Uma pesquisa realizada pelo Real Time Big Data, divulgada nesta sexta-feira (4.out.2024), mostra o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), liderando a corrida eleitoral com 54% das intenções de voto no 1º turno. Paes, que é apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem uma vantagem significativa sobre o segundo colocado, Alexandre Ramagem (PL), que aparece com 28% das intenções de voto.
Cenário estimulado para o 1º turno:
- Eduardo Paes (PSD): 54%
- Alexandre Ramagem (PL): 28%
- Tarcísio Motta (Psol): 8%
- Marcelo Queiroz (PP): 1%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 1%
- Carol Sponza (Novo): 1%
- Cyro Garcia (PSTU): 0%
- Juliete Pantoja (UP): 0%
- Henrique Simonard (PCO): 0%
- Brancos/nulos: 5%
- Não sabem: 3%
Cenário espontâneo
No cenário espontâneo, em que o eleitor declara seu voto sem uma lista de candidatos, Eduardo Paes também lidera, com 43% das intenções de voto, seguido por Alexandre Ramagem, com 19%.
Votos válidos
Considerando apenas os votos válidos (excluindo brancos e nulos), Paes possui 59%, enquanto Ramagem aparece com 30% e Tarcísio Motta com 8%. Os candidatos Carol Sponza, Rodrigo Amorim e Marcelo Queiroz estão empatados com 1%.
Segundo turno
Em um possível segundo turno entre Eduardo Paes e Alexandre Ramagem, o atual prefeito venceria com 58% dos votos, contra 32% de Ramagem. Os votos nulos ou brancos somariam 6%, e 4% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não responder.
Detalhes da pesquisa
A pesquisa foi realizada nos dias 2 e 3 de outubro de 2024, com 1.000 eleitores do Rio de Janeiro, maiores de 16 anos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-03713/2024 e foi custeado por 3 Poderes/TV Record, com um valor de R$ 15.000.