Após 11 anos de ausência, a Abav Expo 2023 volta ao Rio de Janeiro em sua 50ª edição. A abertura aconteceu nesta quarta-feira (27) e contou com a presença do prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD). A maior feira de turismo da América Latina foi organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e teve na palestra do cofundador da Apple, Steve Wozniak, a maior atração desta quarta-feira, quando é celebrado o Dia Mundial do Turismo. A expectativa da Abav é de que 30 mil pessoas passem pelo Rio Centro até sexta-feira (29), quando termina o evento.
“É uma obrigação prazerosa dar as boas-vindas a todos desse encontro da Abav. O Rio se sente honrado quando consegue unir essas maravilhas do Brasil e todo potencial econômico do país. O Rio quer que a sua identidade própria possa espelhar os desejos e anseios do Brasil”, declarou Eduardo Paes na abertura do evento, anunciando ainda que a Prefeitura pretende patrocinar as próximas edições da Abav Expo na cidade.
A Secretaria Municipal de Turismo caprichou na elaboração do estande do Rio de Janeiro. A estrutura conta com 200m² de alta tecnologia, com 16 leds suspensos em formato de cubo. Nos três dias da Abav, os visitantes do espaço terão a oportunidade de assistir apresentações de grandes players do entretenimento turístico na miniarena, batizada de Rio Talks.
“Vamos ter mais de 60 apresentações nesses três dias de evento, com a Abav cumprindo o seu papel de fomentadora do turismo, entregando mais de cinco mil pessoas capacitadas. Vocês vão viajar pelos 37 mil m² numa jornada de uma Abav ainda mais inclusiva, ambientalmente responsável e com muito foco na governança. Sejam bem-vindos à 50ª Abav Expo”, explicou Magda Nassar, presidente da Abav.
Ao Sindicato dos Meios de Hospedagem da Cidade do Rio de Janeiro (HotéisRIO) foram disponibilizadas 26 baias de network e salas para a realização de reuniões privativas do setor, com uma equipe de apoio para atender aos participantes, inclusive com recepcionistas bilíngues (inglês/espanhol).
“O turismo no Rio de Janeiro é, sem sombra de dúvida, a maior mola para o desenvolvimento econômico do estado do Rio. As desigualdades sociais só vão desaparecer através do desenvolvimento econômico, da educação e da cultura. E eu não poderia deixar de fazer campanha para o Rio, que em 2024 (a Abav Expo) seja aqui de novo”, afirmou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio Queiroz, que agradeceu ao Ministério do Turismo por ter trazido a sede do escritório da Organização Mundial do Turismo para a capital fluminense.