Eduardo Kobra assina o pôster para 3ª edição do Rio Montreux Jazz Festival

Evento acontece no Rio de Janeiro entre os dias 12 e 14 de outubro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pôster da 3ª edição do Rio Montreux Jazz Festival (Foto: Divulgação)

O Rio Montreux Jazz Festival convidou o artista plástico Kobra para desenvolver o pôster da terceira edição do evento, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 12 e 14 de outubro de 2023. A edição carioca do festival, que reúne grandes nomes do jazz, mpb e música instrumental, tem desde sua fundação na Suíça, em 1967, a tradição de ter artes visuais impactatntes para divulgar as apresentações.

Entre uma série de painíes criados ao redor do mundo, Kobra é responsável pela artes localizadas no Porto Maravilha. Quem passa pela região vê de longe os muros coloridos com a imagem de grandes personalidades da humanidade, além de grafites que retratram a diversidade dos povos.


O processo de criação

O artista, que se especializou em trabalhar com diferentes materiais ao longo de sua carreira, reforça que o principal componente para o desenvolvimento do pôster do Rio Montreux Jazz Festival 2023 foi a inspiração. A obra remete aos movimentos das mãos nos instrumentos musicais. Kobra destaca como esses movimentos, tão diferentes entre os instrumentos, acabam interconectados.


Quando percebi isso, vi que poderia compor, literalmente, a minha peça com essa sensação – retirando os instrumentos e deixando apenas os movimentos das mãos”, conta Kobra.

Advertisement

“Esse convite me permitiu trazer um pouco do meu trabalho, que tem conexões com a música há alguns anos. E agora, poder refletir isso em um pôster que é icônico, simbólico, na cidade do Rio de Janeiro é muito consistente. E aqui pude trazer também um toque de brasilidade”, finaliza.

O destaque está nas razões que levaram à criação desta peça. A partir desse momento, Kobra utilizou papel cartão, lápis e borracha – técnica antiga e bem simples -, somando depois canetas poskas coloridas, para criar os primeiros movimentos que imaginou. 

Após essa etapa, o artista fez uma pesquisa mais aprofundada sobre os movimentos reais das mãos dos músicos com seus instrumentos, aprofundando e evoluindo os primeiros desenhos do papel cartão. Nesse momento, Kobra traz o aerógrafo, com uma técnica mais de sombreamento e de ilustração. Na sequência, as imagens foram escaneadas e finalizadas digitalmente.

Ritmos como hip hop e street tiveram forte influência na história e trajetória de Kobra como artista. Com a oportunidade de viagens por diversos países, o contato com diferentes estilos musicais teve impacto direto em seu trabalho e processo criativo. 

Quero dar minha contribuição para esses gênios da música, sobre os quais estou sempre aprendendo e espalhando murais pelo mundo inteiro. É muito significativo para a minha trajetória poder contribuir com o pôster, que é uma peça que fica para a história, em um festival dessa magnitude, com essa relevância mundial”, reforça Kobra. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eduardo Kobra assina o pôster para 3ª edição do Rio Montreux Jazz Festival
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Eduardo Kobra assina o pôster para 3ª edição do Rio Montreux Jazz Festival
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui