

Falei com ele sobre o evento que eu e a Sheila tentamos organizar em Mogi das Cruzes para comemorar seus 85 anos e que por falta de datas teve que ser cancelado. Agradeci pelos mais de 5 mil gibis que ele, através da “Editora Panini”, enviou para serem distribuídos para as crianças no evento e que fizeram a alegria das crianças da Rede Municipal de Ensino de Mogi, no Natal de 2020.

Advertisement

Mostrei para ele o livro “Maurício – A História Que Não Está no Gibi”, sua autobiografia, lançada em 2017, que comprei na Bienal do Livro. “Este livro é raro! Já está esgotado. Você merece um desenho do Bidu”, disse, antes de desenhar o cachorrinho e autografar o livro – “Ao Ediel, abraços do Maurício”.

Fiquei tão impressionado com o meu ídolo desenhando no meu livro que nem fotografei ou filmei a cena. Ficou na memória. E no livro.

Bidu, o cachorrinho azul foi o primeiro personagem de Mauricio de Sousa, publicado em 1959. O cartunista se inspirou num cachorro Schnauzer miniatura que ele tinha na infância.

Com o passar do tempo o Bidu se tornou o alter ego de Mauricio.

Obrigado, Mauricio!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ediel Ribeiro: Meu encontro com Maurício de Sousa
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Ediel Ribeiro: Meu encontro com Maurício de Sousa
Avatar photo
Jornalista, cartunista, poeta e escritor carioca. É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG) e Diário do Rio (RJ) Autor do livro “Parem as Máquinas! - histórias de cartunistas e seus botecos”. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) dos romances "Sonhos são Azuis" e “Entre Sonhos e Girassóis”. É também autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty", publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ), desde 2003, e criador e editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!"
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui