Eduardo Paes veta revisão de isenção de IPTU para mais de 900 mil imóveis do Rio

O veto abrange um artigo do projeto de lei aprovado em novembro pela Câmara Municipal, que buscava incentivar construções ao longo da Avenida Brasil por meio de benefícios fiscais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O prefeito Eduardo Paes vetou, nesta terça-feira (02/01), a revisão dos critérios para isenção de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo de 928,4 mil imóveis na cidade. O veto abrange um artigo do projeto de lei aprovado em novembro pela Câmara Municipal, que buscava incentivar construções ao longo da Avenida Brasil por meio de benefícios fiscais.

O referido artigo propunha alterações na lei do IPTU de 2017, que anualmente corrigia pela inflação o valor venal dos imóveis com direito ao benefício. Desde então, o número de isentos cresceu em 76.777 contribuintes, principalmente em áreas de baixo valor imobiliário nas zonas Norte e Oeste. O objetivo era restabelecer os limites fixados em 2017 para as isenções.

A medida congelaria o valor para a isenção de imóveis residenciais em R$ 74.471, sem atualizações anuais, de acordo com a secretaria municipal de Fazenda. Este seria um período provisório até que a prefeitura estabelecesse um novo indicador para definir isenções.

Para justificar o veto, Paes argumentou que o artigo violaria a independência do Executivo, infringindo a lei Orgânica do município. O veto será discutido pelos vereadores, com a possibilidade de ser derrubado. Contudo, se isso ocorrer, a regra só teria efeito a partir de 2025.

Advertisement

Nos bastidores, ocorreram embates entre técnicos, vereadores e a prefeitura, incluindo discussões sobre a revisão de benefícios fiscais em ano eleitoral. O auditor-chefe da Receita Municipal, Ricardo Martins, afirmou em novembro que as alterações propostas eram legais, corrigindo uma distorção da lei anterior e evitando que, sem a suspensão da regra, metade da cidade ficasse isenta de IPTU em uma década.

As atuais regras, implementadas no governo de Marcelo Crivella, aumentaram o número de contribuintes isentos de cerca de 400 mil para 852.780 desde 2018, resultando em uma renúncia de R$ 402 milhões só em 2023. A intenção é retornar aos parâmetros de 2017, mas não de forma automática em 2024. Parte dos contribuintes pode voltar a recolher IPTU, embora os valores não sejam elevados, conforme o perfil dos imóveis. A mudança não implica necessariamente que quem entrou na faixa de isenção após a alteração da lei começará a pagar o tributo, pois o valor venal dos imóveis diminui anualmente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eduardo Paes veta revisão de isenção de IPTU para mais de 900 mil imóveis do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui