
A localização privilegiada do prédio é um bônus e foi uma estratégia da incorporadora para entender o Centro do Rio. Com obras já iniciadas, a AZO Inc., compradora inicial do Edifício A Noite e responsável pela reforma e a “grife” do prédio, está criando um projeto para integrar a construção no circuito turístico da Praça Mauá. O prédio, que é tombado pelo Iphan, foi comprado pela empresa paulista em 2023 por R$ 36 milhões e será convertido a residencial dentro dos incentivos do Reviver Centro.
Mirante no topo e restaurante de referência
Durante o painel do SOMA Day, evento do mercado imobiliário realizado nesta sexta-feira (28/03) na Região Portuária, o CEO da AZO, José de Albuquerque, revelou alguns detalhes do projeto que têm gerado grande expectativa. Um dos principais atrativos será um mirante que será instalado no topo do edifício, a uma altura de 102 metros. Quando o prédio foi inaugurado na década de 1920, era considerado o primeiro arranha-céu da América Latina. A ideia é que o espaço seja aberto ao público.
Além do mirante, o projeto inclui um restaurante de alto padrão, que promete se tornar referência. De acordo com Albuquerque, a escolha do restaurante está sendo feita com extremo cuidado. A incorporadora contratou o consultor de Lisboa, Sérgio Frade, para ajudar na curadoria da marca que será instalada no topo do edifício. “A vista é incrível, e estamos selecionando uma marca top”, afirma o CEO, com entusiasmo.

Memória da Rádio Nacional será preservada
Falar do A Noite e não citar a Rádio Nacional, que fez história no prédio, é praticamente impossível. A emissora ocupou o prédio por 76 anos — de 1936 até 2012. Em homenagem, será criado um restaurante temático no térreo, com elementos que resgatam o passado da rádio. “Quando você entra no prédio e vê onde era a Rádio, onde as radionovelas eram gravadas, a emoção é inevitável. Decidimos fazer um tributo a isso, mantendo a história viva”, comentou José de Albuquerque, destacando a importância da rádio que funcionou do 19º ao 22º andar da construção.
Apartamentos exclusivos e duplex no 22° andar
O projeto também trará uma proposta diferenciada para os apartamentos. Devido ao pé direito alto dos andares, que pode chegar a quatro metros, as unidades serão diferente das outras ofertadas no Centro. No 22° andar, onde funcionava a sede da rádio, os espaços serão convertidos em apartamentos duplex, marcando estreia desse tipo de unidade nos lançamentos da área. Por conta das gravações, os espaços precisavam ser amplos para a instalação dos estúdios. 75% das unidades terão vista para a Baía de Guanabara. A previsão para a conclusão da reforma é para junho de 2027.

José de Albuquerque comemora o sucesso da transação — 97% das unidades foram vendidas à Brookfield, o que garantirá a qualidade da manutenção do prédio. “Tivemos a felicidade de realizar a venda. A empresa vai trazer um projeto de multifamily. Estávamos muito cuidadosos na escolha de uma operadora que pudesse gerenciar o prédio, mas quando se tem um único controlador, é ainda melhor. Ou seja, a qualidade da manutenção do edifício está mais do que garantida, pois será preservada pela Brookfield.”, afirmou o CEO.
Responsabilidade Urbana
Este é o primeiro projeto da AZO Inc. no Centro do Rio. “Foi uma oferta que nos foi feita para comprar o prédio. Analisei como um desenvolvedor imobiliário, estudei os fundamentos. A localização tem excelente mobilidade urbana, está em frente ao Museu do Amanhã e à Praça Mauá. Não tem como dar errado. Vi uma oportunidade de negócio e, além disso, uma chance de entender o que é o urbanismo no Centro do Rio de Janeiro. A reforma do Edifício A Noite é, sem dúvida, uma responsabilidade urbana.”