Edifício empresarial da ABL conquista certificação internacional de sustentabilidade

Prédio passou por revitalização do seu sistema de ar-condicionado e dos elevadores, além da troca das lâmpadas por modelos LED e ingresso no mercado livre de energia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Palácio Austregésilo de Athayde / Crédito: Engepred

O Palácio Austregésilo de Athayde, edifício empresarial da Academia Brasileira de Letras (ABL), localizado no Centro do Rio de Janeiro, recebeu o certificado LEED Gold do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) por conta do seu projeto de eficiência energética, que resultou na redução de 15% do consumo de energia elétrica. As intervenções passaram por uma revitalização do sistema de ar-condicionado e dos elevadores, além da troca das lâmpadas por modelos LED e ingresso do Palácio no mercado livre de energia. O GBC Brasil é uma das principais certificações internacionais de sustentabilidade.

A administradora da ABL, Ana Paula de Castro, afirmou que a conquista da certificação demonstra que a instituição está na direção certa quanto às demandas socioambientais.

“Ter responsabilidade socioambiental é hoje uma obrigação, mas também uma medida inteligente e estratégica. A conquista da certificação LEED valoriza ainda mais o ativo, agrega valor à sua imagem e aos seus públicos, torna-o mais competitivo e gera novas oportunidades, tendo em vista grandes players que priorizam espaços sustentáveis e certificados”, disse Ana Paula.

A edificação conta com elevadores que aproveitam a energia em forma de calor, resultante do seu funcionamento, usando-a para alimentar a rede elétrica interna – sistema regenerativo que, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (ABEEL), possibilita a redução em 75% do consumo de energia elétrica, se comparados aos sistemas não regenerativos.

Advertisement

Leia também

Custas judiciais aumentaram 45% no estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos

Proposta do BNDES para o Centro do Rio inclui calçadões e parque no Canal do Mangue

Outra medida importante foi o ingresso no mercado livre de energia, em abril de 2018. A iniciativa permitiu a redução no custo da energia em 20% ao ano, pelos 5 anos seguintes. Até o fim de 2023, economia média anual é estimada em R$ 1 milhão, ou de R$ 5 milhões desde o início das operações até agora.

Para Luciana Penna, sócia da Engepred, as mudanças adotadas impactaram de forma positiva a qualidade de vida dos usuários do edifício, além de tornarem-no mais competitivo no mercado imobiliário.

“O grande diferencial é a visão de médio e longo prazos com foco na perenidade do ativo, o que viabiliza investimentos de impacto em todas as vertentes da sustentabilidade. Isto é, tem-se o retorno econômico-financeiro comprovado, incluindo a constituição de um empreendimento mais competitivo no mercado imobiliário de locação, mas também os aspectos socioambientais, com benefícios em saúde, bem-estar e segurança para as pessoas e uma menor pegada de carbono no meio ambiente”, afirmou Luciana.

A certificação LEED Gold do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) é de origem norte-americana, sendo adotada em 160 países para o reconhecimento do desempenho sustentável de edifícios de alto padrão.

Localizado ao lado da sede histórica da ABL, o Palácio Austregésilo de Athayde foi construído há 44 anos para gerar renda permanente para a ABL. O ativo é gerido pela Engepred, empresa que empreendeu as mudanças que o levaram à certificação tecnicamente definida como LEED O+M EB versão gold (Leadership in Energy and Environmental Design, em tradução livre Liderança em Energia e Design Ambiental).

O nome do prédio é uma homenagem ao jornalista pernambucano Austregésilo de Athayde, que ingressou na Academia Brasileira de Letras, em 1951, tendo presidindo-a de 1958 até em 1993, ano do seu falecimento, no Rio de Janeiro. Austregésilo integrou a comissão que redigiu a Declaração Universal dos Direitos do Homem e representou o Brasil na 3ª Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), em Paris, em 1948.

Informações: Diário do Porto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Edifício empresarial da ABL conquista certificação internacional de sustentabilidade

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui