Eduardo Cruz: Um prédio precisa ter alma para não cair na mesmice

Longe de tudo o que se pode encontrar no Jardim Oceânico, o Residencial Praia Mar, construído no lugar do antigo Hotel Praia Linda, já teve 70% de suas unidades vendidas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Alguns dos mais brilhantes arquitetos que o país conheceu, como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, Jorge Hue, Burle Marx, Sérgio e Claudio Bernardes redesenharam a cidade do Rio de Janeiro, transformando-a em um ambiente urbanístico de qualidade. Historicamente, muitas destas intervenções ocorreram por meio do estímulo do estado ao desenvolver equipamentos urbanos que conduziram a transformação.

A boa notícia é que, após um longo período de mesmice, o Rio de Janeiro vive um momento de renascimento arquitetônico. São dezenas de novos prédios e casas que aos poucos vêm transformando os bairros com uma arquitetura moderna e bem sucedida. Esse fenômeno é fruto da comunhão entre incorporadores corajosos com uma safra de arquitetos talentosos e dispostos a quebrar o status quo.

Um exemplo recente e intenso é a transformação arquitetônica vivida pelo Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. Prédios com paredes verdes, fachadas com movimento, uso de cores, novos materiais nas fachadas e muita inovação estão gerando um verdadeiro renascimento. Essa inquietude é que move a Itten Incorporadora. Como diretor da empresa, a minha grande preocupação é, junto com a equipe, desenvolver projetos que fujam do trivial e que conte alguma história para o local onde será construído.

É o caso do Praia Residencial Mar, que estamos construindo no terreno onde funcionou o Hotel Praia Linda, desativado em 2021. A concepção do prédio, feita em parceria com a 3021 Participações, era criar um projeto raro, simples na essência, com a melhor e a maior relação de áreas comuns por unidade, tudo isso alinhado a uma arquitetura moderna e autoral. Para isso, escolhemos os arquitetos João Pedro Backheuser, Lucas Coelho Neto, e Flávio Bassan, além do Escritório Burle Marx.

Advertisement

Segundo Backheuser, um dos responsáveis pelo projeto de arquitetura, urbanismo e fachada do empreendimento, a ideia foi estender a praia até o condomínio, como se fosse uma continuidade. Você consegue olhar o mar ou as montanhas em todos os cômodos dos apartamentos. Tem mar, calçadão, vegetação, vista e prática esportiva, tudo que o carioca ama! Uma vida relaxada para curtir, fazer seu esporte, andar de bicicleta e ter uma vida moderna, de alma carioca.

Lucas Coelho Netto, arquiteto e urbanista, complementa que o Praia foi pensado com um conceito de contemporaneidade. Vale lembrar que há muitos prédios antigos no Jardim Oceânico e nós queríamos algo que mudasse esse cenário, ou seja, um residencial com uma fachada e uma arquitetura mais leves. Pensando nisso, o projeto tem muitos elementos de concreto e madeira, mas de forma suave e elegante para tornar tudo exclusivo.

Para mim, um prédio precisa ter alma para não cair na mesmice e os arquitetos conseguiram transformar o antigo Hotel Praia Linda em uma raridade de 34 unidades, todas com vista para o mar, integrando a modernidade do condomínio com a belíssima paisagem que contempla também a Pedra da Gávea.

O lazer do residencial é mais um destaque, pois foge do padrão encontrado no Jardim Oceânico, pois inclui piscinas adulto e infantil, raia de 25 metros, academias, sauna, salão de festa, vagas box, espaço kids, box para cada apartamento, espaço pet, entre outros itens que serão usufruídos com exclusividade pelos moradores.

Com obras iniciadas, o Praia Residencial Mar está com mais de 70% dos imóveis vendidos, o que demonstra que o trabalho foi bem sucedido. Missão cumprida? Nunca! Ainda há muito que desbravar e produzir para encantar os moradores desta Cidade Maravilhosa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eduardo Cruz: Um prédio precisa ter alma para não cair na mesmice
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui