Paes ironiza companhia aérea britânica por utilizar estereótipos cariocas em divulgação de voo para SP

Propaganda vende São Paulo como o berço do samba, das caipirinhas, praias e belezas naturais, fatores tradicionalmente ligados ao Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), utilizou as redes sociais, nesta terça-feira (06/06), para reagir a um vídeo da companhia aérea Virgin Atlantic que se apropriou de elementos da cultura carioca para anunciar o seu primeiro voo para a América Latina em um trajeto que ligará Londres, capital da Inglaterra, a São Paulo.

A companhia publicou um vídeo, no qual a atriz Juliana Paes, que já foi rainha de bateria da Viradouro e da Grande Rio, agremiações do Carnaval do RJ, aparece sambando no corredor de uma aeronave, com um texto que diz: “Uma nova cidade, novo país, novo continente. Estamos muito animados para voar para São Paulo, no Brasil. Lar do samba, caipirinhas, praias, belezas naturais e uma rica história arquitetônica”.

O que revoltou Eduardo Paes, foi o fato de que a Virgin Atlantic estaria agindo de má fé ao vender a imagem de São Paulo como o “berço do samba” para os clientes. Em um tweet chegou a afirmar que a empresa deveria prestar contas na justiça. “Entenderam? Eles fazem o voo para São Paulo, mas vendem o Rio. Com todo respeito, essa Virgin Atlantic tinha que ser processada por propaganda enganosa“.

Advertisement

Leia também

Águas do Rio alega não saber sobre situação da Cedae mas presidente foi diretor da empresa – Bastidores do Rio

Antiga garagem da Silveira Martins é vendida por R$19,7 milhões a incorporadora

No vídeo, um outro detalhe causou estranheza e chamou a atenção do Chefe do Executivo do Rio. Um dos atores faz o uso de maracás, instrumento típico da cultura indígena, utilizado em ritmos caribenhos, nada usual no samba.

A companhia britânica ainda não se manifestou sobre a polêmica.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paes ironiza companhia aérea britânica por utilizar estereótipos cariocas em divulgação de voo para SP

Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. O prefeito está certo. A propaganda de São Paulo no exterior costuma ser uma foto do bondinho do Pão de Açúcar ou a praia de Copacabana.

    Vamos ver agora se os nascidos nesta cidade entendem a importância de se ter um Aeroporto Internacional. O fim do Galeão seria o mesmo que transformar o Rio em uma vila de São Paulo.

  2. Não vi nenhum estereotipo carioca na propaganda.
    Vi uma propaganda mixada com vários estereótipos latino-americanos. A própria música é cubana, o instrumento musical(maraca) é típicos das regiões caribenhas, as fantasias(sequins ou lantejoula) os mexicanos foram os primeiros a utilizarem em danças folclóricas.

    Esse prefeito é que não tem mais o que fazer. Deveria sair do Twitter e ir tomar conta da cidade

  3. Ninguém quer tomar tiro na cara ou chegar e perder voo por causa dos tiroteios da linha vermelha , linha amarela e avenida Brasil. Melhor pousar em Guarulhos e desembarcar no Santos Dumont

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui