Durante uma visita ao CIVITAS, a central de inteligência e vigilância do Centro de Operações Rio (COR), o prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou a ampliação do sistema de cerco eletrônico para todas as principais vias do Rio de Janeiro. Paes, que é candidato à reeleição, destacou a importância do programa na colaboração com as forças de segurança do estado e se comprometeu a estender o monitoramento para todas as entradas e saídas da cidade.
Inaugurado em junho deste ano, o CIVITAS já emitiu cerca de 20 mil alertas em tempo real, tornando-se uma ferramenta crucial para as forças de segurança na análise de dados e na execução de ações estratégicas. O sistema, que funciona 24 horas por dia, integra 1.500 radares e 3.800 câmeras, auxiliando na prevenção e elucidação de ocorrências. “Queremos ampliar o CIVITAS para todas as vias expressas e principais avenidas da cidade, garantindo maior segurança para todos os cariocas”, afirmou Paes.
O cerco eletrônico do CIVITAS já monitorou mais de 3.800 placas de veículos, resultando em 192 operações que levaram à desarticulação de quadrilhas e à prisão de 12 pessoas. Com capacidade para identificar até dois milhões de placas por dia, o sistema permite uma resposta rápida das forças de segurança, solucionando casos em até 24 horas.
Além do cerco eletrônico, Paes também destacou o sucesso do programa BRT Seguro, que desde 2021 tem atuado na redução de vandalismo e assaltos no sistema de transporte público da cidade. O programa, que monitora as estações e terminais do BRT com 2.100 câmeras, já resultou em mais de 3.600 prisões e na aplicação de mais de 18 mil infrações por calote.
Só fez isso porque o Ramagem falou de segurança pública. Sai fora!
Importante ajuda na ajuda a segurança da cidade
Mas o que precisa de verdade, é o endurecimento das leis.