Em campanha para reeleição, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), visitou nesta quarta-feira (04/09) o comércio popular da Saara, no Centro da cidade, e reafirmou seu compromisso com a revitalização da região. Acompanhado pelo candidato a vice-prefeito, Eduardo Cavaliere (PSD), Paes destacou os avanços alcançados com a recuperação da área central e prometeu continuar investindo em projetos que visam revitalizar e melhorar o entorno comercial.
“Vamos seguir investindo pesado na revitalização do Centro, principalmente com a chegada de moradias. O programa Reviver Centro, assim como o Porto Maravilha, está evoluindo, e hoje já temos 10 mil unidades vendidas e ocupadas na região do Porto. Aqui no Saara, um empreendimento foi lançado e vendido em poucas horas, o que mostra o sucesso do retrofit. O Saara sempre foi um ponto comercial vivo, e vamos continuar com intervenções e melhorias, aguardando inclusive a autorização do Iphan para novas obras“, afirmou Paes.
Único candidato a vereador durante a caminhada e ex-subprefeito do Centro, Alberto Szafran (PSD), lembrou das ações do prefeito na região, “Eduardo Paes é o Prefeito que mais fez pelo Grande Centro da cidade do Rio de Janeiro. O volume de realizações, simbolizado pela requalificação completa da Região Portuária, nos idos de 2009, 2010, os programas que estimulam a construção de novas moradias e as iniciativas que colocam o Centro definitivamente no século XXI, como é o caso do Impatech e o Terminal Intermodal Gentileza, demonstram o carinho que o Prefeito tem por essa região. Certamente, ao longo dos próximos quatro anos, caso Paes seja reeleito, veremos muito mais entrega da Prefeitura nas ruas dos Centro.”
Revitalização do Centro
A região central do Rio tem sido beneficiada por três programas de revitalização promovidos pela prefeitura: Reviver Centro, Reviver Centro Cultural e Reviver Rua da Cerveja. O objetivo é atrair novos moradores, fomentar a economia local e revalorizar o patrimônio histórico e cultural. O programa Reviver Centro oferece incentivos urbanísticos e fiscais para a construção de unidades residenciais, e até julho de 2024 já havia concedido 40 licenças para transformação de uso e construção de 3.915 unidades.
Criado em 2023, o Reviver Centro Cultural busca revitalizar o Centro por meio de projetos culturais. A iniciativa já conta com 43 projetos inscritos, dos quais 13 estão em operação. A prefeitura mapeou imóveis inativos na região para receber novas atividades culturais, como galerias de arte e escolas de dança.
Já o programa Reviver Rua da Cerveja, lançado em 2023, está transformando a Rua da Carioca em um polo de fábricas de cerveja e brewpubs. Até agora, nove projetos assinaram contrato com a prefeitura. O programa espera movimentar R$ 222 milhões e gerar mais de R$ 41 milhões em salários até 2028.
Porto Maravilha e Moradias
No final de agosto, a região do Porto Maravilha começou a receber seus primeiros moradores. O empreendimento Rio Wonder, localizado na Praça Marechal Hermes, no Santo Cristo, é o primeiro residencial da área e conta com três blocos. Dois deles estão em construção e devem ser entregues até outubro de 2024, totalizando 1.224 unidades habitacionais.
Desde o início da Operação Urbana Porto Maravilha, em 2021, já foram lançadas 12 residenciais, com um total de 9.129 unidades. Estima-se que 27 mil novos moradores ocupem a área nos próximos anos, gerando um aumento de 90% na população local.
Obras no Entorno do Saara
A revitalização do Centro também inclui melhorias na infraestrutura do Saara. As principais vias próximas ao comércio, como a Rua Buenos Aires, Avenida Passos e Rua Uruguaiana, passaram por serviços de fresagem e recomposição asfáltica. Além disso, a prefeitura realizou a recuperação de calçadas e pavimentos em ruas como a Senhor dos Passos e Armando Salles.
Essas iniciativas fazem parte de um esforço da prefeitura para valorizar o Centro do Rio, tanto como polo comercial quanto residencial, promovendo o desenvolvimento econômico e cultural da região.
E qual a solução que o prefeito oferece para resolver a situação dos moradores de rua, que só aumenta?
Ontem mesmo por duas vezes precisei passar pelo meio da rua porque havia grupos deitados em colchões ocupando toda a calçada…e não foi na zona sul, foi na zona norte…
Aliás, quais as propostas dos candidatos à prefeitura para este problema que assola o Rio de Janeiro?
Porque apenas falar em “revitalizar a área” com empreendimentos milionários, cumprimentar pessoas e tirar fotos dizendo “eu prometo, eu farei”, até hoje não resolveu muita coisa…nunca acreditei em campanhas políticas, acho puro desperdício de verbas que poderiam ser destinadas a muitas ações de mudanças efetivas…