Eleição de Lula pode trazer mais uma usina nuclear para o Rio

Cláudio Castro defenderá a construção de mais um complexo nuclear no RJ junto ao novo presidente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Usinas de Angra 1 e Angra 2 deverão passar por um processo de modernização, segundo a Eletronuclear / Reprodução: Internet

A eleição do presidente Lula pode resultar em mais um usina nuclear para o Estado do Rio de Janeiro. Conforme revelou a coluna Radar, da revista Veja, o governador do Rio, Cláudio Castro, defenderá a construção de uma quarta usina nuclear no Rio de Janeiro– assim que tiver sua primeira conversa com o petista. Atualmente, o Estado tem as usinas de Angra 1 e 2 em operação e de Angra 3 em obras.

Uma nova usina nuclear no Brasil está prevista no Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 do MME. Técnicos do governo agora estudam onde será instalada a nova planta. Além do Rio, os estados de Pernambuco e Maranhão estão na briga para levar o empreendimento para os seus territórios, dado o elevado potencial de geração de empregos diretos nas fases de construção e operação.

Segundo Amado, a vantagem do Estado na disputa está relacionada a sua ligação histórica com a indústria nuclear. Além das três usinas (duas operando e uma em construção), o Rio tem três das maiores empresas da área no país, no caso a Eletronuclear, a Nuclep, de construção pesada, e a INB, de enriquecimento de urânio. A cidade de Angra dos Reis já teria toda a infraestrutura de terrenos e transportes para uma nova usina.

No Rio, há um entendimento nos bastidores de que no Congresso o Nordeste tem mais força política para atrair a nova usina para a região. O caminho seria, portanto, o de convencer a próxima gestão de que o melhor lugar seria no Estado.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eleição de Lula pode trazer mais uma usina nuclear para o Rio
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Usina nuclear! Só na cabeça de quem não entende de nada. Quanto ele julga que custa uma usina nuclear?
    Deveria estar preocupado é com a infraestrutura de transporte do Estado, principalmente do Grande Rio, que é muito precária e até perversa com os que moram no subúrbio e periferia da capital, Fica falando besteira para aparecer na mídia como estivesse defendendo o interesse do estado. Faço questão de esclarecer que moro na zona sul da cidade bem mais servida por transporte urbano.

  2. O Plano Decenal é por no papel que uma usina deverá ser construída nos 10 anos à frente. Saliva pura. A manchete não condiz com a notícia, já que nem dinheiro existe para fazer a usina nuclear 3, quanto mais a 4.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui