Já não está tão longe, falta apenas um ano e meio para que se comece a campanha eleitoral de 2010, quando o Rio de Janeiro escolherá seu novo governador, dois novos senadores, deputados federais, estaduais e, claro, presidente,
Como presidente as coisas cada dia mais dão a entender em uma disputa entre José Serra (PSDB) e Dilma (PT), com Ciro Gomes (PSB) e Heloisa Helena (PSol) correndo por fora. Como ficará as eleições fluminenses?
Aqui vão alguns chutes dos candidatos a governador:
- Sergio Cabral (PMDB) – é claro que ele tentará a reeleição, mas a popularidade dele, apesar dos rios de dinheiro gastos em publicidade, que acabam causando este amor da imprensa por ele, não navega em mares de popularidade.
- Anthony Garotinho (PMDB, mas deve mudar de partido) – uma incógnita, pode ser odiado na capital mas pelo interior há quem seja apaixonado pelo ex-governador e como Cabral deixou o interior de lado… o grande problema para lançar sua candidatura hoje se chama PMDB, seu partido, que obviamente preferirá o atual governador, devendo Garotinho procurar um novo partido.
- Lindbergh Farias (PT) – prefeito de Nova Iguaçu, eleito no 1o turno, é jovem e é ambicioso. Soma-se que pode surfar nas ondas do PAC, só que… é o PT do Rio de Janeiro e dependendo da situação nacional e dá vontade de seus correlegionários por cargo poderá nem ser candidato
- Cesar Maia (DEM) – o ex-prefeito do Rio terá aí um ano para caminhar pelo interior, Baixada Fluminense e tentar aumentar seu prestígio na capital e ainda poderá contar com um chapa em que terá José Serra (PSDB) candidato forte a presidente e, quem sabe, Fernando Gabeira (PV) para o Senado. Não seria nada mal.
- Fernando Gabeira (PV) – a candidatura dele vem sendo ventilada, afinal, perdeu por pouquíssimos votos a prefeitura do Rio de Janeiro. Pode não sair candidato se repetir a composição nacional do seu partido com o PSDB, o DEM e o PPS. E o DEM já falou que vai ter candidato próprio.
Pelo menos uma coisa será certa se for este quadro em 2010, mesmo sem Lindbergh, a eleição de 2010 do Rio de Janeiro será a mais interessante desde 1992 quando Cesar Maia se candidatou a prefeitura do Rio. Só de imaginar um debate entre Cabral, Maia e Garotinho já é de delirar.