Eduardo Paes vence eleição para Prefeitura do Rio no 1º turno, aponta Datafolha

Eduardo Paes tem quase o dobro da soma de seus adversários, garantindo uma reeleição fácil, de acordo com o Datafolha.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Pesquisa do Datafolha publicada nesta sexta-feira, 5/7, pelo site do jornal Folha de São Paulo, mostra uma vitória no primeiro turno do candidato à reeleição para prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), com 53% das intenções de voto. Ele é seguido por Tarcísio Motta (PSOL) com 9% e Alexandre Ramagem (PL) com 7%. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de julho, período em que Paes estava com o pé no acelerador em inaugurações, já que a lei eleitoral as proíbe a partir da próxima semana.

Juliete Pantoja (UP) e Cyro Garcia (PSTU), com 3% cada, o deputado estadual Rodrigo Amorim (União) e o deputado federal Marcelo Queiroz (PP), com 2%, e a deputada estadual Dani Balbi (PC do B), com 1%. Carol Sponza (Novo) foi citada, mas não alcançou 1%. Declararam não saber 5% dos entrevistados, e 14% afirmaram que pretendem anular o voto. Ou seja, Eduardo tem quase o dobro da soma de seus adersários, 27%.

O Datafolha também testou um cenário com menos candidatos, retirando Amorim, Queiroz e Balbi. Neste questionário, Paes registra 55% das intenções de voto, seguido por Tarcísio (10%) e Ramagem (7%). Cyro aparece com 4%, Pantoja mantém os 3% e Carol Sponza vai a 1%. Nulos chegam a 15% e indecisos, 5%.

Advertisement

Eduardo tem 28% das menções espontâneas e é conhecido por 100% dos eleitores, enquanto 67% dos eleitores dizem conhecê-lo bem. Para comparação, Ramagem é conhecido por 37% do eleitorado, e apenas 7% o conhecem bem, coincidentemente o mesmo número que vota nele e é citado por 2% na espontânea. Já Tarcísio é conhecido por 63% dos eleitores e 17% o conhecem muito bem; ele também é citado por 2% na espontânea.

O candidato com maior taxa de rejeição é Cyro Garcia, com 27%. Tarcísio aparece com 22%, no mesmo patamar de Ramagem (21%), Queiroz (19%), Paes (19%), Amorim (18%) e Balbi (17%). Pantoja e Sponza foram mencionadas por, cada uma, 15% dos entrevistados neste quesito.

A pesquisa do Datafolha, registrada no TSE sob o número RJ-06701/2024, ouviu 840 eleitores de terça (2) a quinta-feira (4). A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eduardo Paes vence eleição para Prefeitura do Rio no 1º turno, aponta Datafolha
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Aqui no país dos jeitinhos a política está tão ruim, que se o candidato não for péssimo, como a absoluta maioria é, consegue ser reeleito no 1º turno fácil…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui