Apenas 12 dias separam os eleitores cariocas das eleições municipais de 2024, e o cenário sugere uma vitória em primeiro turno para o atual prefeito Eduardo Paes. As pesquisas indicam que Paes está à frente, consolidando-se como o principal nome da disputa.
Entretanto, o desempenho do candidato Alexandre Ramagem (PL) tem surpreendido. Sua candidatura tem ganho tração e pode superar a votação de Marcelo Freixo nas eleições de 2012, que também enfrentou Eduardo Paes e perdeu no 1º turno.
A maior dúvida são as eleições para vereadores. A vereadora Talita Galhardo, que já desponta como uma das favoritas a garantir uma vaga na Câmara Municipal. Donato tem surpreendido com sua capilaridade, indo além da Ilha do Governador, seu bairro base. Enquanto nomes tradicionais, como César Maia, permanecem em evidência, ainda que sem a mesma força de eleições anteriores.
Há também expectativa sobre os top 5 vereadores mais votados, Carlos Bolsonaro terá forte presença, possivelmente rompendo recordes de votos. Outros candidatos como Garotinho também estão na disputa.
Como tem aparentado muito abuso de poder econômico, algumas candidaturas podem ser contestadas após a apuração dos votos, o que pode mudar o cenário.
Enquanto o foco está nos resultados para prefeito, a disputa para vereador também promete trazer surpresas. Entre os candidatos mais comentados, o Partido dos Trabalhadores (PT) busca manter seu tamanho, enquanto partidos de esquerda enfrentam desafios por não terem grandes puxadores de voto.
Sei não…já vejo o Ramagem no retrovisor.