A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro elegeu na tarde desta quinta-feira, 04/03, os membros do Conselho de Ética. De acordo com informações jornal Extra, os sete membros titulares receberam os mesmos 6 votos cada um.
O conselho será formado pelos seguintes vereadores: Alexandre Isquierdo (Democratas), Chico Alencar (PSOL), Jairinho (SDD), Rogério Amorim (PSL), Rosa Fernandes (PSC), Zico Papera (Republicanos) e Teresa Bergher (Cidadania).
O conselho foi criado em 2009. O órgão tem caráter disciplinar e fica encarregado de zelar pela ética e decoro parlamentar. A ele compete atuar para preservar a dignidade do mandato, instaurar e conduzir processo disciplinar e responder as consultas da Mesa Diretora, de comissões e de vereadores sobre matérias de sua competência.
A eleição também votou nos vereadores suplentes, são eles: Luiz Ramos Filho (PMN), Vitor Hugo (MDB) e Welington Dias (PDT) são os suplentes. A eleição é válida para o biênio 2021/2022. Uma eleição interna definirá os cargos de presidente, vice-presidente e secretário.