Após temporada realizada no Teatro do Vidigal em março de 2022, a peça ‘Eles Não Usam Black-tie’, comemora sucesso na segunda temporada, que acontece até domingo, dia 31 de Julho no Teatro Café Pequeno, no Leblon. Com a temática e um forte grito político, a obra está conquistando os cariocas. Já são três finais de semana com a casa lotada e a montagem vem somando muitas críticas positivas.
Clássico da Dramaturgia Brasileira, ‘Eles Não Usam Black-tie’, escrita por Gianfrancesco Guarnieri, em 1958, tem como tema principal a luta dos operários para melhorias das condições de trabalho na década de 50, pós-ditadura Vargas, ambientando-se em um morro do Rio de Janeiro, onde os conflitos surgem a partir da realidade de uma família operária e suas relações pessoais.
A peça conta a história do jovem operário Tião e sua namorada Maria, que decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.
Quem assina a direção do espetáculo, pela primeira vez, é o ator e diretor João Velho, filho da atriz e apresentadora Cissa Guimarães com o ator Paulo César Pereio. “Talvez, este seja o processo mais importante da minha vida. A honra gigantesca de mergulhar nessa obra do mestre Guarnieri, dirigir um elenco absurdo de talentoso e, como cereja do bolo, dividir o palco com eles todas as noites. A força desses ingredientes juntos nos possibilita falar sobre esse tema que ainda reverbera com imensa importância nesse momento histórico do nosso país, mas sem deixar de ter graça, afeto e um tanto de emoção”.
Serviço:
Local: teatro Café Pequeno
Av Ataufo de Paiva 269, Leblon – RJ.
Ingressos:
R$40,00 Inteira
R$20,00 meia.
Ingressos a venda pelo Site da Sympla ou direto na bilheteria do espetáculo 1 horas antes.
Realização: Projeto Cria