Ediel Ribeiro: O poeta Fernando Pessoa

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre Fernando Pessoa, que foi um dos maiores gênios da literatura portuguesa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Portugal cultua seus ídolos.

Cristiano Ronaldo, Fernando Pessoa, José Saramago, Amália Rodrigues e Luís de Camões são alguns deles. Na minha volta a Lisboa, fui conhecer um pouco mais da vida e obra do poeta Fernando Pessoa.

Em terras luzitanas, o escritor Fernando Pessoa – uma das figuras mais importantes da história de Portugal – é onipresente. Está em todos os lugares. Sua foto está em todos os cantos de Lisboa. Nas ruas, nas lojas, nos bares, nas livrarias, nos cartões postais e até, pasmem, no dinheiro.

Fernando Pessoa foi um dos maiores gênios da literatura portuguesa. Ele é considerado um dos maiores poetas europeus do século XX e um dos pais do modernismo. Pessoa, foi, além de poeta e escritor, filósofo, publicitário, tradutor, correspondente comercial, comentarista, dramaturgo, ensaísta, empresário, inventor, astrólogo e crítico literário.

Advertisement

Pessoa nasceu em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888. Aos oito anos, mudou para a África do Sul com a mãe e o padrasto. Em 1905 o poeta retornou para Portugal e viveu em Lisboa até a sua morte. O escritor era tão apaixonado por Lisboa que escreveu um famoso guia da cidade: ‘Lisboa: o Que o Turista Deve Ver’. Lisboa também aparece em vários dos seus poemas.

Fernando Pessoa viveu entre os bairros do Chiado, Baixa e Campo de Ourique. Boêmio, o poeta passava muito tempo nos cafés de Lisboa, onde escreveu algumas de suas obras. Entre os seus preferidos está o café ‘A Brasileira’, onde está a sua famosa estátua.

Em relação à bebida, ele escreveu: “Se alguém me disser que precisa beber para escrever, então eu digo-lhe: Beba”. Ele bebia para trabalhar, para escrever. Mas ele nunca ficou bêbado. Sim, bebia muito, mas nunca ficou bêbado. Outros vícios do poeta eram o café e o cigarro.

O escritor era uma pessoa simples, ganhava a vida fazendo traduções e redação de cartas para empresas. Vivia sem a necessidade de acumular dinheiro era um homem extremamente livre. Vivia como queria. Escreveu: “Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.”

No bairro de Campo de Ourique, em Lisboa, onde o aclamado poeta viveu os últimos 15 anos da sua vida, fica a Casa Fernando Pessoa, um museu em homenagem ao poeta, que reúne objetos pessoais, documentos e a sua biblioteca particular.

Este espaço cultural foi inaugurado em 1993 e é um local imperdível para os fãs de Fernando Pessoa e para apaixonados pela literatura portuguesa. Foi lá que Pessoa esceveu muitos dos seus poemas e criou seus heterônimos.

A Casa Fernando Pessoa tem diversos andares que podem ser visitados, com diferentes conteúdos. Lá, encontramos um espaço multimídia e interativo, onde podemos ver alguns objetos pessoais do poeta, como seus óculos de aros finos – marca de Fernando Pessoa – a reconstrução do quarto e a biblioteca particular do poeta.

A Casa também abriga o restaurante e cafeteria ‘Flagrante Delitro’. Um espaço calmo e acolhedor com uma esplanada rodeada de plantas e um espelho d’ água com peixes, que ajuda a criar um ambiente incrível.

O ingresso para visitar a Casa Fernando Pessoa custa 3 €. A visita é gratuita nos sábados e feriados, até às 14 horas. A Casa Fernando Pessoa está aberta de segunda a sábado, das 10h às 18h.

Fernando Pessoa morreu em 1935, quando tinha 47 anos. Seu túmulo encontra-se no Mosteiro dos Jerônimos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ediel Ribeiro: O poeta Fernando Pessoa
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Ediel Ribeiro: O poeta Fernando Pessoa
Avatar photo
Jornalista, cartunista, poeta e escritor carioca. É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG) e Diário do Rio (RJ) Autor do livro “Parem as Máquinas! - histórias de cartunistas e seus botecos”. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) dos romances "Sonhos são Azuis" e “Entre Sonhos e Girassóis”. É também autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty", publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ), desde 2003, e criador e editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!"
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui