Reeleito no primeiro turno para seu quarto mandato, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, recebeu no último sábado, 4 de janeiro, uma notícia que reforça sua posição entre os líderes municipais do país. A pesquisa da Atlas Intel o coloca como o oitavo prefeito mais bem avaliado entre as capitais brasileiras, com 63% de aprovação e 33% de desaprovação. O levantamento foi divulgado logo após a primeira reunião de secretariado de sua nova gestão.
O ranking nacional é liderado por Dr. Furlan, de Macapá, seguido por João Henrique Caldas (Maceió), Bruno Reis (Salvador), João Campos (Recife), Eduardo Braide (São Luís), Artur Henrique (Boa Vista), Hildon Chaves (Porto Velho), Eduardo Paes (Rio de Janeiro), Rafael Greca (Curitiba) e Topázio Silveira Neto (Florianópolis).
Transporte e saúde como pilares de popularidade
Segundo a Atlas Intel, os setores de transporte público e saúde foram determinantes para a alta avaliação de Eduardo Paes. A recuperação dos corredores do sistema BRT, compromisso assumido durante a campanha, elevou a aprovação no transporte público a 64%, o segundo melhor índice entre todas as capitais do país.
No setor de saúde, a administração foi elogiada pela recuperação da rede municipal e pela criação de unidades de excelência, como o Super Centro Carioca de Saúde, sob a liderança do secretário Daniel Soranz. Com 54% de aprovação, a área ficou em quarto lugar no ranking nacional.
Outros avanços e desafios
A gestão cultural, turística e de eventos também obteve destaque. Eventos marcantes como shows de grande porte e a revitalização do Carnaval na Sapucaí garantiram ao setor 59% de aprovação, consolidando o Rio de Janeiro na quinta posição entre as capitais. Já as obras públicas alcançaram 56% de aprovação, ficando em oitavo lugar no cenário nacional.
Apesar dos avanços em áreas estratégicas, o setor de educação apresenta um desempenho mais tímido. Mesmo com os avanços registrados no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a área foi aprovada por apenas 44% da população, posicionando-se em 12º lugar na avaliação geral.
Setores como limpeza urbana e pavimentação de ruas e calçadas também apresentam desafios significativos, ambos com 42% de aprovação. O maior ponto fraco identificado pela pesquisa é a área de ordem urbana e segurança pública, com apenas 25% de aprovação. Para enfrentar essa questão, Paes anunciou a criação da Força Municipal de Segurança, que contará com efetivo armado.
Sobre a pesquisa
A pesquisa da Atlas Intel foi realizada entre os dias 20 de novembro e 15 de dezembro de 2024, por meio de questionários online, e ouviu 67.446 pessoas, com amostras entre 521 e 6.439 participantes por cidade. A margem de erro é de até 4%, com nível de confiança de 95%.
Esse cidadão jamais terá meu voto, é um oportunista que destruiu o Rio de Janeiro, me mudei de Copacabana onde morei por 26 anos. O bairro foi destruído por esse ? que só pensa em eventos pra arrumar dinheiro e visibilidade pras próximas campanhas.
Parabéns, prefeito!!! O povo respeita seu trabalho e amor pelo Rio. Só temos meia dúzia de patriotas recalcados que torcem sempre pelo pior. Somente em nos livrar do Crivela já merece aplausos.
Tá maluco! Saúde? Transporte? Evento? Nem remédio tinha na UPA pq gastaram $com eleição. A zona norte toda quebrada. Matagal nas calçadas. Ônibus quente. É uma sauna! Passagem cara. Mobiliado ruim! Pra se deslocar é um caos. SP tira onda com a cara da gente! Aqui, acham que estão na Europa. Só tem praia. O turista chega no Rio e leva um susto com a Av Brasil e a Linha vermelha.
Evento? A gente tomou prejuízo no show da Madonna. Não vou nem entrar no mérito da qualidade do evento.
Não cuida nem das praças e fez parque… Não cuida nem das escolas! Pior prefeito do Rio!
O pior prefeito do Rio foi aquele traste do Crivella. Crivella esse que fazia orações de madrugada com assessores e secretários pra “melhorar” os índices da Cidade do Rio. Ou seja, aquela Coisa NÃO fazia nada pela Cidade do Rio.
Depois de tudo isso que esse ignóbil do Crivella fez, ainda ter retardado que vota nele, é de se pensar que ao fazer isso seja proposital de que queiram o pior para a Cidade, e Estado, caso esse traste do Crivella venha a se candidatar a cargos estaduais, do Rio de Janeiro.
Seria esse sujeito “M”o mister “M”um era trapaceiro esse é um bestalhão ou bobalhão,eu voto no Eduardo paz desde sua primeira candidatura á prefeito, e continuarei votando prá qualquer cargo quê ele se candidatar,e essas avaliações não têm muito critério eu penso quê o Eduardo paz está pelo menos entre os três melhores prefeito do Brasil, e se se resguardasse um pouco mais e falasse um pouco menos, poderia ser um fortíssimo candidato a presidência dá república,com grandes chances dê sair vitorioso,descentralizando um pouco o poder dessas corjas produzidas pôr são Paulo, quê a quarenta anos só vêm destruindo o Brasil, todos á partir do Fernando Collor, têm um pouco dê participação nessas destruições, até os dias dê hoje, portanto já quê não podemos têr um separatismo dê estados, quê tenhamos uma descentralização dê estado no poder, ninguém suporta mais tantos lixos paulistas comandando o Brasil,e o Eduardo paz seria uma boa alternativa pára esse cargo, isso se o sistema quê têm o poder permitisse essa virada na política, quê a quarenta anos é uma tragédia nacional,
SP tira onda??? Desde quando???
Eu sou de São Paulo, e tenho um longo vinculo com o Rio (aonde eu vou pelo menos duas vezes por ano).
Aqui em SP temos um certo prefeito-desastre que atende pelo nome de Ricardo Nunes.
Se os amigos cariocas quiserem, mandem o Paes pra cá, que nós mandamos o Nunes aí pra vocês. Só que depois não aceitaremos reclamações e nem devolução!!!
Ser bem avaliado após o desastroso governo Crivela e ser eleito em primeiro turno, para um segundo mandato, tendo a extrema direita como maior rival.
Tudo precisa ser contextualizado.
EDUARDO PAES deveria ter ficado na 1a. posição. Ele é por excelência o melhor Prefeito para o Rio de Janeiro.
Concordo com você.
Macapá, Boa Vista e Porto Velho em melhores posições, não faz sentido. Levando se em conta os desafios que uma cidade como o Rio de Janeiro enfrenta !
Eu desisto do povo carioca.
Bozoloide, vá rezar pra pneu.
saí do estado pela primeira vez com mais de 40 anos – nunca havia ido a outros estados – e por isso, na minha bolha, achava que a vida em uma grande cidade era como é aqui – tudo aparentemente normal. Mas agora que ja fui a outras grandes capitais – tirando Salvador, que é um lixo igual ao Rio, descobri que há lugares em que há ordem publica, cidadania, seriedade governamental – em suma, o carioca mediano acha que isso aqui é normal, e qualquer esmola que dão pra ele, acha que é algo muito bom. So pode ser por isso essa avaliação.
Deixe de ser bozoloide!
Bozoloide, o Rio é uma cidade de quase 18 milhões de habitantes.
Você tem noção do que é isso?
Corrigindo Bozoloide: o Rio é uma cidade de quase 10 milhões de habitantes.