Será inaugurado a nesta quarta-feira (22/03) no Rocha, na Zona Norte, o primeiro Ginásio Experimental Tecnológico (GET) da Prefeitura do Rio. Como homenagem, a unidade levará o nome da cantora Elza Soares, que faleceu em janeiro deste ano.
Além do nome, a cantora que “inovou até o fim”, segundo texto de divulgação da prefeitura sobre o projeto, também é homenageada em um mural em um dos muros do ginásio.
Segundo a Prefeitura, no GET, a educação pública passa a aplicar um conceito pedagógico no qual o conteúdo didático é abordado a partir de necessidades reais, vividas e trazidas pelos próprios alunos. A nova estrutura convida os estudantes a pensarem em propostas inovadoras e soluções criativas, com um trabalho interdisciplinar, combinando Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
No início, 200 alunos do ensino fundamental serão atendidos no espaço em turno único. Ao longo do ano, a previsão é que três unidades adotem o modelo. Até 2024, o Rio deve ter 22 novos ginásios prontos, que atenderão alunos de todas as idades da rede municipal.