Criado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em 2009, o Programa Academia Carioca é um sucesso de público. O projeto está presente em 216 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), atendendo um público cuja média de idade (57%) é acima dos 60 anos. No Dia dos Avós, celebrado nesta quarta-feira (26), a SMS realizou ações informativas sobre a importância da prática regular de exercícios para prevenir doenças crônicas e garantir um estilo de vida mais saudável na terceira idade.
“A prática regular permite uma melhora da aptidão física na capacidade de realizar atividades básicas da vida diária com autonomia; melhora os parâmetros fisiológicos e metabólicos; o sono; o manejo do estresse, aumentando a vitalidade para o bem-estar psicológico; a participação em atividades sociais; e a interação com outras pessoas. Além de diminuir a intensidade de dores e seus efeitos na vida cotidiana”, explicou a coordenadora do Academia Carioca, Junia Cardoso.
Ao perder o marido há sete anos, Idalina dos Santos, avó de sete netos, entrou em depressão, além de ter sido diagnosticada com fibromialgia. Para enfrentar tais problemas, a equipe de Estratégia Saúde da Família orientou que Idalina a praticasse atividades físicas.
“Essa academia é a minha vida, me ajuda a ter disposição e a lidar com os meus problemas. Tudo melhorou para mim desde que comecei a frequentar o programa e fazer os exercícios físicos, hoje sou outra mulher. Eu danço, pulo e não deixo de vir para a aula”, disse a aluna.
Diante da ausência dos netos, Carmen Rosa decidiu adotar um novo estilo de vida graças ao programa. Há oito meses, a idosa participa do Academia Carioca, o que lhe permitiu desenvolver bons hábitos, construir novos laços afetivos e desenvolver bem-estar psicológico: “Procurei na atividade física um auxílio no momento de solidão”.
O Programa Academia Carioca beneficiou mais de 190 mil pessoas em 14 anos. As atividades são elaboradas, organizadas e ministradas por profissionais de Educação Física. O atendimento acontece nas unidades de Atenção Primária, no turno da manhã, com três ou quatro turmas, com atividades que duram 45 minutos, em média.
Para encontrar a unidade mais próxima à sua residência, acesse a plataforma Onde ser atendido.