O prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), visitou nesta quinta-feira (29/8) o Terminal Intermodal Gentileza, na região do Gasômetro, onde afirmou que, se reeleito, pretende realizar uma transformação nos ônibus convencionais similar àquela feita no BRT durante sua gestão atual. Paes anunciou planos para eletrificar toda a frota de ônibus municipais, iniciando o processo licitatório já em 2025, quando o contrato atual expira, para garantir a renovação dos veículos.
“Queremos fazer com as linhas de ônibus regulares exatamente o que fizemos com o BRT. Ele estava abandonado, com ônibus depredados e estações destruídas. Queremos renovar a frota e oferecer a mesma qualidade para as linhas regulares,” declarou Paes. A proposta prevê a substituição dos ônibus atuais por cerca de 5 mil veículos elétricos.
Terminal Gentileza e Integração de Modais
Inaugurado em fevereiro de 2024, o Terminal Intermodal Gentileza integra três sistemas de transporte: BRT Transbrasil, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e 14 linhas de ônibus municipais. Construído com um investimento de R$ 300 milhões, o terminal serve cerca de 56 mil passageiros diariamente e é parte do legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O local, que ocupa 77 mil metros quadrados, oferece acessibilidade total e facilita a mobilidade urbana ao permitir que os usuários percorram longas distâncias com uma tarifa de R$ 4,30.
Paes destacou a importância do terminal para a cidade, afirmando que ele “consolida um modal de integração superimportante, juntando a Transbrasil com o VLT e o sistema de ônibus, transportando 100 mil cariocas diariamente.”
“e é parte do legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”
Onde que este terminal construído este ano é do legado de uma Olimpiada que aconteceu em 2016??
oi! Pois eh?
Ele que trabalhou na BYD já devia ter eletrificado a frota faz tempo.
oi! pois eh… por que nao comecou pelos BRTs comprados recentemente, inclusive primeira leva foi encalhe, pois desatulizados, Euro5 em vez de Euro 6 como posteriores?
Eu acredito sinceramente num administrador que destruiu em 2 governos o modal de onibus do Rio e quis quebrar os empresários do setor. Boa sorte.