O clima esquentou entre o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e o presidente do Desliga dos Blocos, Luis Otavio Almeida, a respeito da organização do carnaval de rua. Em entrevista ao jornal O Globo, Almeida afirmou que o carnaval acontece nas ruas do Rio há mais de dois séculos, “independentemente de qualquer ação da prefeitura“. A declaração foi vista como uma crítica à atuação do poder público na organização da festa.
Paes não deixou barato e usou sua conta no X para rebater a declaração de Almeida. O prefeito afirmou que existe “uma turma que adora dar de rebelde progressista e no fundo liga um dane-se para o gari trabalhador“. Ele defendeu o papel da prefeitura na organização do carnaval, destacando a importância de serviços como banheiros químicos, organização do trânsito e limpeza das ruas.
Agenda dos Blocos de Rua do Rio de Janeiro em 2025
“Eu acho curiosa a posição desse pessoal! Como se a prefeitura criasse algum tipo de constrangimento para blocos saírem pelas ruas. A única coisa que tentamos fazer é organizar e dar o mínimo de infraestrutura“, escreveu Paes.
O prefeito questionou se os blocos se responsabilizariam por serviços básicos como banheiros, organização do trânsito e limpeza das ruas, caso a prefeitura não atuasse. Ele também criticou a postura de alguns organizadores que, segundo ele, se recusam a informar oficialmente o trajeto dos blocos, dificultando o trabalho da Comlurb.
“Mas tem uma turma que adora dar de rebelde progressista e no fundo liga um dane-se para o gari trabalhador da Comlurb que tem que ficar atrás deles porque eles se recusam a informar oficialmente aonde vão passar“, alfinetou.
Apesar das críticas, Paes garantiu que a prefeitura continuará trabalhando para garantir a organização do carnaval de rua, mesmo com as dificuldades impostas por alguns organizadores. “Fica mais difícil, mas a gente cumpre!“, concluiu.
“É uma manifestação que fazemos anualmente para lembrar que o carnaval acontece nas ruas do Rio há mais de dois séculos, independentemente de qualquer ação da prefeitura.“
— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 4, 2025
Eu acho curiosa a posição desse pessoal! Como se a prefeitura criasse algum tipo de constrangimento para… pic.twitter.com/8cOUIuo0y2