Eduardo Paes e Eduardo Cavaliere apresentam balanço da gestão e planos para o futuro no Conselho da Cidade

Última reunião do Conselho da Cidade na gestão 2021-2024 teve foco no legado da administração e nas bases para o próximo Planejamento Estratégico.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o vice-prefeito eleito, Eduardo Cavaliere, participaram da última reunião do Conselho da Cidade na gestão 2021-2024. O encontro, realizado no Gabinete de Transição, no Porto Maravilha, teve como objetivo apresentar um balanço da atual gestão e as bases para o Planejamento Estratégico 2025-2028.

“Assumimos a gestão em 2021 com as finanças no chão. Serviços mais básicos no chão. Escolas, transporte público, BRTs destruídos. Conseguimos reequilibrar as contas públicas, recuperar os serviços públicos, chegamos a 80% dos cariocas atendidos na clínica da família. Avançamos com os super centros. Na área de transportes, recuperamos totalmente o BRT. Na educação, avançamos com as notas do Ideb com um desempenho fantástico. Recuperamos a capacidade de investir, o pagamento dos fornecedores e servidores está em dia. O Acordo de Resultados voltou. Agora é hora de ousar, de pensar grande. A gente precisa parar de debater a cidade sem ter coragem de dizer onde estão os problemas. Olho com muito otimismo daqui pra frente. Vamos voltar a fazer do Rio de Janeiro o centro do Brasil pro mundo. Espero poder contar com vocês, agradeço pelos quatro anos de ajuda”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Destaques da gestão e eixos para o futuro

O vice-prefeito eleito, Eduardo Cavaliere, apresentou aos conselheiros o desempenho administrativo da Prefeitura desde 2021. “Hoje, apresentamos um balanço do equilíbrio fiscal da Prefeitura do Rio, com as contas em dia, com o orçamento público que cresceu de R$ 30 bilhões em 2020 para R$ 47 bilhões em 2024. A relação do orçamento com o gasto com pessoal completamente dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mais uma vez, o prefeito Eduardo Paes encerra um mandato com as contas em dia, com a gestão equilibrada, o que permite que olhemos para frente com mais ambição para estabelecer mais políticas e ampliar as políticas públicas que foram implementadas até aqui”, disse Cavaliere.

Cavaliere também apresentou os cinco eixos temáticos que nortearão a próxima gestão municipal:

  • Equilíbrio Fiscal, Boa Gestão e Governança
  • Civilidade e Segurança
  • Futuro, Economia e Felicidade
  • Longevidade, Equidade e Humanidades
  • Infraestrutura, Prevenção a Desastres e Resiliência

Para estimular a participação dos conselheiros, um QR code foi disponibilizado para que contribuam com o Gabinete de Transição no desenvolvimento dos temas.

Conselho da Cidade: espaço de participação e colaboração

Criado em 2012, o Conselho da Cidade é um espaço de participação e colaboração entre a sociedade civil e o governo municipal. Formado por mais de 300 cidadãos, o Conselho contribui para a elaboração e acompanhamento do Planejamento Estratégico da cidade.

Entre 2021 e 2024, foram 989 participações de conselheiros em 15 encontros. “Fica o nosso agradecimento e a sensação muito clara do quanto o Conselho da Cidade contribuiu para o sucesso dessa gestão. Vamos seguir firmes nos próximos quatro anos”, agradeceu Cavaliere.

Gabinete de Transição e o Planejamento Estratégico 2025/2028

O Gabinete de Transição, coordenado por Eduardo Cavaliere, tem como objetivo iniciar o debate de ideias e metas para o Planejamento Estratégico 2025/2028. O foco principal será a eficiência da gestão municipal, com base nos eixos temáticos apresentados ao Conselho da Cidade.

Oficinas sobre os eixos temáticos estão sendo realizadas para estimular o debate e a construção de um plano estratégico que atenda às necessidades da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eduardo Paes e Eduardo Cavaliere apresentam balanço da gestão e planos para o futuro no Conselho da Cidade

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui