Ediel Ribeiro: quatro anos sem Alfredinho do Bip Bip

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre Alfredo Jacinto Melo, o Alfredinho, que foi dono do popular Bip-Bip

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Meu amigo, o jornalista e escritor, Luís Pimentel me lembra que no último sábado (2/3) fez quatro anos que Alfredinho encantou-se.

Alfredo Jacinto Melo, o popular Alfredinho, foi dono do popular Bip-Bip. Boteco simpático, reduto de boêmios, jornalistas, artistas e intelectuais em Copacabana.

O Bip-Bip – fundado em 13 de dezembro de 1968, dia da implantação do AI-5, Ato Institucional que endureceu ainda mais a repressão do regime militar – é um local de resistência artística e cultural.

Carismático, apesar do senso de humor ácido, Alfredinho era querido por todos. O dono do Bip Bip morreu dormindo, em sua casa, aos 75 anos, no dia 02 de março de 2019.

Advertisement

Com a morte do amigo, Pimentel reuniu uma legião de talentosos amigos de Alfredinho e escreveu “Alfredinho, sobrenome Bip Bip”, um gostoso livro em homenagem ao lendário ‘Alfredinho do Bip’.

O texto abaixo, foi a minha colaboração no livro em homenagem ao generoso e carismático – apesar do senso de humor ácido – Alfredinho.

“Jaguar me disse uma vez que o Bip Bip era o único botequim que conhecia, sem fins lucrativos.

E era.

Alfredo Jacinto Melo, o popular Alfredinho comandava o Bip Bip sem preocupações menores. Nunca se preocupou em ganhar nada. Talvez por isso fosse botafoguense.
‘Quero me divertir. Ajudar os outros e ser anfitrião’, dizia, resumindo sua utopia, praticada com fervor religioso.

Carismático, apesar do senso de humor ácido, Alfredinho era daquelas pessoas por quem você se apaixona logo que conhece. Apaixonado por música, com certeza ele está lá no céu – com seu copo de vinho na mão – ouvindo os anjos tocarem suas harpas.

E, claro, reclamando do barulho.
Adeus, amigo.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ediel Ribeiro: quatro anos sem Alfredinho do Bip Bip
Avatar photo
Jornalista, cartunista, poeta e escritor carioca. É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG) e Diário do Rio (RJ) Autor do livro “Parem as Máquinas! - histórias de cartunistas e seus botecos”. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) dos romances "Sonhos são Azuis" e “Entre Sonhos e Girassóis”. É também autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty", publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ), desde 2003, e criador e editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!"
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui