O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta terça-feira (27), no Palácio do Planalto, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), em um encontro onde a construção do novo estádio do Flamengo estará em pauta.
A ideia do encontro é alinhar, junto ao governo federal, as estratégias para dar continuidade ao processo de concessão do terreno até a construção da arena rubro-negra. Hoje, o processo encontra-se diante de um impasse judicial entre o Flamengo e a Caixa Econômica Federal, que tenta anular o leilão realizado no dia 31 de julho,
Na ocasião, o clube arrematou o terreno localizado na zona portuária do Rio de Janeiro por R$ 138,2 milhões. Na ação, que tramita na Justiça Federal do Rio de Janeiro, a Caixa critica o valor da venda do terreno.
No encontro desta terça-feira, o presidente da Caixa Econômica Federal estará presente, assim como o advogado-geral da União, Jorge Messias, e a ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck. A previsão do clube é concluir a obra em 2029.
Em disputa pela reeleição no Rio de Janeiro, Paes tem o apoio de Lula na corrida eleitoral, e espera a compreensão do governo federal para manter a pauta sob seu controle. Apesar de ser vascaíno declarado, o atual prefeito do Rio tem aproveitado a questão para faturar eleitoralmente.
Quando o leilão foi realizado, opositores criticaram a presença de políticos com a camisa do Flamengo, incluindo o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), que concorre na chapa de Paes como candidato a vice-prefeito.