Elza Soares é homenageada em Padre Miguel

Homenagem contou com uma roda de conversa com músicas e a exibição de documentário sobre a cantora, reforçando sua luta e trajetória de vida

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Homenagem a Elza Soares em Padre Miguel - Foto: Thais Alana/SPM-Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, realizou, nesta terça-feira (27/06), um tributo à cantora Elza Soares, que teria completado 93 anos na última sexta (23/06). A homenagem contou com uma roda de conversa com músicas e a exibição de um documentário sobre a artista, reforçando toda a sua luta e trajetória de vida.

A secretária Joyce Trindade esteve presente na ação junto com as pessoas assistidas pela Casa da Mulher Carioca Elza Soares, em Padre Miguel, Zona Oeste carioca.

”Tenho orgulho e honra de ter inaugurado um equipamento, através da Secretaria da Mulher, que leva o seu nome e atua em prol de tantas mulheres, a nossa Casa da Mulher Carioca Elza Soares”, destacou Joyce.

O nome do espaço é uma homenagem à cantora, nascida e criada em Padre Miguel. Ela tornou-se um símbolo de resistência a violência doméstica, preconceitos raciais e sociais. A Casa da Mulher Carioca Elza Soares foi inaugurada em outubro de 2022 e oferece cursos e oficinas de capacitação gratuitos, além de atendimento psicológico e orientação jurídica para mulheres em situação de violência doméstica.

Advertisement

A Casa da Mulher Carioca Elza Soares é uma das três mantidas pela Prefeitura do Rio. Os locais são equipamentos de acolhimento, enfrentamento à violência contra a mulher e capacitação para retorno ao mercado de trabalho e para o empreendedorismo.

Além da em homenagem a Elza, em Padre Miguel, a Secretaria da Mulher mantém uma em Madureira (Casa da Mulher Carioca Tia Doca) e outra em Realengo (Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho).

De 2021 até o momento, mais de 180 mil mulheres já foram atendidas e passaram pelos equipamentos da Secretaria da Mulher, para a quebra do ciclo da violência. Apenas com o Cartão Mulher Carioca (auxílio financeiro emergencial), cerca R$ 1,5 milhão foi investido para a manutenção do serviço. A previsão de gastos até o fim de 2024 é de mais de R$ 3 milhões.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Elza Soares é homenageada em Padre Miguel
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui