Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), participou de um evento neste sábado (21/09), no Olaria Atlético Clube, onde reafirmou seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência na cidade do Rio de Janeiro. Acompanhado do senador Romário, Paes destacou suas propostas para o próximo mandato, caso seja reeleito, que incluem a ampliação do número de mediadores nas escolas municipais e a construção de novos centros para pessoas com transtorno do espectro autista.
“Estamos muito atentos à questão dos mediadores. Queremos passar de um mediador para quatro alunos para um mediador para três alunos, o que fará termos mais mediadores nas salas das escolas municipais,” afirmou Paes. Ele também mencionou a criação de mais centros de referência para pessoas com deficiência: “Neste governo, abrimos um centro para crianças com espectro autista e o objetivo agora é criarmos mais oito.”
Romário elogia gestão de Paes
Ao lado de Paes, o senador Romário reforçou o trabalho que a atual gestão tem feito para melhorar a vida dos cariocas, especialmente das pessoas com deficiência. “Essa é uma data importante e especial para a nossa comunidade. Faço parte dessa comunidade há 20 anos, quando nasceu uma princesa chamada Ivy,” disse Romário, referindo-se à sua filha com síndrome de Down. “Quero parabenizar o maior prefeito da história dessa cidade. Ele é bom na saúde, na educação, no esporte, no social, no transporte público, e tem um olhar diferenciado para as pessoas com deficiência.”
Propostas para o futuro mandato
Entre os compromissos de Paes para um futuro mandato está a construção de oito novos centros de atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista. Atualmente, o Centro de Estímulo ao Desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista (CED-TEA), localizado no bairro do Maracanã, é a principal unidade dedicada ao atendimento dessas pessoas. O objetivo de Paes é replicar esse modelo em outras regiões da cidade.
Na área educacional, Paes garantiu que, além de aumentar o número de mediadores, a rede municipal continuará a ampliar o atendimento às pessoas com deficiência e seus familiares. A cidade já possui sete Centros de Referência da Pessoa com Deficiência, que oferecem cerca de 3 mil atendimentos por mês, incluindo capacitação para o mercado de trabalho e assistência socioeducacional.
“Não é só o ingresso nas escolas, precisamos criar protocolos para garantir a permanência e o sucesso dos alunos com deficiência,” destacou Paes.
Mercado de trabalho e capacitação
A gestão de Eduardo Paes tem investido em programas de capacitação e inclusão no mercado de trabalho para pessoas com deficiência. Desde 2021, a cidade implementou um programa de Emprego Apoiado, que acompanha as pessoas com deficiência antes, durante e após sua inserção no mercado de trabalho, proporcionando suporte contínuo.
Além disso, mais de 11,8 mil pessoas com deficiência e seus familiares já foram capacitados para o mercado, com uma meta de qualificar 15 mil pessoas até o próximo mandato. Em outra iniciativa pioneira, a prefeitura lançou um curso de Libras que já formou 590 alunos.
Esporte e inclusão
Na área esportiva, Paes anunciou que planeja aumentar o número de atletas paralímpicos no Time Rio, um programa de apoio que atualmente conta com 24 atletas, cada um recebendo uma bolsa de R$ 8 mil por mês. Nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, 18 atletas do Time Rio conquistaram sete medalhas, incluindo duas de ouro.
Além disso, o candidato à reeleição pretende construir quatro novas vilas olímpicas adaptadas, garantindo maior inclusão no esporte para pessoas com deficiência.
Romário tá ganhando quanto pra trair ao eleitorado da direita? Uma secretaria que não é, pois ele é Senador. Tentar vir vice-gov?
Um pior que o outro. Pelo menos o Paes a gente já sabe a que veio. Já o Romário… Puro estelionato eleitoral!