Em 2020, RJ registrou mais de 300 mil novos pequenos negócios no estado

Empreendedores abriram mais de 307,8 mil pequenos negócios no RJ, com destaque para o setor de serviços, com quase 160 mil novas empresas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rua Gonçalves Dias, na região central do Rio de Janeiro - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

A crise econômica provocada pela Covid-19 acabou impulsionando o empreendedorismo, que se tornou uma das principais alternativas para a sobrevivência e geração de renda de muitos trabalhadores.

Em 2020, empreendedores fluminenses abriram mais de 307,8 mil pequenos negócios, com destaque para o setor de serviços, com quase 160 mil novas empresas. Para a abertura de um novo negócio, salão de beleza (cabeleireiro, manicure e pedicure) e fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar foram as principais atividades escolhidas pelos microempreendedores individuais (MEI). É o que aponta levantamento do Sebrae Rio com base nos dados da Receita Federal.

”O empreendedorismo se tornou uma oportunidade para muita gente. Os pequenos negócios estão mantendo a economia. O setor de serviços cresceu muito. Das empresas abertas para esse tipo de atividade, no ano passado, os microempreendedores individuais representaram 88% do mercado. Um outro ponto que precisa ser destacado é que quando o negócio é formalizado, o empreendedor precisa ter conhecimento sobre os seus direitos, os benefícios e as suas obrigações”, explica Felipe Antunes, analista do Sebrae Rio.

Do total de empresas abertas no estado do RJ, o setor de serviços abriu 159,9 mil empresas, seguido pelo comércio com 72,5 mil, indústria com 52,7 mil, economia criativa com 10,5 mil, turismo com 9,9 mil e agropecuária com 2,1 mil. Ao observar o desempenho dos pequenos negócios por atividade, lideram: serviço de escritório e apoio administrativo, comércio varejista de roupas, serviço médico ambulatorial e restaurantes que mais abriram empresas.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em 2020, RJ registrou mais de 300 mil novos pequenos negócios no estado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui