Eduardo Paes visita obras do Parque Oeste e promete criar mais dois grandes parques no Rio

O Parque Oeste, em construção em um terreno de mais de 234 mil metros quadrados, será um novo espaço de lazer, educação, cultura e esportes, com uma proposta sustentável

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos

O candidato à reeleição Eduardo Paes (PSD) visitou na tarde desta sexta-feira (30/08) as obras do Parque Oeste, em Inhoaíba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Durante a visita, Paes assumiu o compromisso de criar mais dois grandes parques na cidade, um na Fazenda Baronesa da Taquara e outro com a ampliação do Parque Realengo. “Já compramos a área do Exército e vamos fazer essa ampliação do Parque Realengo. Esses compromissos criam oportunidades de lazer em áreas da cidade para as pessoas que mais precisam“, destacou Paes, que estava acompanhado por seu candidato a vice-prefeito, Eduardo Cavaliere.

O Parque Oeste, em construção em um terreno de mais de 234 mil metros quadrados, será um novo espaço de lazer, educação, cultura e esportes, com uma proposta sustentável. O projeto inclui o uso de energia renovável e aproveitamento das condições bioclimáticas para reduzir o impacto ambiental. Paes enfatizou a importância de melhorar a infraestrutura de lazer nas regiões menos favorecidas da cidade. “Você tem áreas na Zona Sul e Barra da Tijuca que já têm seu lazer consolidado, mas é muito difícil encontrar alternativas na Zona Oeste e na Zona Norte, especialmente em áreas de favela. Nosso objetivo é governar para todos, olhando para aqueles que mais precisam“, afirmou.

Entre as novidades do Parque Oeste estão uma escada d’água e um chuveiro cascata, além de uma bacia de retenção com capacidade para 18 milhões de litros de água, que ajudará a minimizar o risco de enchentes na região. A área também receberá o plantio de 1.100 árvores e a criação de 34 mil metros quadrados de jardins, além de preservar a vegetação já existente.

O parque contará com diversas instalações, incluindo uma Vila Olímpica que abrigará a piscina do Estádio Aquático dos Jogos Olímpicos Rio 2016, quiosques, ginásio coberto, uma escola para 720 alunos e um Espaço de Desenvolvimento Infantil para 30 crianças em horário integral. Também em construção está uma Nave do Conhecimento, a quinta da região, seguindo o modelo já implementado em bairros como Realengo, Santa Cruz, Padre Miguel e Vila Aliança, em Bangu.

Com capacidade para até 200 mil frequentadores, o Parque Oeste será o terceiro maior da cidade, atrás apenas do Parque do Flamengo e da Quinta da Boa Vista. A prefeitura adquiriu o terreno em 2023, e algumas áreas já foram concluídas, como a Entrada Principal, a sede reformada, que inclui um gabinete itinerante do prefeito, o Espaço Ecumênico, a quadra poliesportiva e o palco para eventos. A Escada d’Água, com 1.300 metros quadrados e 15 metros de altura, já está em funcionamento, com um sistema de circulação de água sustentável que evita desperdícios.

A Zona Oeste, que já conta com 17 parques em seus 43 bairros, verá um aumento significativo na oferta de lazer, com novas opções para a prática de esportes, preservação de áreas verdes e acesso à cultura e entretenimento sem a necessidade de grandes deslocamentos.

Histórico

O Parque Oeste está sendo erguido na antiga Fazenda Inhoaíba, que pertencia à família Gonzaga. Em 1930, a fazenda foi doada por Ana Gonzaga, e em 1932, um orfanato, o Instituto Metodista Ana Gonzaga, foi inaugurado no local. A prefeitura adquiriu o terreno em 2023 para a construção do parque.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eduardo Paes visita obras do Parque Oeste e promete criar mais dois grandes parques no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui