Paes ironiza companhia aérea britânica por utilizar estereótipos cariocas em divulgação de voo para SP

Propaganda vende São Paulo como o berço do samba, das caipirinhas, praias e belezas naturais, fatores tradicionalmente ligados ao Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), utilizou as redes sociais, nesta terça-feira (06/06), para reagir a um vídeo da companhia aérea Virgin Atlantic que se apropriou de elementos da cultura carioca para anunciar o seu primeiro voo para a América Latina em um trajeto que ligará Londres, capital da Inglaterra, a São Paulo.

A companhia publicou um vídeo, no qual a atriz Juliana Paes, que já foi rainha de bateria da Viradouro e da Grande Rio, agremiações do Carnaval do RJ, aparece sambando no corredor de uma aeronave, com um texto que diz: “Uma nova cidade, novo país, novo continente. Estamos muito animados para voar para São Paulo, no Brasil. Lar do samba, caipirinhas, praias, belezas naturais e uma rica história arquitetônica”.

O que revoltou Eduardo Paes, foi o fato de que a Virgin Atlantic estaria agindo de má fé ao vender a imagem de São Paulo como o “berço do samba” para os clientes. Em um tweet chegou a afirmar que a empresa deveria prestar contas na justiça. “Entenderam? Eles fazem o voo para São Paulo, mas vendem o Rio. Com todo respeito, essa Virgin Atlantic tinha que ser processada por propaganda enganosa“.

Advertisement

No vídeo, um outro detalhe causou estranheza e chamou a atenção do Chefe do Executivo do Rio. Um dos atores faz o uso de maracás, instrumento típico da cultura indígena, utilizado em ritmos caribenhos, nada usual no samba.

A companhia britânica ainda não se manifestou sobre a polêmica.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paes ironiza companhia aérea britânica por utilizar estereótipos cariocas em divulgação de voo para SP
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. O prefeito está certo. A propaganda de São Paulo no exterior costuma ser uma foto do bondinho do Pão de Açúcar ou a praia de Copacabana.

    Vamos ver agora se os nascidos nesta cidade entendem a importância de se ter um Aeroporto Internacional. O fim do Galeão seria o mesmo que transformar o Rio em uma vila de São Paulo.

  2. Não vi nenhum estereotipo carioca na propaganda.
    Vi uma propaganda mixada com vários estereótipos latino-americanos. A própria música é cubana, o instrumento musical(maraca) é típicos das regiões caribenhas, as fantasias(sequins ou lantejoula) os mexicanos foram os primeiros a utilizarem em danças folclóricas.

    Esse prefeito é que não tem mais o que fazer. Deveria sair do Twitter e ir tomar conta da cidade

  3. Ninguém quer tomar tiro na cara ou chegar e perder voo por causa dos tiroteios da linha vermelha , linha amarela e avenida Brasil. Melhor pousar em Guarulhos e desembarcar no Santos Dumont

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui